3 dicas para ser um palestrante profissional?

Você pretende se tornar um palestrante profissional? Neste artigo, você terá 3 dicas importantes para quem deseja ser um palestrante profissional, além disso conhecerá detalhes importantes sobre a profissão e saberá quanto ganha cada um dos maiores palestrantes do Brasil.

O que é e o que faz um palestrante profissional?

Antes de mais nada, é preciso entender o que as pessoas buscam quando vão a uma palestra. O público de uma palestra busca um conhecimento aprofundado e de alta credibilidade a respeito do assunto abordado. Uma palestra é um ambiente de troca de ideias e grande aprendizagem.

Em geral, palestrantes são pessoas que possuem grande domínio e autoridade a respeito de algum tema em específico.

Já o público busca absorver parte de todo esse conhecimento e aprendizado.

Um palestrante precisa ter muito mais do que o simples conhecimento em um determinado assunto, mas um grande poder de oratória, convencimento e a capacidade de prender a atenção dos seus ouvintes.

O palestrante quando sobre ao palco, vende uma ideia, uma opinião, que deve e precisa ser relevante para a vida daquelas pessoas que o assistem.

Um palestrante tem em suas mãos o poder de fazer a diferença e iniciar transformações profundas nas vidas das pessoas. Esse é o verdadeiro palestrante profissional, aquele que de alguma forma, seja por suas experiências de vida, ou conhecimento científico e profissional, conseguem agregar algum valor ao seu público.

Portanto, existem palestrantes com domínio em diversos nichos e assuntos diferentes. Antes de tornar-se um palestrante profissional você precisa conhecer a si mesmo e descobrir algo em que você seja realmente bom e diferente das demais pessoas. O que em você atrairia a atenção do público, a ponto de aceitarem pagar para ouvir o que você tem a dizer?

Quanto ganha um palestrante profissional?

Não existe um salário pré-fixado ou uma tabela que determine quanto ganha um palestrante. Na verdade é você que fará o seu preço. Quanto melhor e mais interessante for o seu discurso e as suas experiências, maior será o seu sucesso, logo as pessoas estarão dispostas a pagar mais para ouvir o seu discurso.

No Brasil existem palestrantes que cobram desde 5 mil até mesmo 300 mil reais por palestra! Sim, é isso mesmo que você leu! Um palestrante profissional e renomado chega a ganhar 300 mil reais por evento!

Antes de falarmos sobre as 3 dicas para que você se torne um palestrante profissional, queremos que você conheça um pouco sobre os maiores palestrantes do Brasil, na atualidade.

Os maiores palestrantes do Brasil na atualidade

Mário Sérgio Cortella

O palestrante paraense é professor e doutor em educação, atuando a 35 anos na PUC-SP e a 15 na Fundação Dom Cabral. Sem dúvidas, Cortella é um dos palestrantes mais conhecidos e renomados do Brasil, chegando a se apresentar em cerca de 20 palestras por mês. O valor de seu cachê é de aproximadamente 60 mil reais por palestra. Cortella, se destaca palestrando sobre assuntos como ética profissional, relações interpessoais, comportamento e motivação.

Leila Navarro

Leila Navarro, aposta em um perfil repleto de energia para contagiar o seu público, as suas palestras buscam motivar as pessoas a chegarem mais longe e alcançarem os seus objetivos. A palestrante aborda temas como empreendedorismo, gestão de pessoas, liderança e inovação preparando as pessoas para o mercado.

Clóvis Barros Filho

Jornalista de 49 anos, Clóvis iniciou a sua carreira como palestrante em 2004, atualmente chega a ministrar mais de 300 palestras por ano. Seu grande destaque é a sua fala calma e pausada, demonstrando grande domínio e segurança no que fala, passando portanto muita credibilidade para o seu público. Clóvis ministra palestras em assuntos voltados a ética e filosofia, sendo um dos palestrantes mais requisitados do Brasil.

Pedro Janot

Janot, sofreu um acidente de cavalo em 2011 e acabou ficando paraplégico. Desde então se dedica a ministração de palestras voltadas para incentivar a superação e a força nas pessoas. Através de sua própria história e experiência de vida.

Rodrigo Pimentel

Rodrigo, foi capitão do Batalhão de Operações Especiais do Rio de Janeiro, o BOPE. Através de sua experiência na carreira militar, Pimentel, procura abordar em suas palestras temas como superação, motivação e trabalho em equipe. O seu perfil e modo de falar e agir de um autêntico militar chamam a atenção do público, que se interessam por suas histórias da época em que estava a frente do batalhão de operações especiais da polícia do Rio de Janeiro.

Bernardinho

Bernardinho, ficou conhecido por ser um dos maiores vencedores da história do vôlei brasileiro, conquistando duas medalhas de ouro em olimpíadas. Devido a sua história de vida, repleta de conquistas, autoconfiança e superação, Bernardinho é um dos palestrantes mais procurados do Brasil.

O ex-treinador utiliza as suas experiências no esporte para tratar de temas como superação, motivação e trabalho em equipe nas suas palestras.

Fruto de tanto sucesso, Bernardinho cobra cerca de 50 mil reais por palestra.

Max Gehringer

Max Gehringer, é reconhecido por seus trabalhos no rádio e na televisão, e em especial pelo seu trabalho na TV Globo. Formado em administração de empresas e também conhecido por ser um excelente escritor sobre temas ligados à gestão e administração, Max Gehringer aborda em suas palestras temas como mercado de trabalho e gestão de negócios.

Fernando Henrique Cardoso

Fernando Henrique é sociólogo, cientista político, professor e ex-presidente do Brasil. Em suas palestras aborda temas como política e economia. O seu cachê está entre os mais caros do Brasil, 200 mil reais.

3 dicas para ser um palestrante profissional

Agora que você já sabe o que faz e quanto ganha uma palestrante e já possui algumas opções de sucesso para se espelhar, vamos deixar aqui as 3 dicas que prometemos, ainda no início deste texto, para que você se torne um palestrante profissional de sucesso.

1.Escolha uma área de atuação

Como você certamente observou nos exemplos mencionados acima, cada palestrante busca tratar de temas que tenham relação com os seus conhecimentos acadêmicos, profissionais ou de experiência de vida.

Antes de pensar em ser um palestrante profissional, é preciso que você tenha amplo domínio sobre determinado assunto que possa ser de interesse da sociedade.

Sendo assim, a primeira dica é escolher uma área de atuação.

2.Monte uma palestra profissional

Para tornar-se um sucesso  você precisa se destacar e montar uma palestra realmente diferenciada e que chame a atenção das pessoas. Portanto, é importante que você consiga montar uma palestra profissional e que demonstre a sua autoridade no assunto.

3.Saiba vender o seu trabalho

Em qualquer área de atuação para que um profissional alcance o sucesso ele precisa saber não só executar com perfeição, mas também vender o seu trabalho, fazendo de alguma forma as pessoas acreditarem em seu potencial.

Um palestrante precisa portanto ter um excelente poder de oratória e experiências que o façam tornar uma verdadeira referência em determinada área.

Dica Bônus: Conte com o apoio de especialistas

Todo grande palestrante sabe que precisa da ajuda de profissionais capacitados para que o seu trabalho permaneça um grande sucesso.

As empresas que contratam serviços profissionais de palestras exigem a emissão de notas fiscais referente aos serviços prestados pelo palestrante. Sendo assim, é muito importante antes de tudo, que o profissional se formalize.

Precisando de ajuda com a parte burocrática do negócio, você poderá contar com a ajuda e experiência do time Eucontador. Entre em contato conosco e saiba mais!

 

Prêmios de loteria recebidos em dinheiro, bens ou serviços ganhos, concurso, sorteio ou corrida de cavalos devem ser declarados no IRPF 2019 na ficha:

Orçamento