O que é o Fator R?

O que é o Fator R

O que é o Fator R

Você já deve ter se perguntado o que é O que é o Fator R e como funciona, empresas que se enquadram como micro e de pequeno porte podem se beneficiar da forma simplificada de pagar impostos para o governo chamada de Simples Nacional. Também devem estar atentas às possíveis mudanças que ocorrem todos os anos.

Desde 2018, são aplicadas novas regras, inclusive, no que diz respeito do Fator R, você sabe o que isso significa? Se está interessado nesse tema e quer saber mais, então, continue lendo este artigo. Aqui, você encontra as principais informações sobre o que é o Fator R.WhatsAppQuero meu orçamento

Para tanto, veja o que diz cada um dos tópicos a seguir:

  • O que é o Fator R
  • Como calcular o Fator R
  • Anexo 3 – Tabela do Simples Nacional
  • Anexo 5 – Tabela do Simples Nacional

Todo início do ano é comum que os empresários brasileiros fiquem assustados com diversas mudanças na tributação. Veja no nosso canal!! 

O que é o Fator R

Empresa que estão enquadradas no Simples Nacional pagam impostos com alíquotas que variam de acordo com o seu segmento de mercado. Para tanto, existem os anexos, que mostram essas informações.

Em 2018, o anexo 4 foi removido do Simples Nacional e, conforme algumas informações da empresa que pertencia a ele, agora, faz parte do anexo 3 ou no 5. Esses dados referem-se ao Fator R, que se trata de um cálculo. Assim, ao realizá-lo, sabe-se em que anexo se enquadra.

Da mesma forma, deve calcular o Fator R as empresas pertencentes aos anexos 3 e 5, lembrando que todas elas se referem a negócios que são prestadores de serviços. Já o Fator R mostra se as empresas tiveram mais ou menos custos com a folha de pagamento.

Nesse cálculo, deve entrar tanto o INSS, quanto o salário, pró-labore e outros. Com isso, se o Fator R ficar abaixo de 28% do seu faturamento bruto total do último ano, serão usadas as alíquotas do anexo 5, que são maiores e começam em 15,5%.

Por outro lado, se o Fator R for igual ou superior a 28% da sua receita bruta total nos últimos 12 meses, deve ser usada a tributação no anexo 3. Nesse caso, as alíquotas são menores, a partir de 6%.

Em outras palavras, pode-se dizer que empresas que gastam mais com a folha de pagamento, isto é, que pagam melhores salários aos seus funcionários ou que possuem uma equipe maior, são beneficiados com alíquotas menores.

Como calcular o Fator R

Como você viu, é de fundamental importância calcular o Fator R para saber em qual alíquota o seu empreendimento de enquadra e, por consequência, identificar o quanto de impostos dever pagar. Dessa maneira, o cálculo consiste da seguinte fórmula:

Fator R = Folha de pagamento do último ano / Faturamento do mesmo período

Embora seja um cálculo relativamente fácil de fazer, o desafio é o de reuniu todos os dados para chegar aos números necessários para essa conta. Por isso, um contador é um profissional de grande ajuda nessa hora.

Ele possui a experiência necessária não só para calcular o Fator R, como para ajudar você na tomada de decisões de todos os assuntos fiscais e financeiros. Portanto, busque um profissional competente e experiente.

Anexo 3 – Tabela do Simples Nacional

Para entender melhor como funcionam os anexos do Simples Nacional, confira a seguir o anexo 3, no qual se enquadram empresas prestadoras de serviços.

Anexo 3 - EuContador

Anexo 5 – Tabela do Simples Nacional

Agora, confira os valores e alíquotas do anexo 5, também para prestadores de serviços.

Anex 5 - EuContador

Se a sua empresa presta serviços e é uma optante do Simples Nacional, não esqueça de estar atento a essas tabelas, bem como de calcular o Fator R. Além disso, um contador capacitado pode dizer a você se a sua empresa realmente se beneficia com o Simples Nacional.

Orçamento