Quem deseja saber como abrir empresa de serviços de engenharia em São Paulo deve estar atento às peculiaridades que esse tipo de negócio exige. Afinal, trata-se de um empreendimento em que deve haver profissionais com registro no órgão responsável.
Também é preciso verificar os procedimentos legais para obter CNPJ e para prestar serviços no município. Portanto, continue lendo este artigo e, nos tópicos a seguir, confira as principais informações pertinentes ao assunto.
- Como abrir empresa em São Paulo
- Como prestar serviços de engenharia
- Quais as melhores escolhas para o negócio
Índice
ToggleComo abrir empresa em São Paulo
O primeiro passo de como abrir empresa de serviços de engenharia em São Paulo é ir até à Junta Comercial da sua cidade, onde é preciso fazer o registro da empresa. Hoje, pessoas de todo o Brasil, inclusive, de São Paulo, conseguem realizar o procedimento online.WhatsAppQuero meu orçamento
Para tanto, basta acessar o site da RedeSim e seguir o passo a passo. Já que os procedimentos pelo site são unificados, os documentos são entregues e analisados uma única vez. Além disso, após aprovada a solicitação de abertura de empresa, os demais passos são fáceis.
Afinal, com a sua empresa oficialmente aberta, você já obtém o CNPJ do seu negócio, emitido pela Receita Federal, bem como o NIRE – Número de Identificação do Registro de Empresas e as inscrições tributárias.
No caso da empresa de engenharia, apenas a inscrição municipal, pois se trata de uma prestadora de serviços. Durante essa etapa do processo, é importante que você esteja atento à escolha do CNAES – Classificação Nacional de Atividades Econômicas.
Trata-se do código com o qual o governo identifica o segmento da sua empresa, para que possa calcular adequadamente os impostos a serem pagos. No caso da engenharia, é possível escolher entre os seguintes:
- CNAE: 7112-0/00 – Serviços de Engenharia
- CNAE: 7020-4/00 – Atividades de consultoria em gestão empresarial, exceto consultoria técnica específica
Existem outros códigos para empresas de engenharia, esses dois são apenas exemplos. Por isso, acesse o site do IBGE e verifique quais são todos eles.
Como prestar serviços de engenharia
Diferente das empresas do setor da indústria e do comércio, que precisam da inscrição estadual, com a qual pagam o ICMS para transportar produtos, prestadores de serviço devem ter a inscrição municipal. É o caso das empresas de serviços de engenharia.
Isso porque é o município quem gerencia as empresas desse setor. Outros documentos importantes são os alvarás, como o de funcionamento, que se obtém também na Junta Comercial, e o emitido pelo Corpo de Bombeiros.
Mais uma peculiaridade dos negócios de serviços de engenharia é que tanto a empresa como pessoa jurídica e os engenheiros contratados como pessoas físicas devem ter registro no CREA. Essa é a entidade que fiscaliza o ramo de atividades.
O registro no CREA é feito através da entidade estadual. Empresas e profissionais devem pagar por ele, bem como uma taxa de anuidade.
Quais as melhores escolhas para o negócio
Junto à abertura de empresa, é preciso decidir em qual regime jurídico e tributário se enquadrar. Se você não tiver sócios, pode escolher entre EI – Empresário Individual eEIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada.
A diferença entre ambos está no fato de que no EI não há separação de bens de pessoa física e jurídica. Enquanto no EIRELI existe, assim, em caso de dívidas na empresa, os bens pessoais ficam seguros. Mas para tanto deve-se ter capital social de pelo menos 100 salários mínimos.
Já se você tiver sócios, o enquadramento é como Sociedade Limitada, em que existe a separação de bens de pessoa física e jurídica. Deve-se formular um contrato para definir a responsabilidade de cada um, bem como a distribuição do capital entre as partes.
Outra definição é quanto ao porte da empresa, sendo que negócios que abrem as suas portas costumam se enquadrar como microempresas, que são os negócios que faturam até R$ 360 mil. Mais do que isso, sem ultrapassar os R$ 4,8 milhões, são pequenas empresas.
Em relação ao regime tributário, é possível optar pelo Simples Nacional, que se trata de uma forma mais fácil e barata de pagar impostos, a fim de facilitar o trabalho de microempresas e pequenas empresas. Senão, existe o de Lucro Presumido.
No caso da empresa de serviços de engenharia, é vantagem escolher o Simples Nacional conforme os gastos com a folha de pagamento, entre outros fatores. Para essa decisão, contratar um contador experiente é a melhor solução.
Isso porque ele pode fazer os levantamentos necessário e ajudar você a decidir o que é melhor para o seu negócio.