Como abrir uma empresa de marketing digital

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Pensando em abrir uma empresa de marketing digital? Preparamos um passo a passo completo para você que deseja ser dono do próprio negócio e empreender em um dos segmentos que mais crescem no Brasil e no mundo!

O mercado digital é um dos que mais crescem na atualidade e com ele novas profissões e tipos de empresas começaram a surgir, dentre elas as agências de marketing digital.

O que faz uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital desenvolve projetos e campanhas de publicidade e propaganda predominantemente no meio digital.

Esse tipo de empresa é muito procurada por quem deseja conquistar visibilidade, audiência e clientes na internet.

Dentre os potenciais clientes das agências de marketing digital estão as empresas e profissionais autônomos que desejam alcançar o imenso público presente na internet.

Para ajudar as empresas e autônomos a alcançarem esse objetivo as agências fornecem dentre outros, os seguintes serviços:

  • Produção de conteúdos para sites e blogs;
  • Otimização de sites para SEO;
  • Gerenciamento de redes sociais;
  • Gerenciamento de tráfego pago;
  • Edição de vídeos e imagens;
  • Envio de campanhas de e-mail marketing;
  • Construção e acompanhamento de funil de vendas;
  • Desenvolvimento de sites;
  • Dentre outras atividades e estratégias.

Por sua vez, para garantir que as suas atividades sejam desenvolvidas com excelência, as agências de marketing precisam contar com profissionais de diferentes áreas, dentre eles:

  • Designers gráficos;
  • Redatores;
  • Gestores de tráfego;
  • Analistas de SEO;
  • Desenvolvedores web;
  • Estrategistas de marketing digital.

Para aqueles que prestam serviços de qualidade e conseguem fechar bons contratos, abrir uma empresa de marketing digital pode garantir um excelente retorno.

Quais são os tipos de agências de marketing digital?

As agências de marketing digital podem ser classificadas em dois tipos:

Agências full-service: São aquelas que ofertam serviços completos em marketing digital, ou seja, cuidam de toda estrutura do marketing de uma empresa na web, incluindo sites, redes sociais, produção de conteúdos, dentre outras atividades.

Agência especialista: Por sua vez, as agências especialistas são aquelas que atendem apenas a um segmento do mercado, ou então, que oferecem apenas determinado tipo de serviço, como é o caso das agências de marketing especializadas em gerenciamento de redes sociais, por exemplo.

Como abrir uma empresa de marketing digital

Definir a estrutura, conhecer o mercado e o investimento necessário para abrir uma empresa de marketing digital é um dos primeiros passos para quem deseja empreender neste segmento de negócios.

Para ser assertivo com o seu novo empreendimento, recomendamos que você siga os seguintes passos:

1.Monte um plano de negócios

O plano de negócios é um documento essencial para todo e qualquer negócio. Nele você deve reunir as informações mais relevantes sobre a futura empresa, dentre eles:

  • Atividades a serem exercidas;
  • Localização da empresa;
  • Tipo de regime tributário;
  • Mão de obra necessária;
  • Capital inicial disponível;
  • Estudo de concorrentes;
  • Estudo de mercado;
  • Dentre outros itens importantes.

2.Escolha a localização da empresa

A localização das agências de marketing digital é uma das maiores vantagens deste tipo de negócio. 

Como atuam com foco no meio digital, as empresas desse setor não precisam necessariamente de uma sede física.

As agências podem funcionar apenas em meio virtual, com os colaboradores em formato de trabalho home office.

Essa prática, é cada vez mais comum e reduz custos com aquisição ou aluguel e despesas com a manutenção do imóvel, como limpeza, reformas, água e luz.

Por sinal, muitas empresas deste segmento começam no endereço do proprietário, ou seja, sem um local para receber clientes pessoalmente.

3.Invista em equipamentos

O investimento para abrir uma empresa de marketing digital não costuma ser elevado, basicamente, se resume a aquisição de mesas, cadeiras e computadores.

Na prática, os computadores são a ferramenta principal de trabalho deste tipo de empresa, sendo uma das partes que exigem maior investimento neste tipo de negócio.

Algumas atividades como edição de vídeos, imagens e construção de sites exigem certo poder computacional e por consequência o investimento em bons equipamentos.

4.Invista em estratégias de marketing

Sim, as agências de marketing também precisam investir em marketing, afinal elas também precisam conquistar visibilidade no mercado e captar clientes.

Portanto, se você pensa em abrir uma empresa de marketing digital, separe recursos e tempo para investir em campanhas que gerem visibilidade e ajudem a trazer clientes para o seu novo negócio.

Como legalizar uma empresa de marketing digital

Você já sabe o que faz uma agência de marketing e conferiu alguns passos e dicas para montar e estruturar o seu negócio. 

Sendo assim,agora, é hora de conferir o que é preciso para legalizar as suas atividades perante o fisco, obter o seu CNPJ e efetivamente abrir uma empresa de marketing digital.

1.Atenção aos documentos necessários

Para abrir uma empresa de marketing digital você vai precisar separar alguns documentos, são eles:

  • RG e CPF do proprietários e sócios, caso possua.
  • Comprovante de residência do proprietário e sócios, caso possua.
  • Carnê IPTU do local de instalação da empresa.

2.Contrate uma contabilidade especializada

Além de separar os documentos exigidos para a legalização de uma empresa, você também precisará de um contador.

Tenha preferência por um serviço de contabilidade especializado no seu ramo de atuação e que entenda do seu tipo de negócio, isso facilitará bastante o processo.

Caso ainda não tenha um contador para cuidar do processo de abertura da sua empresa, conte com o Eu Contador, sua contabilidade especializada em negócios digitais.

Para entrar em contato com o nosso time de especialistas, basta clicar em um dos botões disponíveis no final da página.

3.Aguarde o processo de registro e legalização da empresa

Após contratar uma contabilidade especializada, ela ficará encarregada de cuidar de todas as etapas que envolvem o registro e regularização de uma empresa, dentre elas:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ e Inscrição Municipal;
  • Emissão do Alvará de Funcionamento.

Devido aos trâmites legais, pode ser necessário até 30 dias para que a sua empresa esteja devidamente regularizada, com o CNPJ ativo e pronta para entrar em funcionamento.

Ficou com alguma dúvida? Converse com o nosso time de especialistas, clique em um dos botões abaixo:

 

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