Fale Conosco
  • phone
    (11) 2041-1019 \ (11) 2041-7266
  • location_on

    Rua Engenheiro Osvaldo Andreani 614, Sala 1 Vila Rio Branco, Zona Leste.

Deixe sua Mensagem

Como abrir uma empresa de infoserviços?

Como abrir uma empresa de infoprodutos - Como abrir uma empresa de infoserviços?

Hoje falaremos sobre Como abrir uma empresa de infoserviços, a internet se tornou o ambiente de trabalho de muitos profissionais nos últimos anos. Alguns buscam na web apenas uma forma de obterem renda extra, mas há quem faça do meio online a sua principal fonte de rendimentos.

E quando isso acontece, é importante formalizar o seu negócio, para que possa trabalhar de maneira legalizada, pagar INSS para a sua futura aposentadoria e desfrutar de outros benefícios que existem ao ter um CNPJ. O mesmo pode ser feito com os infoserviços.

Se você oferece serviços pela internet, seja produzindo materiais, seja através de consultoria ou qualquer outra prestação de serviços virtuais, saiba que é viável abrir um negócio. Tem interesse no assunto? Então, continue lendo este artigo.

Saiba um pouco mais sobre Transformação Societária neste post.

E descubra como abrir uma empresa de infoserviços. Para tanto, se ligue nas informações dos tópicos a seguir:

  • Como escolher CNAES ao abrir empresa de infoserviços
  • Posso ser MEI com uma empresa de infoserviços?
  • Emissão de NF para empresa de infoserviços

Como escolher CNAES ao abrir empresa de infoserviços

A CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, sendo um código que, ao abrir uma empresa, deve ser escolhido para definir em qual tipo de segmento o seu empreendimento se encaixa. Esse código é padronizado em todo o país.

Ele serve para que os governos municipais, estaduais e federal identifiquem que tipo de empresa você tem e, a partir daí, cobrem tributos adequados e realizem demais ações. De qualquer forma, mesmo um negócio de infoserviços deve ter esse código.

A não ser que você opte por se tornar MEI – microempreendedor individual, é necessário fazer essa escolha durante o processo de obtenção de CNPJ junto à Receita Federal. Nesse caso, recomenda-se a quem trabalha com infoserviços optar pelo seguinte código:

CNAE 6399-2 – Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente. Esse código engloba as atividades que não estão claramente expressas nos demais códigos semelhantes, entre eles:

  • 58 – Edição e edição integrada à impressão
  • 59 – Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão
  • 60 – Atividades de rádio e de televisão
  • 61 – Telecomunicações
  • 62 – Atividades dos serviços de tecnologia da informação

Para conferir o que diz a descrição de cada um desses códigos e procurar outros que possam identificar melhor a sua empresa de infoserviços, é possível acessar o site do IBGE no link https://cnae.ibge.gov.br/?view=estrutura e fazer a sua pesquisa.

Posso ser MEI com uma empresa de infoserviços?

Ser MEI é o conselho dos especialistas para quem deseja abrir uma empresa de infoserviços, desde que não fature mais do que R$ 81 mil por ano e não precise de mais de um funcionário de carteira assinada. Existem outros requisitos.

Exemplos são não poder ser sócio de outra empresa e ter a sua atividade permitida. No link http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/quero-ser/formalize-se/atividades-permitidas, você pode ver quais são elas e eleger a mais adequada.

Alguns exemplos de CNAE de MEI são:

  • 5813-1/00 – Publicações periódicas; edição de
  • 5813-1/00 – Revistas de conteúdo técnico ou geral; edição de
  • 5813-1/00 – Revistas de programação de televisão; edição de
  • 5813-1/00 – Revistas eletrônicas; edição de
  • 5813-1/00 – Revistas na internet; edição de
  • 5813-1/00 – Venda de espaços para publicidade em revistas

Contabilidade Online e Digital para Comércio

Esses são apenas alguns exemplos, sendo importante fazer uma boa pesquisa para fazer a escolha certa. Ao se tornar MEI e lucro real é possível fazer a sua formalização toda pela internet, de forma simples e rápida.

Assim, em pouco tempo você consegue o CNPJ do seu negócio. O MEI também paga impostos, mas os valores são muito inferiores, girando em torno de R$ 50,00 por mês. Com isso, possui alguns benefícios iguais a outros trabalhadores e pode emitir nota fiscal.

Para saber mais sobre:

  • Simples nacional
  • Cnae fiscal
  • Pis e Cofins
  • pessoas jurídicas cnpj
  • base de cálculo
  • tabela cnae

ou se você tem um comércio e ainda contrata um funcionário apenas para agendar pagamento no seu banco, controlar o financeiro da sua empresa e diversas outras atividades apenas para completar o dia dele.

Emissão de NF para empresa de infoserviços

A emissão de nota fiscal depende do tipo de empresa que você tem. Quem optar por ser MEI só precisa emitir o documento se atender outras empresas, sendo que não é obrigatório ao vender os seus serviços aos consumidores finais.

Mesmo assim, se o cliente desejar, é possível emitir NF, o que deve ser feito de acordo com as regras do seu município, já que são as prefeituras que controlam as emissões das empresas prestadoras de serviços.

Já as empresas que não são MEI são obrigadas a emitir o documento em todas as suas transações comerciais. Hoje, há diferentes aplicativos que ajudam os microempresários nessa atividade.

Mesmo assim, deve-se contratar um contador, que vai ajudar em muito na abertura da sua empresa, mas também na emissão e gestão de notas fiscais. O melhor é contar com os serviços de profissionais experientes e capacitados.

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Mais sobre Notícias

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of