Contabilidade Online ou Contabilidade Digital, saiba as diferenças!

Os termos contabilidade digital e contabilidade online surgiram recentemente através do avanço tecnológico e do anseio da sociedade, por serviços cada vez mais digitais. Acontece que muitas pessoas ainda acreditam que os termos são sinônimos, entre si, o que não é uma verdade.

Neste artigo, vamos descobrir e entender juntos as diferenças entre a contabilidade digital e a contabilidade online e acabar com as dúvidas sobre os temas de uma vez por todas.

O Avanço Tecnológico

Como é do conhecimento de todos os profissionais da área contábil, o setor está passando por fortes e rápidas mudanças, onde serão capazes de sobreviver aqueles que se adequarem de forma mais rápida, agregando assim valor aos seus serviços e oferecendo vantagens que atraiam novos clientes.

Se você acredita que os novos serviços de contabilidade digital e online, são os mesmos da contabilidade tradicional. Faça um comparativo entre o Microsoft Office e o Google Docs e descubra como a ferramenta do Google tem ganhando cada vez mais espaço no mercado.

Na prática, ambas as ferramentas oferecem os mesmos recursos, criar e editar documentos e planilhas, contudo o Google investiu em um modelo totalmente web, que pode ser acessado de qualquer lugar e por múltiplos usuários ao mesmo tempo. Veja a facilidade e a revolução desta pequena mudança! Antes você enviava e trocava documentos por e-mail, hoje eles podem ser acessados e até mesmo editados por diferentes usuários em várias partes do mundo!

Algo parecido está acontecendo com o mundo contábil, em 2012, surgiu a contabilidade online que oferecia os mesmos serviços da contabilidade tradicional, porém com a prestação de serviços online.

Já em 2015 chega ao Brasil, um modelo de contabilidade que já era um sucesso em países mais desenvolvidos, a Contabilidade digital. O novo modelo contém ferramentas que entregam aos clientes maior facilidade atreladas ainda a redução de custos.

Sim, sabemos que os termos são semelhantes e acabam gerando grande confusão, para que você entenda como funciona cada modelo, veja agora as principais diferenças entre eles:

Eficiência

Podemos destacar aqui a primeira diferença tendo como base a eficiência de cada modelo:

Contabilidade Online: A contabilidade Online é capaz de entregar todas as obrigações legais de sua empresa, por um custo menor que um escritório tradicional, principalmente por mudanças estruturais na formatação do negócio contábil.

Contabilidade Digital: Já Contabilidade Digital além de oferecer melhores custos, promete agregar valor ao seu negócio auxiliando a sua empresa a aumentar a sua eficiência e consequentemente a lucratividade do negócio.

Enquanto que no modelo tradicional de contabilidade e até mesmo na contabilidade online, o contratante não consegue visualizar o real valor do serviço contábil e acaba entendendo que seja apenas um mal necessário, na contabilidade digital o empresário passa a perceber como o serviço de contabilidade agrega valor e ajuda a sua empresa a se desenvolver.

Coleta, organização e armazenamento de dados

A troca de informações entre o cliente e o seu serviço de contabilidade, sempre foi uma grande dificuldade para ambos os lados. Vejamos como cada modelo de contabilidade simplificou o processo.

Contabilidade Online: A Contabilidade Online, chegou como uma verdadeira revolução. Em geral os contadores que adotaram essa metodologia passaram a oferecer aos seus clientes um portal web para troca de informações. Através dele o cliente poderia fazer o download de extratos, certidões e enviar informações para o seu contador, como documentos e planilhas de funcionários. Apesar de ser um passo importante, acabou não fazendo muito sucesso, pois mostrou-se na verdade como um substituto ao velho e-mail e não um facilitador.

Contabilidade Digital: Porquê fazer com que o cliente acesse todos os dias, um portal web para trocar informações com o seu contador através de arquivos e planilhas, quando é possível fazer isso de forma otimizada, ganhando tempo e reduzindo custos? Essa foi a estratégia adotada pela contabilidade digital. Neste modelo de negócio o sistema da empresa é totalmente interligado ao sistema do escritório contábil, assim as informações importantes podem ser sincronizadas automaticamente, ficando disponível para consulta de ambas as partes sem a necessidade de constante interferência humana.

Preço dos Serviços

Chegamos ao ponto de maior polêmica entre os modelos de contabilidade existentes hoje. Vejamos a diferença entre cada um deles.

Contabilidade Online: A Contabilidade Online não está interessada em agregar valor ao seu negócio, mas sim em conquistar novos clientes a todo o custo, como um vendedor que grita em uma feira: “Serviços Contábeis, serviços contábeis! Faça a contabilidade de sua empresa por apenas R$ 29,90” Assustador não é mesmo? Será que esse modelo consegue sobreviver por muito tempo e entregar qualidade aos seus clientes? Fica a dúvida.

Contabilidade Digital: A Contabilidade Digital por sua vez, está mais preocupada em oferecer verdadeiros diferenciais e um atendimento consultivo aos seus clientes. Neste modelo existe uma relação maior de proximidade entre o cliente e seu contador. Neste modelo o empresário reconhece a importância e o valor de sua consultoria contábil para o sucesso de sua empresa e aceita portanto pagar mais pela prestação dos seus respectivos serviços.

Resumo e conclusão sobre as principais diferenças entre a Contabilidade Digital e a Contabilidade Online

Como podemos, observar ao longo do texto, apesar de aparentemente semelhantes, existem importantes diferenças que podemos destacar entre a Contabilidade Online e a Contabilidade Digital.

Enquanto, a Contabilidade Online, utiliza basicamente um portal web para troca de informações e valores mais atrativos para os seus clientes, a Contabilidade Digital conta com uma verdadeira integração entre o sistema de gestão de uma empresa e o sistema de gestão contábil do serviço de contabilidade. Além disso há uma proximidade muito maior entre contador e cliente, agregando ainda serviços consultivos que ajudam o negócio do cliente a crescer e se desenvolver de forma mais rápida. Agregando assim, um valor real ao serviço contábil, que deixa de ser visto como apenas um mal necessário.

Está em busca de um serviço de contabilidade digital de alta qualidade e que ajude de verdade a sua empresa e não esteja ali apenas para te lembrar de pagar impostos? Conheça o EuContador e descubra os benefícios deste novo modelo de contabilidade para o seu negócio.

Orçamento