O passo a passo para abrir um E-Commerce!!

Vivemos em um mundo altamente conectado e imerso na tecnologia, fruto dessa revolução os e-commerces também chamados de loja virtuais tem crescido de forma cada vez mais rápida, sobretudo com o apoio das redes sociais e do marketing digital.

Acompanhando esse movimento, muitas pessoas pensam em abrir o seu próprio negócio virtual, ou até mesmo expandir seus negócios físicos para as plataformas digitais com a ideia de alavancar as vendas e aumentar o potencial da marca. Seja lá qual for o seu objetivo, o e-commerce tem se mostrado uma excelente opção.

Entretanto, é comum que ao entrar em um novo modelo de negócios surjam uma série de dúvidas. Pensando nisso, vamos ajudar você através de um passo a passo sobre o processo de abertura de um e-commerce.

Defina o seu segmento de atuação

O mercado digital permite ao empreendedor optar por diversas opções de negócios, dentro de um leque gigantesco de oportunidades.

Desta forma, o primeiro e por sinal um dos passos mais importantes para quem pretende abrir um negócio digital é a definição do segmento em que deseja atuar e quais os produtos ou serviços que a sua empresa irá oferecer.

Para aumentar as chances de sucesso do seu negócio, conheça minuciosamente o seu público alvo e entenda quais as suas reais necessidades, fazendo da sua empresa e de seus produtos e serviços uma solução. Conhecer bem o público que se pretende atingir é um dos passos mais relevantes para alcançar o sucesso nas vendas via internet.

Invista no Marketing Digital

A propagando é a alma do negócio e continua sendo, mesmo no mundo digital. A internet está recheada de lojas virtuais, muitas delas já oferecem os mesmos produtos ou serviços que você está disposto a oferecer. Sendo assim, é preciso se tornar conhecido na web, mas não somente isso, é importante também contar com algum diferencial que chame a atenção do seu público.

Desta forma, é essencial que em seu planejamento você reserve recursos para uma boa estratégia de marketing, principalmente através das redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube, mas também através da utilização de boas técnicas de SEO.

O SEO é uma técnica de otimização de sites que tem por objetivo ranquear da melhor forma possível o seu site nas buscas do provedores de pesquisa, sendo o principal deles o Google. Pois caso o seu site apareça na primeira página do Google as suas vendas tendem a aumentar exponencialmente.

Contabilidade para Comércio Varejo e Atacado

Atualmente existem empresas especializadas em publicidade e marketing digital, vale a pena pesquisar por referências e fazer alguns orçamentos.

Tenha uma boa plataforma de vendas

Para que o seu site entre e funcionamento, sendo possível que os seus clientes realizem compras diretamente pela WEB, você precisará contar com uma plataforma web, que ofereça estes recursos. Atualmente existem diversas opções no mercado, com os mais variados pacotes de serviços.

Procure por uma plataforma completa e que ofereça também boas ferramentas de gestão.

A sua loja virtual deve possuir um visual agradável, com um design profissional. Além disso, é muito importante que o processo de compra seja fácil e intuitivo.

Lembre-se ainda que a maior parte das pessoas navegam na internet a partir de seus smartphones, portanto o seu e-commerce precisa está adaptado para funcionar bem através desta forma de acesso.

Recomendamos que você faça uma pesquisa criteriosa, antes de escolher a sua plataforma, se possível, conte com o apoio de uma assessoria de TI.

Monte uma boa estrutura logística

Antes de começar as suas vendas, você precisará contar com uma boa estrutura logística para embalar e destinar as mercadorias vendidas para entrega.

Tenha todo o cuidado possível com o cumprimento dos prazos de entrega e com a qualidade das embalagens em que os seus produtos serão enviados. Afinal, os atrasos nas entregas e produtos danificados pelo transporte inadequado, são as principais reclamações de clientes na web e o pesadelo das lojas virtuais. Problemas, como esses acabam ferindo a reputação da empresa e arruinando suas vendas.

Mantenha um bom relacionamento com os clientes da loja

É natural que as pessoas tenham dúvidas, durante as compras online. Portanto, é muito importante que o seu site ofereça algumas formas de contato e preste atendimento rápido aos seus clientes, retirando todas as suas dúvidas. Este tipo de conduta passa maior segurança e aumenta a credibilidade do seu e-commerce.

Um atendimento de qualidade faz com que as pessoas voltem a comprar com você e acabem também indicando o seu e-commerce para familiares e amigos, contribuindo assim para o aumento de suas vendas através de um marketing gratuito e de alta qualidade.

Uma boa dica para o sucesso de sua marca, é a manutenção de um bom relacionamento e engajamento com clientes e possíveis clientes através das redes sociais. Realize postagens que chamem a atenção das pessoas para os seus produtos e mantenha interação com elas. Responda comentários e mensagens, retire dúvidas e entregue conteúdo relevante e de boa qualidade.

Legalize o seu e-commerce e conte com uma assessoria contábil especializada

Assim, como qualquer empresa um e-commerce precisa está devidamente registrado perante os órgãos competentes para operar de maneira legal.

Desta forma, é preciso seguir todos os trâmites legais que envolvem a abertura de uma empresa, como registro na junta comercial, emissão de CNPJ e inscrição estadual, por exemplo. Além disso, os e-commerces também precisam, realizar o cálculo e pagamento dos impostos devidos,  enviar ao governo as suas declarações, emitir e escriturar as suas notas fiscais de compra e emitir os seus balanços contábeis.

Desta forma, é de grande importância que você conte com o apoio de uma assessoria contábil especializada no atendimento a e-commerces

O Eucontador é especializado no atendimento a empresas varejistas e atacadistas, não somente em relação aquelas que realizam as suas vendas através de um endereço físico, mas também para as empresas que possuem como foco a venda de seus produtos e serviços através de um e-commerce.

Precisa de ajuda para abrir a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe e retire todas as suas dúvidas!

Orçamento
Powered by