Como vender produtos na Americanas Marketplace

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Como vender produtos na Americanas Marketplace? Se você tem interesse em faturar alto com vendas na internet, aproveitar a infraestrutura e visibilidade que um marketplace de sucesso pode oferecer, é uma boa estratégia.

Sabendo disso, e para ajudar você que pretende empreender com um negócio online, o Eu Contador, sua contabilidade especializada em e-commerces e marketplaces, elaborou um conteúdo completo para tirar suas principais dúvidas.

Aqui você vai conferir os requisitos para vender produtos na Americanas Marketplace, os custos envolvidos e as principais vantagens que a plataforma oferece e um passo a passo para abertura do seu CNPJ.

Talvez, você ainda não saiba, mas ter um CNPJ é um dos requisitos para ter o cadastro aprovado nesta e em outras plataformas de marketplace. Saiba mais, acompanhando ao acompanhar esse conteúdo até o final.

Sobre a Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace é uma das maiores plataformas de comércio eletrônico do país, com milhões de acessos mensais e um volume significativo de vendas diárias.

O modelo de negócio do marketplace funciona da seguinte forma: 

  • Os vendedores cadastram seus produtos na plataforma da Americanas, definem os preços e condições de venda;
  • A Americanas é responsável por disponibilizar esses produtos em seu site, processar os pedidos e gerenciar os pagamentos.

Os vendedores que desejam se tornar parceiros da Americanas Marketplace passam por um processo de cadastro e análise, onde precisam comprovar o cumprimento de alguns requisitos.

Além disso, a Americanas possui políticas e diretrizes específicas para o atendimento ao cliente, resolução de problemas e devoluções, visando garantir uma experiência positiva para os compradores.

O que é preciso para vender produtos na Americanas Marketplace?

Para começar a vender produtos na Americanas Marketplace, é preciso realizar um cadastro no site e cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter um CNPJ ativo, com CNAE de comércio varejista e permissão para emissão de notas fiscais;
  • Ter uma conta bancária do tipo PJ (pessoa jurídica), para receber os repasses da plataforma;
  • A empresa do interessado em vender na Americanas, deve ter capital social igual ou superior a R$ 1 mil.

Para efetuar o seu cadastro, clique aqui e forneça as informações solicitadas. Feito isso, basta aguardar o resultado da análise. Em caso de aprovação, você receberá acesso a área onde poderá cadastrar os produtos que deseja anunciar e gerenciar suas vendas.

Qual o custo para vender produtos na Americanas Marketplace?

Os interessados em vender produtos na Americanas Marketplace, não precisam pagar mensalidades ou taxa de cadastro, apenas uma tarifa de comissão sobre as vendas, que na data de publicação deste artigo, variava de 12% a 19%.

  • Tarifa de 12%: Bomboniere, mercearia matinal, mercearia básica, limpeza, guloseimas, mercearia complementar, pet shop, bebidas, biscoitos e alimentos.
  • Tarifa de 16%: Telefonia fixa, telefonia, eletrodomésticos, eletroportáteis, eletrônicos, DVD e blu-ray, páscoa, câmeras e consoles, climatização, wearable, tables, áudio, PCs, informática e acessórios, PC Gamer.
  • Tarifa de 16,5%: Lavanderia, forno, fogão, mesa, bar, importação, utilidades plásticas, papelaria, móveis, instrumentos musicais, cada e hobby, cama, mesa e banho, brinquedos, acessórios e brinquedos de bebê, conforto do bebê, moda e acessórios bebê, automotivo, artes e artesanato, artigos de festas e artigos de natal.
  • Tarifa de 17%: Higiene pessoal, fraldas e higiene, cabelos, cosméticos, suplementos e vitaminas, saúde e bem-estar, livros, esporte e lazer, construção e ferramentas, agro, indústria e comércio.
  • Tarifa de 19%: Acessórios de moda, calçados, roupas infantis, relógios, moda íntima, meias, roupas, malas, mochilas e acessórios, moda esportiva.

Além das tarifas acima, na data de publicação deste artigo, a forma como os produtos são entregues também podem influenciar no valor da comissão.

Para entregas via Americanas entrega e fulfillment: O valor da comissão devida ao marketplace corresponde ao valor do produto multiplicada pela alíquota de comissão relativa ao seu departamento.

Ex: R$ 30,00 (valor do item) x 12% (comissão) = R$ 3,60 de tarifa sobre a venda.

Para entrega própria: Neste caso, o percentual de comissão sobre a venda é calculado sobre o preço do item mais o custo de frete.

Ex: (R$ 30,00 (valor do item) + R$ 12,90 (frete)) x 12% (comissão) = R$ 5,15 de tarifa sobre a venda.

Para saber mais sobre os custos e tarifas de entrega, clique aqui e acesse o site da Americanas.

Vantagens de vender no Marketplace da Americanas

Os interessados em vender produtos na Americanas Marketplace, podem aproveitar uma série de benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

  • Exposição e alcance: A Americanas é uma das maiores empresas de varejo online do Brasil, com uma enorme base de clientes e um tráfego significativo em seu site. 
  • Infraestrutura logística: A Americanas possui uma infraestrutura logística robusta, com sistemas de processamento de pedidos e operações de armazenamento e entrega eficientes. 
  • Suporte ao vendedor: Você pode contar com o suporte da equipe da Americanas para lidar com questões relacionadas às vendas, pagamentos e questões técnicas.

Como abrir CNPJ para vender produtos na Americanas Marketplace

Abrir um CNPJ para vender produtos na Americanas Marketplace é muito simples. Na prática, basta contratar um escritório de contabilidade especializado no segmento, como o Eu Contador e separar alguns documentos, incluindo:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Carnê IPTU ou Inscrição Imobiliária do endereço da futura empresa.

Com os documentos listados acima em mãos, vamos cuidar da abertura da sua empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Inscrição Estadual;
  • Alvará de Localização e Funcionamento.

Entenda como funcionam os impostos sobre a venda de produtos em marketplaces

O valor dos impostos sobre as receitas de vendas de produtos em marketplaces variam de acordo com fatores como volume de faturamento e regime tributário.

No Simples Nacional, por exemplo, a parcela de contribuição para varejistas, inicia em 4% sobre o faturamento. Já no Lucro Presumido, a alíquota é de 5,93% em impostos federais, mais o ICMS que é um imposto estadual.

Para saber mais, abrir um CNPJ com o apoio de especialistas e vender na Americanas e em outros marketplaces, clique em um dos botões abaixo e fale com nossos especialistas.

Nosso time de especialistas em contabilidade para e-commerces e marketplaces, vai orientar você.

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