Os primeiros passos para abrir a sua empresa de engenharia!

Em Primeiro Lugar, o Brasil é um dos países mais empreendedores do mundo. De acordo com o indicador Serasa de Nascimento de Empresas, em 2014 foram abertas 1.865.183 empresas no país.

Ou seja, isso se dá por vários motivos. Um deles é o fato do brasileiro sentir a necessidade de ser dono do seu próprio nariz, ou seja, fazer seus próprios horários, sua rotina de trabalho e, principalmente, trabalhar com o que gosta.

Como, outra justificativa está relacionada com as consequências da crise econômica e com fechamento de postos de trabalhos em algumas áreas, incrementando os índices daqueles que empreendem por necessidade.

Determinação do Regime Societário

 

Portanto a determinação do regime jurídico é o primeiro passo abrir uma empresa.

 

Em Primeiro lugar você precisa de um plano de negócio , é necessário  passar informações como sobre os eventuais sócios e enderenço da empresa para um contador de sua confiança para a abertura da empresa.

Ou seja em relação aos sócios sua empresa poderá se enquadrar nos seguintes perfis:

 

  1. Empreendedor Individual: Você será responsável pelos eventuais inadimplementos que sua empresa venha adquirir no futuro. Nesse perfil é preciso que você tenha no mínimo mil reais para abrir o empreendimento.
  2. No EIRELI você também é o titular da empresa, porém não terá seu patrimônio atacado em caso de um processo de dívidas.Por Exemplo, você precisa ter no mínimo R$ 78 mil em bens ou dinheiro em espécie, que serão utilizados para retirar o inadimplemento.
  3. A Sociedade Limitada (LTDA) é composta por dois ou mais sócios, que emprega dinheiro em espécie ou bens para a consolidação do capital social da empresa. A responsabilidade de cada sócio é proporcional ao capital empregado.
Descrevemos de forma simples sobre mei

Ramo de Atividade da Empresa

O segundo passo é definir o ramo de atividade da empresa.

 

Essa parte deve ser avaliada e discutida juntamente com o contador, já que:

  • vai ser gerado o código CNAE’s e posteriormente, a faixa de impostos que terão de ser recolhidos.

No entanto uma mesma empresa pode estar inserida em várias atividades econômicas, dessa maneira:

  • ela terá um CNAE para cada ramo de atividade, ocasionando também na diferenciação de cada imposto a ser pago ao fisco.

 

Regime Tributário

Ou seja, o regime de pagamento de tributos e impostos é o terceiro passo.

Eles poderão ser recolhidos através de um documento único.

  1. O Simples Nacional, no qual varia de 4,5% a 19,5% arrecadados sobre o faturamento total e levando-se em conta também o ramo de atividade.
  2. Já o Lucro Presumido, é o regime de pagamento para empresa fácil que pagariam mais de 17% de impostos em relação ao faturamento em relação ao Simples Nacional.

Em conclusão é importante , o último passo é a preparação dos documentos necessários para a formalização de abertura de sua empresa.Exemplo:

 

  1. Comprovante de residência dos mesmos
  2. Certidão de casamento (dos que forem casados)
  3. O número de inscrição imobiliária da empresa
  4. Carteira de Identidade e CPF dos sócios
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!
Orçamento