Entendendo a DeSTDA nas empresas Simples Nacional

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:
Destda - Eu Contador Contabilidade Online
Primeiramente, muitos profissionais estão com uma certa dificuldade na obrigatoriedade e interpretação legislativa da Declaração de Substituição Tributária, Diferencial de Alíquota e Antecipação –DeSTDA RJ. Infelizmente com essa grande carga tributária no país ainda temos que:
  • nos deparar com mais uma obrigação, obviamente o contribuinte vai de encontro com o “lado escuro” do mercado.

O que é DeSTDA e, para que serve?

DeSTDA – A nova obrigação tributária serve para os contribuintes optantes pelo Simples Nacional declararem o resultado da apuração mensal do ICMS de suas empresas.
  • Não precisam emitir o documento os microempreendedores individuais (MEI)
  • os estabelecimentos impedidos de recolher o ICMS pelo
  • simples nacional é  em virtude da empresa ter ultrapassado o sublimite estadual. 
Instituída em 4 de dezembro, a medida entra em vigor em 1º de janeiro de 2016.

Veja também este conteúdo: https://eucontador.com.br/novidades-no-simples-para-investidores-anjo/
Embora esteja de maneira clara no Ajuste SINIEF 12/2015, para alguns fica confuso o entendimento da cláusula primeira no § 4º, que diz:
  1. ICMS retido como Substituto Tributário
  2. ICMS devido em operações com bens ou mercadorias sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, nas aquisições em outros Estados e Distrito Federal;
  3. ICMS devido em aquisições em outros Estados e no Distrito Federal de bens ou mercadorias, não sujeitas ao regime de antecipação do recolhimento do imposto, relativo à diferença entre a alíquota interna e a interestadual;
  4. ICMS devido nas operações e prestações interestaduais que destinem bens e serviços a consumidor final não contribuinte do imposto.
Fizemos este conteúdo denso sobre Simples Nacional
Interpretando o inciso I:
  • ICMS retido por ST nada mais é que o imposto que seu fornecedor paga na nota fiscal  e inclui no preço de venda para o cliente, obviamente o contribuinte é obrigado a recolher esta guia na condição de contribuinte substituo.
Imagem 3

Regras com e sem Encerramento

Inciso II: Antecipação do imposto ST. Entendendo as regras com e sem encerramento: Sem encerramento: Na hipótese em que a antecipação ocorre sem encerramento da fase de tributação é quando:
  • Em primeiro lugar,o contribuinte aplica o cálculo de diferencial de alíquotas
  • Em segundo lugar, sendo a diferença da alíquota interestadual para a interna do destino, onde que por sua vez o destinatário tem o direito de se creditar ICMS da alíquota interestadual exposta na aquisição, e debitar em conta escritural o débito referente a diferença.
Com encerramento: a hipótese com encerramento da fase de tributação, é aquela que, Por exemplo:
  • se cobra por operação com substituição tributária,
  • necessário recolhimento posterior do imposto e não apropriação do crédito relativo a este regime.
Em suma, as empresas do Simples Nacional deverão cuidadosamente controlar:
  • tais operações e informarem na DeSTDA a partir de 01/01/2016, ressalvando o estado do Espírito Santo que está obrigado a entrega em 2017 conforme cláusula décima nona do Ajuste SINEF 12/2015.
Lembrando também que contribuintes obrigados a DeSTDA estão dispensados a entrega da GIA-ST Permanecem obrigados ao cumprimento  das demais obrigações acessórias previstas em legislação.
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Imagem 4
Comece agora mesmo!!!
Classifique nosso post
Foto de Bruno Nascimento

Bruno Nascimento

Fundador e CEO da AJMED – Contabilidade Médica e euContador – Contabilidade Digital, tendo mais de 20 anos de experiência no mercado contábil. Possui mais de 3500 alunos, 250 CNPJs sob gestão e mais de 200 médicos em seu escritório. Possui a formação Academia de Contabilidade Médica, que forma centenas de alunos todos os anos.

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar com a contabilidade da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Abrir Uma Empresa Em Piracicaba (sp) - Eu Contador Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em Piracicaba (SP)

Empreender em Piracicaba (SP) é uma ótima oportunidade para quem deseja aproveitar o dinamismo econômico da cidade, conhecida por sua força no setor industrial, de serviços e agronegócio. Mas para

Documentos Para Abrir Empresa Em Itapevi (sp) - Eu Contador Contabilidade Online

Documentos para abrir empresa em Itapevi (SP)

Abrir uma empresa é um passo importante para formalizar o seu negócio e garantir segurança jurídica para crescer no mercado. Em cidades com forte potencial de desenvolvimento, como Itapevi (SP),

Como Abrir Uma Empresa Em Ribeirão Preto (sp) - Eu Contador Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em Ribeirão Preto (SP)

Abrir uma empresa em Ribeirão Preto (SP) é uma excelente oportunidade para quem deseja empreender em uma das cidades mais desenvolvidas do interior paulista. Reconhecida como um importante polo econômico,

Recomendado só para você
Primeiramente, com uma época marcada por escândalos políticos e pela…
Cresta Posts Box by CP