Abrir empresa de cursos e treinamentos!

Abrir empresa de cursos e treinamentos!

Abrir empresa de cursos e treinamentos!

Você pretende abrir uma empresa de cursos e treinamentos online? Talvez, você ainda não saiba, mas essa é uma excelente opção de negócios, sendo capaz de gerar excelentes lucros.

Com o avanço tecnológico a demanda pelo ensino a distância vem crescendo bastante no Brasil. Além de uma ótima oportunidade de aprendizado e comodidade para os alunos, que não precisam se deslocar até uma unidade de ensino presencial, o ensino a distância é também excelente para as empresas.

Em primeiro lugar, devido a capacidade do ensino à distância em termos de captação de alunos, que tende a ser muito maior, afinal através da internet não contamos com limitações geográficas e de fronteiras, sendo possível receber alunos de qualquer lugar do mundo.

Contabilidade para Prestadores de Serviços

Em segundo lugar, devido a economia alcançada em termos de estrutura física, visto que neste modelo de negócio, não necessitamos de uma estrutura de grande porte, com diversas salas de aula. Afinal, os cursos e treinamentos são transmitidos pela internet!

Neste artigo, abordaremos alguns pontos fundamentais a respeito da abertura de uma empresa de cursos e treinamentos. O nosso objetivo através deste artigo, é única e exclusivamente o de ajudar você que é nosso leitor e está pretendendo abrir a sua própria empresa de cursos e treinamentos.

Escolha o segmento da sua empresa de cursos e treinamentos online

Antes de abrir uma empresa de cursos e treinamentos, você precisará definir  o segmento em que pretende trabalhar, afinal o mercado de cursos e treinamentos à distância é muito abrangente.

Lembre-se de não pensar apenas no potencial do seu negócio em termos de retorno financeiro, preocupa-se também em fazer algo que você realmente gosta e para qual tenha aptidão, pois isso ajudará bastante no crescimento da sua empresa e também em sua satisfação pessoal e profissional.

Veja algumas opções e segmentos para a abertura do seu curso online:

  • Curso preparatórios para concursos
  • Curso preparatórios para ENEM e vestibulares
  • Cursos de graduação e pós-graduação EAD
  • Cursos de reforço escolar
  • Cursos de atualização profissional
  • Cursos livres de assuntos em geral

É importante destacar que para cursos de graduação e pós graduação, será necessário obter prévia autorização do MEC, diferentemente dos cursos livres que não dependem de tal liberação.

Montando a sua estrutura

Um curso a distância não necessita de uma grande estrutura física, afinal as suas aulas serão transmitidas pela internet em formato digital.

O seu curso a distância pode começar até mesmo em um quarto vazio da sua casa. Em termos de material e estrutura, você precisará minimamente de uma câmera para gravação das vídeo aulas, um quadro branco ou um televisor para apresentação das aulas online.

Além disso, você precisará de um computador para edição das vídeo aulas e demais materiais disponibilizados aos alunos como apostilas e e-books em PDF, e apresentações em Power Point.

Será necessário ainda, contratar uma empresa especializada em desenvolvimento de páginas na web, para criar o seu site e desenvolver o ambiente virtual que será disponibilizado aos seus alunos, para que assim, eles possam ter acesso as vídeo aulas, materiais e complementares, provas, seu histórico, boletos de pagamento e dados pessoais.

Quanto mais profissional for o seu site na web e ambiente virtual, maior será a segurança e confiança transmitida aos seus alunos.

Se preferir, você poderá encontrar algumas plataformas EAD em uma rápida pesquisa na internet. Por falar em internet, este será um recurso essencial e indispensável para a transmissão de suas aulas.

Marketing e divulgação

Você já ouviu falar naquela história de que a propaganda é a alma do negócio? Pois é, essa máxima é uma realidade e ela ainda existe.

Para que você conquiste os seus primeiros alunos é muito importante investir no marketing, sobre tudo o digital, que é aquele realizado exclusivamente através das diferentes plataformas digitais que compõem a internet, como sites e redes sociais.

Utilize todos os recursos de marketing à favor dos seus negócios, atraindo o maior número possível de alunos interessados nos cursos e treinamentos oferecidos pela sua empresa.

Invista principalmente nas redes sociais, como Facebook e Instagram para uma rápida alavancagem e captação de alunos.

Você pode oferecer também, algumas aulas gratuitas através do Youtube, essa estratégia servirá como uma verdadeira isca, para a captação de alunos.

Desenvolvimento do conteúdo

É muito importante, ressaltar também que o conteúdo oferecido nos cursos e treinamentos online devem ser completos e com elevado padrão de qualidade.

Profissionalismo e conteúdo de qualidade estão entre as principais premissas para o sucesso deste tipo de negócio.

Portanto, ofereça vídeo-aulas em alta resolução, produzidos em ambientes com boa iluminação e acústica e dotados de boas técnicas de edição.

Forneça também e-books e apostilas elaboradas com conteúdos de qualidade, imagens, ilustrações e bom layout e design.

Legalizando a sua empresa de cursos e treinamentos online

Antes de iniciar efetivamente a divulgar e vender os seus cursos online, você deverá registrar a sua empresa, procedimento esse que além de garantir que você não terá problemas futuros, permitirá a emissão das notas fiscais pelos cursos, treinamentos e demais  serviços prestados.

Provavelmente você está aí se preocupando com o processo de legalização de sua empresa e talvez não saiba nem mesmo por onde começar, não é mesmo? 

Fique tranquilo, você está no lugar certo, veja quais são os principais procedimentos legais adotados para a abertura de uma empresa:

Elaboração e registro do contrato social na Junta Comercial: O contrato social é um documento obrigatório para a formalização da sua empresa. Nele constarão informações importantes sobre seus negócios, como o ramo de atividade, nome dos sócios, nome da empresa, endereço e capital investido.

Emissão do CNPJ:CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, é um registro e documento único, muito semelhante ao CPF e indispensável para dar vida a sua empresa. 

A emissão do CNPJ deve ser solicitada junto à Receita Federal do Brasil

Emissão da inscrição estadual: A inscrição estadual é um registro semelhante ao CNPJ,  mas que no entanto é concedido pela secretaria estadual de fazenda.

Emissão da inscrição municipal e do alvará de funcionamento: Será necessário também, registrar a sua empresa na prefeitura ou secretaria de fazenda do seu município, recebendo portanto, a permissão para emissão de notas fiscais de serviço como também para o efetivo funcionamento da empresa.

Com toda a parte legal resolvida, a sua empresa de cursos e treinamentos poderá entrar em atividade!

Ainda tem dúvidas sobre os procedimentos para a abertura da sua empresa? Conheça o EuContador, uma empresa séria e com mais de 40 anos de mercado no ramo da contabilidade, pronta para ajudar você no processo de abertura da sua empresa!

Para saber mais, entre em contato conosco!

Orçamento