Você sabe como fazer uma boa gestão de um e-commerce? Cada vez mais as pessoas se aventuram a vender online, e muitas dúvidas acabam surgindo ao longo do processo.
A verdade é que ter um e-commerce é investir em um tipo de empreendimento que precisa de bastante tempo, organização e também de tecnologia.
Tentar gerir um e-commerce sem planejamento pode fazer o negócio não dar certo. Então, se você quiser saber mais sobre gestão de e-commerce, fique até o fim do texto.
O que é um e-commerce?
Antes de falar sobre a gestão de um e-commerce, é importante explicar do que se trata esse termo. A começar pela sua tradução, e-commerce quer dizer “comércio eletrônico”.
Comércio eletrônico, por sua vez, é algo que só pode ser feito por meio da internet. Todavia, quando se usa o termo e-commerce, geralmente entende-se duas coisas:
- Tudo aquilo que é vendido pela internet, sejam produtos físicos ou digitais;
- A loja virtual, ambiente de marketplace ou site que comercializa produtos e serviços.
Neste conteúdo iremos falar sobre como gerir uma e-commerce no sentido de loja virtual. O que é algo que tem as suas particularidades se comparado a lojas físicas tradicionais.
Como fazer a gestão de um e-commerce?
Administrar uma loja virtual que oferece produtos físicos ou digitais é algo que requer planejamento e cuidado, além de investimento monetário que pode variar bastante.
De forma geral, a gestão de um e-commerce pode ser resumida em três pontos:
- Gestão das finanças;
- Gestão do estoque;
- Gestão da logística de entrega.
Vamos falar um pouco sobre cada um destes pontos.
Gestão das finanças
Para administrar a finanças na gestão de um e-commerce é preciso ter um grande apoio tecnológico, tanto da plataforma utilizada pelas vendas, quanto de serviços terceirizados.
Dependendo do fluxo de vendas que a loja virtual tenha, pode ser difícil dar conta de calcular o faturamento líquido, já que é necessário descontar impostos e outros gastos.
Isso também pode se relacionar a questões contábeis e fiscais. O mais recomendado é ter o apoio de uma contabilidade especializada em e-commerces, como o Eu Contador.
Gestão do estoque
O estoque é um dos elementos essenciais para qualquer tipo de comércio. Se o estoque não for bem controlado, o empresário perderá faturamento e ainda ouvirá reclamações.
A administração de estoque para a gestão de um e-commerce é o que pode fazer uma loja online ganhar uma boa reputação, ou ser menos confiável para as pessoas.
Existem duas regras fundamentais para a gestão do estoque de um e-commerce:
- Sempre tenha no estoque os itens com maior demanda;
- Economize na aquisição de itens de menor demanda.
Gestão da logística de entrega
Não existe nenhum e-commerce que fature bem sem uma boa logística de entrega. Isso significa que esta deve ser rápida e eficiente, entregando o produto certo com boa qualidade.
Outro ponto importante sobre a entrega é quanto às notas fiscais. Por sorte, hoje em dia é possível contar com a ajuda de sistemas como o eNotas que facilitam muito o processo.
4 dicas para melhorar a gestão de um e-commerce
Agora que você já sabe sobre os pontos principais a respeito de como gerir um e-commerce eficiente, veja estas 4 dicas que podem simplificar ainda mais as coisas.
1º Dica: Escolha uma boa plataforma de e-commerce
Há muitas plataformas no mercado que permitem a atuação de um e-commerce. Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens, e também um público específico.
Existem plataformas de e-commerce que são mais voltadas para o comércio de empresa para pessoa física, já outras que são mais propícias para o comércio entre pessoas físicas.
Há também outros tipos de plataformas que permitem todo tipo de negócio. Cabe ao vendedor escolher a plataforma que melhor irá atender suas necessidades.
Para começar do jeito na gestão de um e-commerce, pode ser interessante considerar escolher uma plataforma analisando, entre outras coisas:
- As taxas praticadas, tais como comissões ou o valor de outros serviços;
- O tipo de apoio e assistência que a plataforma oferece;
- Os tipos de produtos que podem ser comercializados.
2º Dica: Preste atenção no fluxo de caixa
Às vezes uma loja virtual pode vender tanto que se torna fácil se perder no meio de tantos itens que precisam ser despachados. Uma boa gestão de um e-commerce faz a diferença.
Por essa razão é muito importante ficar de olho no fluxo de caixa, para ter certeza que o dinheiro que está entrando cobre os gastos com a compra e a logística de entrega.
Se a margem de lucro verificada for muito pequena, pode ser interessante fazer um pente fino na operação e descobrir pontos onde poderia ser feito alguma economia.
Pode ser inclusive que a precificação dos itens esteja errada, ou que haja muitas vendas a prazo. Nesses casos pode ser interessante uma antecipação.
3º Dica: Ofereça diferentes formas de pagamento
Uma das principais vantagens de fazer compras online é a praticidade e, a gestão de um e-commerce também está relacionada com oferecer diferentes formas de pagamento.
Quanto mais opções de pagamento o cliente tiver à disposição, mais incentivado ele ficará a fazer a aquisição. Claro, não se esqueça que todo produto é acompanhado de nota fiscal.
4º Dica: Invista no marketing digital
Quando falamos de fazer compras online, não podemos nos esquecer da importância de fazer propagandas. No entanto, o marketing tradicional não irá servir muito bem.
A solução para os e-commerces é o marketing digital. Por exemplo, anúncios pagos em ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads atingem o público exato.
Uma boa gestão de um e-commerce precisa considerar fazer esse tipo de investimento para alavancar o número de vendas e fazer a sua loja virtual crescer ainda mais.
O Eu Contador pode ajudar o seu e-commerce
Você está precisando de ajuda para fazer a gestão de um e-commerce? Então venha conhecer os serviços da Eu Contador, somos especialista em negócios digitais.
Com a nossa ajuda o seu e-commerce terá todo o apoio para poder crescer, se tornar mais organizado e consequentemente aumentar o número de vendas.
OEu Contador é uma contabilidade com profissionais de alto nível muito expertise para ajudar qualquer negócio digital a se tornar mais lucrativo.