3 dicas para abrir empresa de engenharia civil!

abrir empresa de engenharia civil

abrir empresa de engenharia civil

Se você está planejando abrir uma empresa de engenharia civil você veio ao lugar certo! No artigo de hoje, apresentaremos 3 dicas importantes para que o seu negócio seja um verdadeiro sucesso! Vale a pena acompanhar este texto e verificar atentamente as dicas que preparamos!

1ª Dica: Tenha um capital inicial e também um capital de giro

Para a abertura de qualquer empresa o empreendedor deve reservar um capital inicial, que deverá ser utilizado para realizar os investimentos necessários para o respectivo negócio que se pretende montar.

Quando falamos em uma empresa de construção civil, esse investimento inicial pode variar muito, tudo vai depender do porte da empresa e dos serviços que serão oferecidos.

Uma empresa de construção civil, voltada apenas para o planejamento e a realização de projetos, precisará investir basicamente na montagem de um escritório,o que irá requerer alguns itens, como mesas, cadeiras, computadores, impressora e ar-condicionado. Devido a simplicidade de itens necessários para início das atividades, este é o tipo de empresa de construção civil que vai requerer o menor investimento inicial.

Contabilidade para Engenharia e Arquitetura

No entanto, existem também, empresas de construção civil que além de projetar e planejar obras, atual na construção de unidades habitacionais de pequeno porte como residências e lojas.

Estas empresas por sua vez, necessitam de um investimento um pouco maior em ferramental para a execução das tarefas de uma obra, não podendo esquecer da estrutura necessária para o funcionamento do escritório.

Dentre o ferramental necessário para uma empresa de construção civil de porte intermediário, podemos citar os seguintes:

  • Trena;
  • Colher de pedreiro;
  • Desempenadeira lisa e dentada;
  • Régua;
  • Esquadro;
  • Prumos;
  • Linha de pedreiro;
  • Carrinho de mão;
  • Balde;
  • Serra Mármore;
  • Furadeira;
  • Dentre outros.

No ramo da construção civil, existem ainda as empresas que atuam em obras de grande porte, como a construção de pontes, prédios, túneis e rodovias. Estas construtoras precisam dispor de todos os materiais e ferramentais descritos nos casos anteriores, além de investir pesado em máquinas de alto valor de mercado, como caminhões, tratores, rolo compactador e retroescavadeiras.

Sendo assim, antes de abrir uma empresa de construção civil, é preciso definir qual será o seu porte e as atividades que serão desenvolvidas.

Após definir o montante necessário para o capital inicial da empresa, também é muito importante reservar um capital de giro. As receitas das empresas de construção civil são oriundas dos serviços de planejamento e execução de obras. 

No entanto, todos nós sabemos que um obra demanda certo tempo para ser concluída. Neste meio período entre a execução de uma obra e os primeiros recebimentos de receitas, a empresa possui contas a pagar e portanto é muito importante que esteja devidamente preparada através de uma reserva financeira, conhecida como capital de giro.

Afinal, suponhamos que no meio da execução de uma das obras, seja necessário repor algumas ferramentas que apresentaram defeito, de onde viria o dinheiro para tal reposição, tendo em vista que a empresa ainda não recebeu pelos serviços prestados?

Sabemos que trata-se de um exemplo simples e que as grandes construtoras costumam receber os pagamentos mediante medições durante a execução das obras. Entretanto, precisamos entender que o capital de giro é de extrema importância para qualquer empresa e não poderia ser diferente na construção civil.

Agora que você já está ciente da importância de definir um capital inicial e também um capital de giro, chegou a hora de avançarmos para a próxima dica, que diz respeito a qualidade do atendimento e dos serviços prestados pela construtora aos seus clientes.

2ª Dica: Invista na qualidade dos serviços e do atendimento ao cliente

Outra dica essencial para o sucesso de uma empresa de construção civil, diz respeito a qualidade dos serviços prestados e também do atendimento ao cliente.

Algumas construtoras, estão preocupadas apenas em entregar uma obra dentro do tempo determinado e acabam deixando de lado um aspecto muito importante que é a qualidade, sobretudo do acabamento.

Para que a sua empresa de construção civil receba o destaque esperado do mercado, invista e esteja sempre atento a qualidade dos seus projetos, durante cada etapa da obra, acompanhe a execução das atividades de perto e não permita que nada saia do planejado.

É importante também, saber ouvir o que o cliente tem a dizer e reconhecer uma falha quando ela acontecer, colocando-se no lugar do cliente e agilizando a resolução do problema da forma mais rápida possível.

Não existe empresa perfeita, falhas podem existir, apesar de serem evitadas, e precisam ser corrigidas o quanto antes para garantir a satisfação dos clientes.

3ª Dica: Invista em conhecimento contínuo, treinamentos e atualização

Invista na qualificação e treinamento do corpo de profissionais que compõe a sua construtora, sobretudo dos engenheiros.

Na engenharia civil, a qualificação é muito importante para garantir a otimização e a qualidade das obras e projetos executados. Além disso, precisamos destacar que o mercado da construção está em constante atualização, novidades e tendências são lançadas a todo momento no mercado e uma construtora de qualidade e competente precisa sempre estar atualizada, quanto às novas exigências do mercado.

Sendo assim, sempre que possível ofereça treinamentos e cursos de capacitação a sua equipe. Temos certeza que isso fará grande diferença para o sucesso da sua empresa.

Conclusão

O mercado da construção civil possui excelentes oportunidades e merece o seu destaque, pois contribui diretamente para o desenvolvimento do país.

Se você possui uma empresa de construção civil ou pretende abrir uma, saiba que você pode contar com os serviços de contabilidade do EuContador. Com mais de 40 anos de mercado, a nossa empresa atua com um time de profissionais focados e altamente qualificados para oferecer o melhor atendimento possível para você e também para a sua empresa.

Retire todas as suas dúvidas sobre o processo de abertura de uma empresa de construção civil, entrando em contato conosco, será um imenso prazer lhe atender!

Orçamento