Entenda o que é o certificado digital!

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A internet possibilita o oferecimento de diversos recursos que facilitam o nosso dia a dia, inclusive a troca de informações.

Entretanto, alguns destes dados devem ser mantidos sob completo sigilo, o que exige um alto nível de segurança.

Na contabilidade, por exemplo, lidamos com dados de clientes que, se forem lidos por outras pessoas, podem colocar em risco o negócio.

Por isso o motivo que a certificação digital tem se tornado o meio mais seguro para realizar transações via internet.

Se você ainda não sabe quais são as exigências para obter uma certificação digital ou ainda não entendeu muito bem para quê ela serve, está no lugar certo.

Confira as informações de que você precisa para realizar operações com muito mais segurança!

O que é certificação digital

Uma tecnologia que permite trocar informações via internet com a máxima segurança possível, a qual se utiliza da criptografia de dados para coibir qualquer tipo de ação que vise o roubo ou mau uso de dados alheios.

O usuário solicita seu certificado digital, que consiste em uma identificação única, pessoal e intransferível, a qual será utilizada para validar juridicamente qualquer tipo de operação online que exija a certificação digital.

Existem vários tipos de certificados digitais:

  1. em primeiro lugar o e-CPF (para pessoas físicas);
  2. em segundo lugar e-CNPJ (para pessoas jurídicas);
  3. por fim a Assinatura digital.

A obrigatoriedade da certificação digital

Segundo a Instrução Normativa RFB 1036/2010, todas as pessoas jurídicas que necessitem trocar dados com a Receita Federal devem possuir certificação digital para validar o envio de informações, com exceção para as empresas enquadradas no regime do Simples Nacional.

Caso queira saber um pouco mais: https://eucontador.com.br/certificado-digital-para-me-ou-epp-em-2016-sera-obrigatorio/

No que tange às pessoas físicas, estas também podem possuir um certificado digital, no entanto, não há obrigatoriedade do mesmo.

Como obter a certificação digital

Para obter um certificado digital a pessoa responsável pela empresa deve procurar uma autoridade certificadora autorizada e realizar o trâmite de cadastro, levando consigo documentos pessoais e do empreendimento. No documento, devem constar as seguintes informações:

  1. Nome do responsável;
  2. Validade do certificado;
  3. Chave pública;
  4. Assinatura da entidade certificadora;
  5. Número de série do certificado digital serasa.

Após o cadastro, o usuário está apto a realizar processos que exijam tal documentação para serem validados.

Por que aderir ao certificado digital

Em suma, muitas empresas relutam em obter a certificação digital por desconhecimento dos benefícios que podem ser conquistados a partir do cadastro junto a uma entidade certificadora, portanto, fique atento a estas informações:

  1. primeiramente uma maior segurança para suas transações online;
  2. em segundo lugar a assinatura de documentos com maior agilidade;
  3. Combate a fraudes;
  4. Transações bancárias em meios eletrônicos;
  5. Atestar autenticidade de documentos;
  6. Consultar dados cadastrais junto a órgãos governamentais;
  7. Garantir a confidencialidade de documentos;
  8. por fim, zelar pela integridade de documentos. 

Neste vídeo comentei sobre qual a diferença entre o certificado digital serasa A1 e A3, não perca!!!

Você já utiliza um certificado digital Serasa ou está pensando nesta ideia? Deixe seu comentário!

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