Em primeiro lugar quem se dispõe a gerir uma empresa pessoas jurídicas de direito , mesmo tendo uma Contabilidade terceirizada como ponto de apoio, deve entender sobre impostos federais e tributação sobre o faturamento base de cálculo .As principais e que vale à pena você se atentar, ou seja tributação de impostos :
Índice
ToggleIPI – Imposto sobre produtos industrializados
Certamente você já deve ter visto algum produto ter o valor do IPI reduzido, suspenso ou aumentado. Pois bem, a função do IPI é essa, de aumentar ou diminuir o consumo de produtos e assim, equilibrar a economia. O valor a ser pago varia de acordo com a porcentagem da alíquota e da operação realizada com o produto. A data do pagamento é dia 25 do mês (25° dia útil) seguinte ao fato gerador.
ICMS – IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS e SERVIÇOS
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é um tributo estadual que incide sobre produtos de diferentes tipos, desde eletrodomésticos a chicletes, e que se aplica tanto a comercialização dentro do país como em bens importados,operações relativas à circulação transporte interestadual e intermunicipal icms devido.
PIS – Programa de integração social
Lembra de quando você ganhava até dois salários mínimos e recebia PIS anualmente, após 5 anos de carteira assinada? Lembra também do seguro-desemprego? Então, é desse imposto que sai a verba para arcar com essa despesa. Tanto empresas do Simples, quanto do Lucro Presumido, pagam o PIS. Portanto as do simples, o valor é calculado junto a outros impostos, de acordo com as tabelas do simples nacional micro e pequenas empresas . As do lucro presumido, o valor é de 0,65% sobre o valor faturado no mês. A data do pagamento é dia 15 do mês (15° dia útil do mês) seguinte ao fato gerador.
COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social
Esse imposto serve para financiar e garantir a seguridade social. O valor do imposto é 3% do valor do faturamento mensal da empresa, se for Lucro Presumido. As do simples, pagam o COFINS junto a outros impostos federais, segundo as tabelas de enquadramento do simples. A data do pagamento é dia 15 do mês (15° dia útil do mês) seguinte ao fato gerador.
CSLL – Contribuição Social sobre Lucro Líquido
Também é destinado ao financiamento da seguridade social. O valor desse imposto incide sobre o lucro líquido csll . É pago anualmente ou trimestralmente, depende do que a empresa optou na Receita federal. As do simples, pagam a CSLL junto a outros impostos, segundo a tabela do simples. A data de pagamento é dia 30 ou 31 (último dia útil) do mês seguinte ao fato gerador.
IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica
Primordialmente IRPJ, refere-se ao imposto que incide sobre o resultado do valor arrecadado na empresa. Ocorre quando a empresa é do Lucro Presumido, Arbitrado ou Real. O valor do IRPJ pode ser de 1,6% a 32% do faturamento e 15% sobre o resultado. Como nos outros impostos federais, quando a empresa é do Simples Nacional, paga o imposto junto a outros, dependendo da tabela. Deve ser pago trimestralmente, sempre.
Detalhamos todas as principais características sobre comércio
Sendo assim,como dito no início desse artigo, esses são os principais tributos. Por exemplo, relacionei-os referente aos contribuintes do Simples e Lucro Presumido.
Ou seja, as empresas de Lucro Real, merecem maior atenção, por cada uma ter sua peculiaridade,no entanto é melhor que cada uma seja analisada separadamente.
Mas, acima de tudo é indispensável que você, enquanto gestor, tenha conhecimento sólido acerca dos impostos que sua empresa deve pagar e se a empresa está bem enquadrada no regime de tributação atual.
Só para exemplificar, você pode contar com a nossa consultoria sobre esses assuntos!