Como abrir uma empresa de arquitetura!

Como abrir uma empresa de arquitetura!

Como abrir uma empresa de arquitetura!

Você é formado em arquitetura e entende que precisa montar uma empresa de arquitetura? Sem dúvidas, montar o próprio negócio é um grande desafio na carreira de qualquer profissional, sendo assim, criamos este artigo para ajudar você que deseja sabe como abrir uma empresa de arquitetura.

Por que abrir uma empresa de arquitetura?

Ter o próprio escritório de arquitetura e ser reconhecido no mercado é um sonho comum de muitos profissionais formados em arquitetura. A união do talento para desenvolver projetos autênticos, diferenciados e que encantam com algumas habilidades empreendedoras e de gestão, pode levar o arquiteto e a sua empresa ao sucesso!

Temos que reconhecer que durante a graduação, este profissional não conta com disciplinas voltadas ao empreendedorismo que o ajudem a abrir e gerir um negócio próprio, mas não há nada perdido, basta um pouco de dedicação e o apoio de uma assessoria contábil qualificada para que seus planos saiam do papel.

No próximo tópico, apresentaremos alguns passos importantes para a legalização e formalização da sua empresa de arquitetura, não deixe de conferir! Você pode colocar os seus sonhos em prática!

Procedimentos legais para a abertura de uma empresa de arquitetura

Veja agora, quais são os procedimentos necessários para que você possa abrir seu próprio escritório de arquitetura.

Registro Profissional

A profissão de arquiteto é regulamentada e portanto, o profissional depende de um registro legal para exercício da profissão. Este registro deve ser realizado junto ao ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) do seu estado. Para isso, alguns documentos serão necessários, como o Diploma do curso de nível superior, histórico da graduação e documentos pessoais.

Desde 2010, a Lei Federal nº 12.378 passou a regular as atividades dos profissionais de arquitetura e a profissão de arquiteto em si.

Elaboração do Contrato Social

A elaboração do contrato social é o primeiro passo para a abertura de qualquer empresa. Neste documento, que é obrigatório constarão informações importantes sobre a empresa e seus sócios, como: endereço, nome e CPF dos sócios, atividades desenvolvidas, forma de tributação e constituição, valor do capital social e o nome da empresa.

O Contrato Social precisa ser elaborado de acordo com alguns padrões e registrado na Junta Comercial do local onde a empresa será instalada.

Contabilidade para Engenharia e Arquitetura

A partir deste momento a empresa está oficialmente registrada, mas ainda não está autorizada a funcionar legalmente, pois ainda faltam documentos e registros

indispensáveis.

Solicitação do CNPJ 

O CNPJ, também conhecido como cadastro nacional de pessoas jurídicas, é um documento único para cada empresa e muito importante durante toda a sua vida. 

O CNPJ de uma empresa deve ser requerido junto à Receita Federal do Brasil e possui a mesma lógica e importância do CPF, documento destinado às pessoas físicas.

Através do CNPJ a empresa passa a ter sua existência reconhecida pelo Governo Federal e portanto poderá dar seguimento com a solicitação de outros documentos e registros importantes.

Solicitação da Inscrição Estadual

A sua empresa de arquitetura também necessitará de um registro na esfera estadual, que deverá ser solicitado através da Secretaria de Fazenda do seu estado. 

Após realizar o cadastro na Secretaria Estadual de Fazenda, a empresa receberá um número correspondente a sua inscrição estadual.

Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento

Após o registro nas esferas federal e estadual, você precisará registrar a sua empresa junto a Secretaria de Fazenda do seu Município.

Na Secretaria de Fazenda do Município, a empresa receberá uma inscrição municipal e o seu respectivo alvará de funcionamento, que é um documento emitido pela Prefeitura autorizando a sua empresa a operar nos limites de daquele município, exercendo as atividades constantes no contrato social, no endereço previamente determinado.

Registro no Corpo de Bombeiros

A empresa deverá possuir obrigatoriamente o Alvará de Prevenção e Proteção Contra Incêndio, emitido pelo Corpo de Bombeiros Militar do estado. Sem este documento, a empresa não poderá operar legalmente.

A solicitação poderá ser protocolada pessoalmente e em alguns estados, pela internet.

Registro da empresa no Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS

Para que a sua empresa de arquitetura possa recolher a contribuição patronal ao INSS, assim como as respectivas contribuições de cada funcionário, será preciso formalizar o seu registro junto ao INSS.

Registro da empresa na Caixa Econômica Federal

O registro da empresa na Caixa Econômica Federal é importante para que possam ser recolhidas as contribuição para o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de seus funcionários.

O registro é obrigatório e o FGTS a ser pago possui alíquota de 8% sobre o salário dos trabalhadores.

Comece escolhendo a sua assessoria contábil

Após o cumprimento de todos os processos legais, a sua empresa de arquitetura poderá entrar em operação. No entanto, sabemos que todo este processo burocrático merece a atenção de profissionais especializados na abertura de empresas. Para abrir a sua empresa de arquitetura, saiba que você pode contar com o EuContador

O EuContador possui mais de 40 anos de experiência no mercado e uma equipe completa de profissionais para melhor lhe atender e orientar.

O papel da assessoria contábil é ajudar você não só durante o processo de abertura da empresa, mas durante toda a vida dos seus negócios.

O contador será o responsável por manter diversas obrigações legais sempre em dia, evitando problemas para a sua empresa, junto aos órgãos governamentais.

O contador também ajudará a sua empresa, demonstrando através de balanços e balancetes a saúde financeira e patrimonial da sua empresa.

Invista no marketing e publicidade de seus negócios

Você já formalizou a sua empresa e escolheu a sua assessoria contabil, agora é hora de colocar verdadeiramente a mão na massa, conquistando seus primeiros clientes.

Sendo assim, invista no marketing e na publicidade para que a sua empresa de arquitetura e os seus serviços sejam reconhecidos pelo mercado e principalmente por pessoas que estão em busca de um bom arquiteto.

Ofereça atendimento e serviços diferenciados aos seus clientes, sempre preocupando-se com a manutenção de um alto padrão de qualidade para que a sua empresa possa crescer!

Desejamos todo o sucesso do mundo a sua empresa de arquitetura, lembre-se que você sempre poderá contar com o apoio do Eucontador!

Orçamento