EuContador

Qual a diferença de ECD e ECF?

#imagem 05 Qual A Diferença De Ecd E Ecf - EuContador

Fala galera, tudo bem? Bruno Nascimento novamente no canal Fale com o Contador. E dessa vez a gente vai falar um pouco sobre a diferença entre o ECD e o ECF, diferenças básicas.

Bom, acredito que muitos contadores estão conversando com você empresário que está precisando dos Certificados Digitais para fazer o ECD o ECF, enfim, o que é esse ECD e esse ECF? O ECD e o ECF nada mais é do que o Sped contábil, ou seja, foi a forma que o governo conseguiu ali, investiu para conseguir fiscalizar os balanços das empresas.

Assessoria Contábil

Antigamente se lembra que o contador fazia os livros manuais? Ele ia lá no cartório, mandava protocolar, assinava. Então hoje o Sped é uma evolução disso. O Sped você pega todas as informações do balanço, os planos de contas que o contador definiu e estabelece de acordo com o plano de conta do Sped. Então o Sped fala que a conta caixa deve ser a conta caixa do contador, aí você vai informar esses saldos.

         

Então o ECD tem vencimento 30 de maio e o ECF que é a parte fiscal tem vencimento 31 de julho. Então os contadores agora provavelmente devem estar ligando para você empresário precisando do seu e-CPF, do seu e-CNPJ justamente para conseguir realizar a entrega dessa obrigação.

[elementor-template id=”8045″]

Algumas outras diferenças é que o ECD, ele foca mais na parte de lançamentos contábeis, toda parte de balanço. O ECF, ele foca mais na parte de apurações fiscais de PIS, COFINS, imposto de renda, contribuição social dentro do balanço, então também tem distinções.

Outro ponto importante é que o ECD e o ECF hoje, ele só é obrigatório para empresas Lucro Presumido e Lucro Real, sendo o Lucro Presumido uma forma mais consolidada e o Lucro Real uma forma mensal analítica. Então o Lucro Real é mais complexo para você conseguir concluir esse ECD ou esse ECF, tá ok?!

Revisão Tributária

Bom gente, acho que é isso! Ter um contador bom para conseguir realizar esse Sped pra você, pra que você não tenha problema, porque hoje a fiscalização está em cima, eles estão cobrando, e se você não realiza a entrega dessa obrigação, surgem multas de 500 reais a 1.500 reais por mês não entregue. Então cada vez que você deixou de entregar, essa multa vai se acumulando, então não fique vacilando com relação a isso. Cobre seu contador e pergunte se ele entregou os Speds contábeis, e o ECD e o ECF.

Lembrando novamente vencimento do ECD maio e o ECF julho, certo?! Se ele não entregou, converse com ele e se necessário for entre em contato com a gente, só mandar uma mensagem aqui, a gente consegue te ajudar, certo?! Basta mandar nos comentários.

Curta o vídeo, compartilhe, se inscreva no canal ta ok?! Valeu gente, obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.