EuContador

Qual o certificado mais indicado para a sua empresa?

Certificado

O uso do certificado mais indicado, é aquele que mais se adéqua à sua necessidade.Em primeiro lugar, devemos entender o que é um certificado digital.

certificado digital é um documento que visa comprovar a autenticidade das identidades de uma empresa ou de uma pessoa física e pode ser utilizado no caso de compras na rede mundial de computadores. As transações feitas na internet então sejam mais seguras e confiáveis.

Para isso, a empresa ou pessoa, deve escolher um tipo de certificado digital que mais se adeque as suas necessidades. Vamos analisar aqui os mais utilizados pelos os empresários, os tipos A1 e A3.

 

Mídia de armazenamento no A1 e A3

No A1 é emitido e armazenado , os arquivos é necessário instalação no computador , que também é utilizado para comprovar a identidade digital. Nesse caso é aconselhável que se faça um backup periódico dos documentos.

No A3, o armazenamento se dá em uma mídia portátil, com um chip capaz de ser lido e, assim, proceder com a assinatura digital.

Quanto à finalidade:

O A1 é o mais recomendado para ser assinado por empresas que possuem muitos computadores ou várias sedes. É também indicado para aquelas que emitem um volume muito grande de notas fiscais eletrônicas. O formato A3 é indicado para pequenos volumes, pois a mídia portátil deve sempre estar acoplada ao computador quando em uso.

Quanto à vulnerabilidade:

O  certificado a1  está menos sujeito a danos já que o password não precisa ser gravado, só é solicitado no procedimento de instalação.  No certificado a3 , o dispositivo portátil está mais sujeito a danos e também a roubo. A senha precisa ser informada a cada utilização.

Quanto à validade:

O Formato ecnpj a1  expira em 12 meses, enquanto que no ecnpj a3  a validade é de 36 meses.

Quanto à segurança:

No tipo A1 é possível os documentos podem ser copiados para outro tipo de mídia ou outros computadores. Já, o A3 é considerado mais seguro por que requer que o dispositivo de mídia tenha um chip só lido quando a senha é inserida.Ou seja, não permite cópia de documentos de maneira fácil.

Quanto ao custo

A1 é mais vantajoso nesse quesito e por se tratar de um só arquivo armazenado no computador do usuário ou da empresa. A validade de um ano também é levada em conta nesse ponto. Já o A3 é gerado através de uma mídia portátil e conta com a validade de três anos. Ou seja é mais custoso que o tipo A1.

         

Na hora de adquirir o seu certificado digital converse com o eu contador e ele lhe demonstrará a melhor alternativa de acordo com o tamanho de sua empresa.

O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.