Fale Conosco
  • phone
    (11) 2041-1019 \ (11) 2041-7266
  • location_on

    Rua Engenheiro Osvaldo Andreani 614, Sala 1 Vila Rio Branco, Zona Leste.

Deixe sua Mensagem

Como montar um escritório de consultoria?

Como Montar Um Escritório De Consultoria - Como montar um escritório de consultoria?

Você já pensou em como montar um escritório de consultoria? a falta de emprego, a crise econômica que afeta o país e mesmo o sonho de ser o próprio patrão faz com que, cada vez mais, profissionais decidam abrir um negócio. Nesse sentido, as empresas de consultoria têm crescido nos últimos anos.

Afinal, depois de reunir anos de experiência numa área de atuação, há condições de iniciar uma consultoria para ajudar empresas no segmento de mercado no qual tem experiência ou mesmo empreendimentos no geral.

Porém, por mais que você se sinta capacitado a montar um escritório de consultoria é preciso também estar preparado para os passos iniciais. Eles são essenciais para garantir o sucesso do seu negócio.

Quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e confira nos tópicos a seguir como montar um escritório de consultoria.

  • Avalie o segmento de mercado de consultoria
  • Tenha a equipe necessária para o seu escritório
  • Pense na estrutura e localização da sua empresa
  • Faça os procedimentos burocráticos para abrir negócio
  • Preveja custos e tributos do escritório de consultoria

Avalie o segmento de mercado de consultoria

Quando se fala em empresa de consultoria, imagina-se diferentes segmentos de mercado que se beneficiam dela. Mesmo assim, vale a pena focar em um nicho específico, para direcionar os seus esforços de modo assertivo.

Assessoria societária

Até se você abrir um escritório de consultoria administrativa ou contábil, por exemplo, que é importante para todos os tipos de negócios, é prudente fazer esse direcionamento. Uma dica é usar a sua própria experiência.

Se você trabalhou por anos em um estabelecimento de engenharia, pode focar nessa área. A segmentação pode ser ainda em atender um determinado porte de empresa perfil.

Tenha a equipe necessária para o seu escritório

Por mais que você possua larga experiência, pode ser importante formar uma equipe. Afinal, uma empresa não consiste apenas na sua atividade fim, como a consultoria. Você também vai fazer vendas, pagar contas e tributos, etc.

Assim, recomenda-se contratar profissionais para atender as atividades secundárias do seu negócio. E se a sua clientela aumentar, pode ser preciso mais um profissional que desempenhe a sua atividade.

Contar com um colega de trabalho também é muito vantajoso para trocar ideias e conhecimento.

Pense na estrutura e localização da sua empresa

Dependendo da equipe que você tenha que formar ao montar um escritório de consultoria, pode ser que o seu home office não seja mais suficiente. Porém, hoje, é possível ter uma equipe onde todos trabalham remotamente.

Essa pode ser a solução ideal para o início do seu negócio. Mesmo assim, é importante fazer reuniões periódicas, presenciais ou com o auxílio das ferramentas que permitem as conferências online.

Já se a sua ideia é ter um escritório físico, então, considere a necessidade dele ter uma boa localização, estratégia, inclusive, se você pretende fazer reuniões presenciais com os clientes.

Quando o MEI 2019 entrega a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), em atraso, fica sujeito ao pagamento de: Veja no vídeo 

Faça os procedimentos burocráticos para abrir negócio

Depois de ter tudo bem organizado, chega a hora de formalizar o seu escritório de consultoria. Para facilitar, quase tudo pode ser feito pela internet, no site da Rede Sim, onde os serviços estão unificados.

Se preferir, pode se encaminhar a cada local. Nesse caso, é preciso começar pela Junta Comercial da sua cidade, depois é preciso solicitar o CNPJ na Receita Federal, o que deve ser feito de qualquer forma pela internet.

Em seguida, inscreva-se na Secretaria Estadual de Fazenda e, na prefeitura, solicite o alvará de funcionamento. Na Entidade Sindical Patronal é preciso se enquadrar e na Caixa se cadastrar, assim, você pode ter funcionários. Não se esqueça ainda de adquirir o alvará dos Bombeiros.

Preveja custos e tributos do escritório de consultoria

Ter uma ideia dos gastos mensais da sua empresa é fundamental ao montar um escritório de consultoria. Além dos custos fixos e mensais, é preciso pagar os impostos, os quais são reduzidos se você optar por ser MEI – microempreendedor individual.

Abra sua empresa

Essa opção é ideal para negócios que faturam por ano até R$ 81 mil. Caso contrário, você pode se tornar um microempresário e optar pelo Simples Nacional, que também facilita o pagamento de tributos.

Mesmo parecendo sempre a melhor escolha, nem sempre é, pois depende de uma série de questões ligadas às contas do seu negócio. Um contador pode ajudar você nessa decisão, sendo que a sua presença é obrigatória ao montar uma microempresa.

Então, busque um profissional de confiança e que tenha experiência em atender empresas que estão dando os primeiros passos.

 

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Mais sobre Notícias

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of