Qual a diferença entre o Certificado Digital A1 e A3?

Compartilhe nas redes!

Ei pessoal, tudo bem? Mais um vídeo novo no canal Fale com o Contador. Dessa vez a gente vai falar um pouco sobre a diferença entre o Certificado A1 e A3.

 

 

Bom pessoal, acredito que para muitos empresários os contadores devem estar solicitando os Certificados Digitais, o A1 ou o A3. Eu vou nesse vídeo basicamente explicar a diferença. A diferença básica é que o A1 normalmente ele é mais barato, porque ele vale durante todo um ano e o A3 valeria por três anos. É essa a diferença que você tem: de preço e de validade, um é para um ano o outro para três anos, logo o que tem mais tempo, vai ser um valor maior. Os valores diferenciam, mas normalmente o A1 é mais barato que o A3.

Conciliação Cartão de Crédito e Débito

Agora com relação à segurança: o A1 ele é um software, você vai receber o certificado por e-mail, basta você encaminhar esse certificado para o seu computador que ele vai ter o acesso ao software, que consegue instalar numa máquina e consegue acessar. Assim como diversas outras pessoas, então por isso você tem que tomar cuidado! Por ele ser um software, qualquer pessoa pode acessar o seu certificado tendo a sua senha. E o A3, ele é mais seguro, porque ele é um cartão, então você fica com a posse do cartão e uma leitora, você pluga o cartão na leitora, digitando a senha, você tem acesso ao certificado.

Bom, basicamente o que é o certificado? Certificado digital nada mais é do que a sua assinatura, uma assinatura eletrônica, você assinando documentos eletronicamente, você assinando obrigações acessórias da sua empresa eletronicamente. Então a partir do momento que aquele computador, ou aquele responsável tem o seu certificado em mãos, ele está assinando por você aquela obrigação, ou enfim, aquele documento. Então o certificado é uma coisa muito séria, você tem que tomar cuidado! Converse bem com o seu contador sobre qual você vai solicitar.

O A1 é mais prático, porque você solicitando um, várias pessoas podem ter acesso, desde em relação a baixar a nota fiscal, acessar informações da empresa, porém, ele é um pouco menos seguro, porque um e-mail algumas vezes encaminhado para a pessoa errada, se a pessoa tiver acesso ao seu certificado que poderia utilizar de forma de má fé, vamos dizer assim.

O A3 é mais difícil de acontecer isso, porque ela tem que ter o cartão em mãos, então realmente é só se você pegar esse cartão e ceder para outra pessoa e ela poderia utilizar de outra forma, tendo a senha, é claro!

Leia este conteúdo também: https://eucontador.com.br/tag/certificado-digital/

Bom, acho que é isso! Os certificados digitais hoje, na realidade para o futuro tendem só aumentar.

Relatórios Financeiros

Um outro ponto importante que acabei esquecendo de falar são os tipos: existe o e-CPF e o e-CNPJ. O e-CPF é nada mais é do que o certificado digital do CPF da pessoa, ou seja, você pessoa física assinando. E o e-CNPJ obviamente pelo próprio nome você identifica é a assinatura dos sócios da empresa, da administração da empresa, então você tem o e-CNPJ você responde pela empresa, o e-CPF você está respondendo como pessoa física. Basicamente esses são os diferentes pontos que eu queria alertar.

Qualquer dúvida comenta aqui embaixo, a gente está à disposição! Não se esqueça de curtiu o vídeo, compartilhar com os amigos e se inscrever no canal, beleza?! Valeu! Obrigado.

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Você já pensou em como montar um escritório de consultoria?…
Cresta Posts Box by CP