Como montar uma empresa de reforço escolar!

Montar uma empresa de reforço escolar pode ser uma grande oportunidade para quem pretende abrir um pequeno negócio. Neste artigo, vamos dar algumas dicas e informações úteis para quem pensa em abrir uma empresa neste nicho do mercado.

O mercado de reforço escolar

O reforço escolar é uma atividade que busca suprir deficiências do sistema de ensino brasileiro, auxiliando os estudantes em suas dificuldades acadêmicas.

Segundo dados da UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Brasil é um dos países com maior índice de reprovação escolar no mundo.

Deste problema, surge uma oportunidade. Ao abrir uma empresa de reforço escolar, você poderá auxiliar estudantes com foco em suas principais dificuldades em sala de aula. Além de direcionar os esforços para a dificuldade do aluno, no reforço escolar o aluno deve receber maior atenção dos professores se comparado a  uma sala de aula convencional que chega a ter em muitos casos até 50 alunos.

Através de uma breve análise é possível concluir que existe mercado para a atividade de reforço escolar, sobretudo para aqueles que se dedicarem a prestar serviços de boa qualidade e que tragam resultados satisfatórios de seus clientes.

Escolhendo a localização

A localização é um dos pontos chaves para o sucesso de qualquer negócio. Por mais que os serviços prestados sejam de qualidade, o negócio pode ir por água abaixo caso instalado em uma localização que não favoreça o acesso dos alunos.

Portanto, recomenda-se muita calma na hora de escolher o imóvel ideal para montar uma empresa de reforço escolar. É preciso avaliar as condições de acesso ao local, dando preferência a regiões que possuam boas opções de transporte, visando facilitar o acesso dos alunos.

Uma boa ideia, é procurar por um imóvel próximo às regiões de sua cidade onde estão concentradas algumas instituições de ensino. Assim, você já estará mais próximo dos alunos, facilitando o acesso e aumentando as suas chances de sucesso no novo negócio.

Montando a estrutura

O investimento inicial para abrir uma empresa de reforço escolar, é pequeno se comparado a outras atividades. Muitas pessoas inclusive prestam os serviços em sua própria casa ou até mesmo na casa dos clientes.

Porém, é importante montar uma estrutura adequada para aumentar a sua capacidade de atendimento, gerando maiores receitas.

Para iniciar a atividade, você pode alugar uma sala comercial ou uma residência, adaptando os ambientes para o desenvolvimento das atividades de reforço.

Você precisará de um quadro branco para cada sala de aula montada, além de mesas e cadeiras. Visando oferecer maior conforto aos alunos e professores, é importante que o ambiente seja refrigerado e bem iluminado. Não se esqueça de oferecer também um bebedouro para funcionários e alunos.

Será preciso realizar um pequeno investimento em materiais de uso e consumo como canetas para quadro branco, papel A4, canetas, lápis e borrachas, além de produtos de higiene e limpeza, como sabonete líquido para os banheiros, papel higiênico e papel toalha.

Além disso, é importante que o local possua banheiros femininos e masculinos, uma recepção e a depender do porte uma secretaria para realização de matrículas, recebimento de mensalidades e outras atividades.

Marketing e Propaganda

Tornar o seu negócio conhecido é o primeiro passo para a captação de alunos. Portanto, é preciso investir em boas estratégias de marketing.

Uma excelente ideia para quem está montando uma empresa de reforço escolar, é a realização de panfletagem na porta das instituições de ensino, abordando alunos e pais de alunos para ofertar os seus serviços.

Crie estratégias para motivar as pessoas a contratar os seus serviços, ofereça descontos e cupons de descontos, por exemplo.

Além disso, sugerimos a utilização das redes sociais para a captação de alunos e desenvolvimento da identidade e credibilidade da marca.

Custos para a manutenção do negócio

Como qualquer outro negócio, uma empresa de reforço escolar, também possuirá alguns custos de manutenção. É preciso conhecer bem os custos para o funcionamento da empresa, afim de conhecer qual será a sua margem de lucro e determinar o preço que será cobrado pelos serviços.

Entres os custos que uma empresa de reforço escolar possui, temos a folha salarial de funcionários, o aluguel do espaço, caso não seja próprio, despesas com água, luz, telefone e internet,materiais de uso e consumo, propaganda e publicidade, assessoria contábil e tributos.

Portanto, é importante manter um capital de giro e uma boa organização financeira para manter a saúde do seu negócio.

Legalização da empresa de reforço escolar e tributação

Uma empresa de reforço escolar será enquadrada no CNAE 8599-6/99 – Outras Atividades de Ensino não Especificadas Anteriormente.

Conforme a legislação, a empresa poderá optar pelo regime tributário do Simples Nacional, que confere alíquotas reduzidas em relação aos tributos devidos pelo exercício desta atividade.

No regime Simples Nacional a empresa recolherá os seus tributos através da guia DAS – Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Fazem parte do Simples Nacional os seguintes tributos:

  • IRPJ 
  • CSLL 
  • PIS 
  • COFINS
  • ISSQN 
  • INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa a parte patronal).

Referente a folha de pagamento dos funcionários, a empresa deverá recolher ainda 8% de FGTS.

Antes de iniciar as atividades, a empresa deverá ser formalizada e registrada junto aos órgãos competentes, para isso você precisará do auxílio de uma assessoria contábil capacitada.

A abertura de uma empresa envolve alguns trâmites legais, dentre eles temos:

  • O registro de sua empresa na Junta Comercial; 
  • A solicitação de um CNPJ na Receita Federal
  • A solicitação de uma inscrição estadual na Secretaria de Fazenda de seu estado;
  • O registro de sua empresa na Prefeitura, com disponibilização de sua inscrição municipal e Alvará de funcionamento.

Após a regularização do seu negócio, você poderá propriamente dar início às atividades da empresa de reforço escolar.

É importante destacar ainda, que você deverá emitir notas fiscais de serviço eletrônicas – NFS e para os seus alunos. Além de ser uma determinação legal para qualquer empresa prestadora de serviços, no caso de atividades educacionais, a nota poderá ser utilizada pelos pais dos alunos para abatimento na declaração anual de imposto de renda.

Precisa de auxílio para abrir e legalizar a sua empresa de reforço escolar? Entre em contato com a nossa equipe! O Eucontador conta com profissionais qualificados para auxiliar você nesta etapa importante de sua vida!

 

Veja no youtube!!

Orçamento