Qual o melhor tipo de empresa para PJ de TI?

Compartilhe nas redes!

Na hora de abrir um CNPJ você sabe qual é o melhor tipo de empresa para PJ de TI?

Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão abandonando o regime CLT e pretendem abrir um CNPJ para prestar serviços na condição de pessoa jurídica.

Em geral, os profissionais de TI que decidem migrar de CLT para PJ, buscam:

  • Maior autonomia nas suas decisões;
  • Maior flexibilidade de horários;
  • Remunerações melhores;
  • Possibilidade de prestar serviços para diferentes empresas.

A boa notícia, é que se por um lado, temos o crescimento do número de profissionais migrando de CLT para PJ, por outro, temos um número cada vez maior de empresas interessadas em contratar profissionais que atuam como PJ de TI.

Diante desse cenário, você precisa tirar todas as suas dúvidas sobre a modalidade PJ e se manter preparado para as oportunidades.

Foi pensando nisso que o Eu Contador decidiu preparar um conteúdo completo, apresentando as opções disponíveis e mais indicadas para aqueles que pretendem abrir um CNPJ, mas não sabem qual é o melhor tipo de empresa para PJ de TI.

1.EI – Empresário Individual

O EI – Empresário Individual é uma das opções para profissionais de TI que pretendem abrir um CNPJ e atuar como pessoa jurídica.

Nessa modalidade o profissional não pode ter sócios e além disso, tem o seu patrimônio pessoal vinculado ao da empresa, o que pode não ser interessante sob o ponto de vista jurídico.

A vinculação patrimonial permite que a justiça penhore bens pessoais do responsável pelo CNPJ para quitar dívidas da empresa.

2.SLU – Sociedade Limitada Unipessoal

A SLU – Sociedade Limitada Unipessoal é para muitos, o melhor tipo de empresa para PJ de TI, pois permite a abertura de empresas individuais sem exigência de capital social mínimo.

Criada em 2019, pela Lei da Liberdade Econômica, a SLU substituiu a antiga EIRELI – Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, que era conhecida por exigir um capital social igual ou superior a 100 salários mínimos dos empreendedores.

Além disso, na Sociedade Limitada Unipessoal, não há vinculação do patrimônio pessoal do empreendedor ao da PJ, o que garante maior segurança jurídica.

Com base no exposto, podemos afirmar que a SLU é um tipo de empresa que trouxe importantes benefícios e facilitou muito a vida do PJ de TI.

3.Sociedade Empresária Limitada

Por sua vez, para aqueles que buscam o melhor tipo de empresa para PJ de TI, mas pretendem atuar em sociedade, a Sociedade Empresária Limitada é a opção.

A Sociedade Empresária Limitada permite a abertura de negócios por dois ou mais sócios e assim como a SLU possui responsabilidade limitada, ou seja, não permite o uso do patrimônio pessoal dos sócios para quitar dívidas da empresa.

PJ de TI pode ser MEI?

No tópico anterior, citamos três tipos de empresa para PJ de TI:

  • EI – Empresário Individual;
  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Empresária Limitada.

Dentre as opções destacamos a SLU (para aqueles que desejam atuar individualmente) e a Sociedade Empresária Limitada (para aqueles que desejam atuar em sociedade).

As opções em questão, são indicadas quando o assunto é o melhor tipo de empresa para PJ de TI, pois possuem natureza limitada.

Sabendo disso e como não citamos o MEI – Microempreendedor Individual, você pode estar se perguntando: “PJ de TI pode ser MEI?”

Separamos um tópico exclusivo para essa pergunta, pois sua resposta depende de alguns fatores, dentre eles, o faturamento do profissional e o tipo de atividade que exerce.

Faturamento: O PJ de TI que decide atuar como MEI, não pode faturar mais que R$ 81 mil por ano, ou seja, cerca de R$ 6.750,00 por mês.

A limitação de faturamento pode ser um problema para o profissional de TI, sendo esse um dos motivos para não indicarmos esse tipo de empresa.

Restrição de atividades: Também é importante destacar que o MEI não está disponível para todos os tipos de atividades na área de TI.

De acordo com a lista de atividades permitidas ao Microempreendedor Individual, profissionais de TI que optam pelo MEI, podem exercer apenas as seguintes atividades:

  • Instrutor de informática;
  • Manutenção de/reparação de aparelhos de informática;
  • Serviços de assistência técnica em computadores;
  • Serviços de assistência técnica em equipamentos de informática;
  • Conserto, reparo de computadores;
  • Manutenção, reparação de equipamentos de processamento de dados;
  • Serviços de suporte e manutenção de hardware, inclusive upgrade;
  • Conserto, reparação, manutenção de teclado e mouse e mais.

Diante das restrições, podemos afirmar que o MEI não é uma boa opção para aqueles que buscam o melhor tipo de empresa para PJ de TI.

Como abrir uma empresa para PJ de TI?

Agora que você já tirou suas dúvidas e sabe qual o melhor tipo de empresa para PJ de TI, é hora de conferir o que é preciso para tirar seus planos do papel e abrir um CNPJ.

Sabemos que muitos profissionais acabam não levando adiante a ideia de abrir um CNPJ, pois consideram que o processo é lento e burocrático.

No entanto, a boa notícia é que com o apoio de uma contabilidade especializada o processo se torna bem simples. Veja como funciona:

1.Contrate uma contabilidade especializada em PJ de TI: Contratar um serviço de contabilidade especializado, como o Eu Contador é o primeiro passo para abrir o seu CNPJ.

2.Separe os documentos necessários: Na sequência, será preciso separar documentos básicos para entrada no processo de abertura do CNPJ, incluindo RG, CPF e Comprovante de Residência.

3.Aguarde a emissão do CNPJ: Por fim, basta aguardar enquanto a contabilidade cuida da emissão do CNPJ e outros documentos necessários para regularização da PJ de TI.

Quanto tempo leva para abrir uma PJ de TI?

O prazo para abrir uma empresa no Brasil varia de acordo com a região do país e também com o tipo de atividade a ser desenvolvida.

Para negócios na área de TI, o prazo médio para emissão do CNPJ e completa regularização da empresa não costuma ser superior a 30 dias.

Saiba mais, tire outras dúvidas e abra o seu CNPJ conosco, clicando em um dos botões abaixo:

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Simples Nacional para engenheiros

Simples Nacional para engenheiros

Como funciona o Simples Nacional para engenheiros? Será que este é o melhor regime tributário para engenheiros que possuem ou pretendem abrir um CNPJ? Em

Recomendado só para você
Ultrapassou o limite do MEI? Saiba que você não está…
Cresta Posts Box by CP