O passo a passo para abrir uma indústria!

Está pensando em abrir o seu próprio negócio na área industrial e não sabe por onde começar? Acompanhe este artigo até o final, pois apresentaremos aqui todas as etapas que você precisa seguir para alcançar este grande objetivo.

Planejamento

O planejamento é o ponto de partida para qualquer negócio de sucesso. Afinal, é a partir de um planejamento bem estruturado que conseguimos tornar os nossos sonhos realidade. Isso não acontece somente na abertura de um negócio, mas em todas as áreas de nossas vidas, com uma empresa não poderia ser diferente.

Contabilidade para Indústrias

Antes de abrir a sua indústria, construa um modelo de negócio bem estruturado e organizado, onde conste principalmente as atividades a serem desenvolvidas pela empresa, o capital disponível para investimentos, o quantitativo de pessoal necessário por área da empresa, os custos envolvidos no negócio e em suas operações e também a previsão de vendas e o lucro esperado.

Com essas informações consolidadas a gestão da empresa será simplificada e você saberá exatamente o que esperar do novo negócio, sem passar por grandes imprevistos.

Alinhe ainda uma meta, uma visão e um objetivo para a sua empresa, afinal é preciso saber para onde ir, definir onde a empresa precisa e almeja chegar.

Defina a localização do seu negócio

Agora que o seu plano de negócios já está montado, você saberá informar com precisão o tamanho da área que precisará destinar para a sua indústria. Isso envolve a área de máquinas, estoques, pátio de carga e descarga, áreas de convivência e administrativo.

Você também já definiu se a empresa iniciará suas atividades em um imóvel próprio ou alugado. A vantagem de iniciar em um imóvel próprio está na redução de custos com aluguel, contudo dependerá de uma maior investimento inicial. A escolha por alugar ou comprar / construir um imóvel, está diretamente ligada ao capital inicial disponível para se investir.

Na escolha da área onde a sua indústria será montada é preciso consultar a prefeitura da cidade em questão, uma vez que muitos municípios determinam um local específico para a concentração de indústrias.

Invista no maquinário necessário

As indústrias são as grandes responsáveis pelos processos de transformação de insumos em bens, sejam eles duráveis ou não duráveis. Para que esse processo de transformação seja realizado, é preciso investir em maquinários específicos para cada ramo de atividade e negócio. Em geral essas máquinas possuem um alto valor de mercado, devido a toda tecnologia envolvida em sua elaboração e montagem. Portanto, é comum que a parte de equipamentos esteja entre a maior ou entre as maiores despesas para a montagem de uma empresa.

Uma boa dica é procurar por fabricantes que aceitem o financiamento destes equipamentos através das linhas de financiamento oferecidas pelo BNDES – Banco Nacional do Desenvolvimento, que tem por objetivo incentivar os novos negócios, a partir de taxas de juros extremamente reduzidas.

Monte a sua estrutura administrativa

Toda indústria precisa também contar com um setor administrativo. Afinal, é através dele que serão feitas as requisições de compras, controle de estoques e faturamento (emissão de notas fiscais) na sua empresa.

Monte uma estrutura administrativa que ofereça o mínimo de conforto necessário para que os seus funcionários executem suas rotinas diárias de forma satisfatória. Separe também um local para o recebimento de clientes e salas de reunião para a realização de negociações e transações de compra e venda com os seus clientes e fornecedores.

Organize um processo seletivo

Todo bom gestor sabe que o sucesso de uma empresa está diretamente ligado a competência de sua equipe. Portanto, é preciso estruturar um planejamento e montar um processo seletivo que busque a contratação dos melhores funcionários disponíveis no mercado.

Nesta etapa é interessante contar com o apoio de um serviço de gestão e recrutamento de pessoas para a captar e analisar currículos, convocar candidatos, elaborar dinâmicas e agendar entrevistas com os candidatos.

Os escolhidos serão então submetidos ao processo de admissão, com o apoio de sua contabilidade, será necessário recolher uma série de documentos e submeter os novos colaboradores ao exame médico admissional.

Antes de colocar a equipe com as mãos na massa, é importante ainda montar e oferecer treinamentos que detalhe para os funcionários os valores e a razão de existir de sua indústria. Além de capacitar cada colaborador para a execução de suas respectivas tarefas.

Um simples programa de treinamento é capaz de otimizar o rendimento dos funcionários, além de garantir que a sua produção alcance um excelente nível de qualidade.

Defina o seu contador

Toda a empresa, independente do seu ramo de atividade, precisa do apoio de uma equipe competente de contadores para auxiliar na gestão do negócio.

O governo exige das indústrias o envio de uma série de obrigações acessórias periodicamente, entre elas podemos citar o Sped, a DCTF, o E-Social e o Reinf e você não pode atrasar ou deixar de enviar cada uma delas, evitando assim futuros problemas. Além disso é preciso calcular e gerar mensalmente as guias referente aos tributos pagos pela empresa, gerar folhas de pagamento de sócios e funcionários, o que envolve ainda processos como cálculo de férias e rescisão, não esquecendo também de contabilizar todas as entradas e saídas da sua empresa para geração do balancete e livro caixa. São tantas as obrigações, não é mesmo? Para não ficar preocupado com elas e focar na gestão do seu negócio, conte com o Eucontador para ajudar você!

O EuContador conta com uma equipe experiente de contadores, a empresa possuía mais de 40 anos de atuação no mercado contábil, com centenas de clientes satisfeitos e mantendo-se sempre atualizado em relação às novidades do mundo contábil.

Para engenheiros autônomos a tributação é diferente da tributação para pessoas jurídicas.

Conte com o EuContador para apoiar você também nos processos necessários para a abertura de sua empresa. Defina em conjunto conosco também o regime tributário ideal para a sua empresa e evite pagar mais impostos do que realmente precisa!

Entre já em contato com a nossa equipe e saiba mais sobre todas as etapas necessárias para regularizar o seu negócio perante as esferas e órgãos governamentais.

Orçamento
Powered by