Como abrir um escritório de advocacia no Tatuapé!

Como abrir um escritório de advocacia no Tatuapé!

Como abrir um escritório de advocacia no Tatuapé!

Pensando em abrir um escritório de advocacia no Tatuapé ou em outra região de São Paulo e não sabe por onde começar? Então, você chegou ao lugar certo! 

Sabemos que abrir um escritório de advocacia pode não parecer uma tarefa simples. Afinal, assim como em qualquer outro tipo de negócio, existem diversos aspectos legais, e relacionados a estrutura do negócio que precisam ser observados atentamente.

Portanto, se você está com dúvidas relacionadas a abertura do seu escritório de advocacia, não deixe de conferir as dicas que o EuContador preparou!

1.Escolha o local ideal para a abertura do seu escritório de advocacia no Tatuapé

A localização é uma fator chave para o sucesso de qualquer negócio e portanto, não pode ser deixada de lado. Sendo assim, é importante escolher com muito cuidado o local para instalação do seu escritório de advocacia.

Em geral, os melhores escritórios de advocacia estão localizados em regiões com grande fluxo de pessoas, na maioria das vezes no interior de prédios comerciais. Portanto, para começar o seu escritório, você pode alugar uma pequena sala comercial, com recepção, banheiro e pelo menos uma sala reservada para o atendimento dos clientes.

Contabilidade para Advogados

Além de preocupar-se com uma boa localização, você também deverá ter atenção especial com a estrutura física do seu escritório, o que inclui mobília, decoração, iluminação, pintura e climatização.

Não restam dúvidas, um escritório bem estruturado é capaz de transmitir aos clientes e futuros clientes maior sensação de credibilidade e confiança. Vale a pena investir!

2.Escolha sua área de atuação, de acordo com seus objetivos profissionais

O ramo do Direito é uma ciência multidisciplinar, que possibilita ao profissional da advocacia escolher entre diversas áreas distintas, aquela pela qual ele mais se identifica.

Escolher uma área ou algumas áreas para especialização e dedicação durante a sua carreira é uma das decisões mais importantes da vida do Bacharel em Direito. Decisão essa que em geral é tomada ainda na graduação.

Portanto, antes de abrir o seu escritório de advocacia escolha a sua área de atuação / especialização.

Para ajudar você nesse processo de escolha e definição por uma área de atuação, preparamos uma listagem com diversas opções de segmentação jurídica, veja:

  • Direito Civil
  • Direito Ambiental
  • Direito Comercial
  • Direito Digital
  • Direito do Consumidor
  • Direito Contratual
  • Direito Penal
  • Direito Trabalhista
  • Direito Tributário
  • Direito Imobiliário
  • Direito Administrativo
  • Direito Eleitoral
  • Direito Empresarial

3.Defina o melhor regime de constituição para o seu novo negócio

Após escolher  a localização e a sua área de atuação, é hora de definir o melhor regime de constituição para o seus escritório de advocacia.

A legislação brasileira possibilita que o profissional de advocacia escolha dentre alguns regimes de constituição aquele que melhor se adequa às suas necessidades. Dentre as opções disponíveis, podemos citar:

EIRELI – Empresário Individual de Responsabilidade Limitada

O EIRELI é um modelo de constituição empresarial que dispensa a figura dos sócios. Sendo assim, através deste regime, o advogado ou qualquer outra pessoa que deseje abrir uma empresa não necessitará de um sócio.

No entanto, a abertura de uma empresa nesse modelo requer um alto investimento inicial, visto que o capital mínimo exigido pela legislação para a abertura de uma empresa nesta modalidade é de 100 salários mínimos.

Sociedade Uniprofissional de Advocacia

A Sociedade Uniprofissional de Advocacia surgiu com o advento da Lei n° 13.247/16. Semelhantemente, ao modelo Eireli neste tipo de empresa, o advogado tem a possibilidade de abrir o seu escritório sem a necessidade de constituir uma sociedade com outros profissionais.

A sociedade uniprofissional é exclusiva para advogados e possui uma grande vantagem sobre o Eireli. Neste modelo de constituição não é necessário comprovar um capital social de 100 salários mínimos para formalizar a empresa.

Sociedade Simples

Já para aqueles que desejam abrir um escritório em sociedade com outro profissional, uma boa opção é a Sociedade Simples

Este formato de constituição empresarial é destinado para a abertura e formalização de empresas que prestam determinados serviços, como arquitetura, engenharia e advocacia.

4.Escolha o melhor regime de tributação para o seu escritório de advocacia

A legislação brasileira, prevê basicamente 4 regimes de tributação:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional;
  • MEI.

Dentre as opções, o MEI não é permitido para profissionais de advocacia e o Lucro Real em geral é indicado para empresas com alto faturamento, para sermos mais precisos, acima de R$ 78 milhões.

Sendo assim, restam duas opções, o Simples Nacional e o Lucro Presumido. Qual seria a melhor opção?

Para tomar essa decisão de forma assertiva, a melhor opção é contar com o apoio de alguém que realmente entenda do assunto e possa te mostrar qual o caminho mais vantajoso para a sua futura empresa. Nesse caso, você pode contar com o EuContador!

5.Invista em Marketing e Publicidade

Até aqui, já falamos sobre a localização ideal para o seu escritório de advocacia, a área de atuação, o regime de constituição e também de tributação. Sem dúvidas, dicas importantes para quem pretende abrir um escritório de advocacia no Tatuapé ou em outros bairros de São Paulo.

Sendo assim, falaremos agora sobre as estratégias de marketing e publicidade, afinal, o mais novo escritório de advocacia da região precisa se tornar conhecido.

Por isso, não economize quando o assunto for boas estratégias de marketing, crie a identidade visual do seu escritório, um site na internet e páginas nas principais redes sociais.

Divulgue seus serviços por diferentes meios de comunicação e também entre amigos e familiares, busque alcançar o maior número possível de interessados naquilo que você tem a oferecer!

Dica Bônus: Conheça o Eucontador!

Ainda com dúvidas relacionadas a abertura do seu escritório de advocacia no Tatuapé ou em outros bairros e regiões de São Paulo? Nós podemos ajudar!

Se você ainda não nos conhece, muito prazer, somos o EuContador!

Um escritório de contabilidade moderno e atualizado para oferecer os melhores serviços em assessoria contábil para tirar o seu sonho do escritório próprio do papel, além de ajudá-lo a crescer!

Entre em contato conosco, saiba todos os passos e documentos necessários para a formalização e constituição da sua empresa e aproveite para retirar todas as suas dúvidas!

Telefone:    (11) 2041-1019 / (11) 2041-7266

WhatsApp: (11) 96980-6588

Orçamento