Como abrir uma loja de maquiagem

Compartilhe nas redes!

Você já pensou em abrir uma loja de maquiagem? Caso a resposta seja sim, você precisa saber como empreender e abrir uma empresa do jeito correto.

Isso porque muitos pensam que basta apenas vender os seus produtos em uma sala alugada e já está tudo bem. Mas na realidade, é necessário seguir várias regras.

Com isso em mente, a EuContador decidiu escrever este artigo explicando tudo que você precisa saber para abrir uma loja de maquiagem sem maiores problemas.

O mercado de cosméticos

Antes de pensar em abrir uma loja de maquiagem, é importante entender o porquê esse negócio pode ser tão promissor. Vamos começar olhando o mercado do Brasil.

No caso, movimenta bilhões de dólares todos os anos, com a estimativa de fechar 2022 tendo movimentado mais de 80 bilhões. Sendo que este ainda é um mercado crescente.

Por exemplo, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o crescimento médio é de mais ou menos 10% ao ano.

Já quanto a média gasta pelas famílias com produtos deste segmento, representa algo em torno de 1,5% do orçamento. Sendo que o maior público geral ainda é feminino.

Nos últimos anos, o que mais tem impulsionado o crescimento deste setor é a divulgação em canais do Youtube e outras redes sociais, sendo esta publicada paga ou não.

Existe toda uma intraindustria formada por blogueiras e influenciadoras de beleza que fazem parcerias com marcas famosas, aumentando cada vez mais o desejo por estes itens.

Formas de trabalhar com venda de cosméticos

Quando falamos em abrir uma loja de maquiagem, podemos estar nos referindo a uma série de modelos comerciais de lojas e também modelos de negócios.

Por exemplo, você pode começar o seu próprio negócio, com uma marca própria, ou então buscar alguma franquia já existente no segmento. Em todo caso, você pode atuar como:

  • Loja online, sem ter um ponto físico;
  • Quiosque, geralmente localizado em shoppings;
  • Loja de shopping, sendo um ponto altamente disputado graças ao movimento;
  • Loja de rua, que deve estar em locais com maior fluxo de pessoas.

Vale ressaltar que não é porque você tem uma loja física que você não possa vender online. Na realidade, os dois modelos são complementares.

Como abrir uma loja de maquiagem?

Vamos agora responder à pergunta que dá o título deste texto: “Como abrir uma loja de maquiagem?” Para fazer isso, você precisará seguir os seguintes passos.

1. Crie um plano de negócios

A primeira coisa que deveria ser feita por qualquer pessoa que decide abrir uma empresa, mas que nem sempre é feita, é a criação de um plano de negócios.

O plano de negócios serve para pôr no papel todos os detalhes sobre o negócio, desde o valor que precisará ser investido, até os dados de mercado, concorrência e marketing.

Apesar de não ser um documento obrigatório, ele possui grande importância para ajudar uma empresa a não passar por dificuldades quando ela ainda está começando.

Em resumo, o plano de negócios organiza o empreendimento antes de ele de fato ser iniciado. De forma geral, ele responde a várias perguntas, como:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os seus produtos e/ou serviços?
  • Quem é o seu público-alvo?
  • Onde será localizada a empresa?
  • O montante de capital a ser investido?
  • Qual a previsão de faturamento mensal?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

2. Escolha o local ideal

Algo que é muito importante de se considerar ao abrir uma loja de maquiagem, é em relação ao local onde ela será instalada. O ponto comercial pode ser essencial para o seu sucesso.

No caso, como já mencionamos, uma loja de cosméticos pode ser porta para rua ou dentro de um centro comercial, como um shopping. Tudo irá depender da estratégia do negócio.

Considere ainda que, enquanto uma loja porta para rua tem maiores chances de se destacar, uma loja dentro de um shopping conta com uma audiência mais garantida.

Para escolher o local ideal, todavia, é preciso analisar qual é o tipo de público que você quer alcançar. Públicos de poder aquisitivo diferente estão e frequentam lugares diferentes.

3. Construa uma boa equipe

Nenhum negócio funciona sozinho. Todo empreendedor que funda um negócio, caso ele queira que o seu empreendimento prospere, precisará de funcionários.

No caso de uma loja de cosméticos, podemos falar com atendentes, vendedores, faxineiros e também alguém para ficar no atendimento e no caixa da empresa para passar as vendas.

Em todo caso, o interessante é que estas pessoas já tenham experiência nessas funções ou sejam bem treinadas para ocupá-las.

4. Invista nos equipamentos e produtos necessários

O próximo passo para abrir uma loja de cosméticos é investir nos equipamentos e na estrutura adequada. Veja uma lista abaixo do que você irá precisar:

  • Balcão para exposição;
  • Balcão de atendimento;
  • Computador;
  • Gôndolas;
  • Prateleiras;
  • Espelhos e luzes focais;
  • Vitrines com rodízio;
  • Máquina ECF;
  • Mesas e cadeiras;
  • Poltronas;
  • Telefone;

Em seguida, você precisará ver o estoque de itens. Preste atenção ao público-alvo que você quer atender. Diferentes extratos sociais consomem diferentes produtos de beleza.

Também não se esqueça de decorar a sua loja para que ela se torne mais atrativa e aconchegante para os consumidores de forma geral.

6. Junte os documentos para a abertura da empresa

Abrir uma loja de maquiagem, contudo, é mais do que apenas um planejamento financeiro e estratégico, também é um processo jurídico que culmina em um CNPJ e alvarás.

Em outras palavras, você precisará definir uma personalidade jurídica, se enquadrar em um regime tributário e seguir diversas regras. Você precisará dos documentos a seguir:

  • CNPJ;
  • Cópia do RG e CPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da sua cidade.

O ideal, todavia, é que você entre em contato com uma contabilidade especializada que possa te ajudar com todo o processo de abertura e te ajude a evitar problemas.

Você está pensando em abrir uma loja de maquiagem? Entre em contato com o EuContador e nós te ajudaremos a passar por todo o processo.

 

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Vale A Pena Ser Advogado Pj - Eu Contador Contabilidade Online

Vale a pena ser advogado PJ?

Vale a pena ser advogado PJ? Essa é uma dúvida muito comum entre profissionais de advocacia que estão avaliando a possibilidade de abrir um CNPJ.

Recomendado só para você
Você já pensou em abrir uma distribuidora de bebidas? Muitas…
Cresta Posts Box by CP