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Contabilidade para agência de marketing digital

Contabilidade para agência de marketing digital

Você trabalha com marketing digital ou está pensando em atuar na área? Neste caso, procure o auxílio de uma contabilidade para agência de marketing digital.

A verdade é que o profissional de marketing trabalha muito com a criatividade e isso acaba fazendo com que ela tenha pouco tempo para cuidar de questões burocráticas.

O problema é que para tirar o melhor de uma agência de marketing digital, esta tem que estar regularizada e em dia com as questões contábeis. O contador ajudar muito com isso.

Contabilidade para agência de marketing digital

Quando levamos em consideração que agências de marketing digital podem atuar em vários campos diferentes, vemos que uma solução contábil genérica não é eficaz.

Tendo dito isso, é importante destacar o que uma contabilidade pode fazer por uma agência de marketing digital:

  • Abertura e fechamento de CNPJ;
  • Auxílio com questões trabalhistas;
  • Apuração de impostos;
  • Planejamento tributário e financeiro;
  • BPO financeiro;
  • Plano de negócios;
  • Entre outras coisas.

Em resumo, uma contabilidade para agência de marketing digital possui o know-how e a experiência necessárias para lidar com esse novo modelo de empresas digitais.

O que faz uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital pode atuar em áreas diferentes, oferecendo serviços de web design, criação de conteúdo e no desenvolvimento de estratégias de marketing.

Na prática, isso significa que uma agência de marketing digital pode trabalhar:

  • Construindo sites e os otimizando com SEO;
  • Criando imagens e conteúdo escrito;
  • Gerenciando propagandas pagas para gerar tráfego;
  • Administrando redes sociais de forma completa;
  • Criando e gerenciando produtos digitais;
  • E etc.

Por fim, uma agência de marketing digital tende a ter um grande potencial de faturamento, ainda mais com a ajuda de uma contabilidade para agência de marketing digital.

         

Tributação para agências de marketing digital

Para apurar a tributação de uma agência de marketing digital é necessário definir o seu regime tributário. No Brasil, existem três regimes principais:

  • Simples Nacional: para empresas que faturam até 4,8 milhões por ano;
  • Lucro Presumido: para empresas que faturam até 78 milhões por ano;
  • Lucro real: para empresas que faturam mais do que 78 milhões por ano.

Cada um destes regimes possui a sua particularidade e recomendações, no entanto, vale destacar que dificilmente uma agência de marketing digital se enquadra no lucro real.

Em contrapartida, o Simples Nacional e o Lucro Presumido são as opções mais comuns, que são aconselhadas de acordo com o faturamento da agência. Vamos ver as diferenças.

Simples Nacional

O valor de imposto que uma agência de marketing digital irá pagar optando pelo Simples Nacional está relacionado a qual anexo ela irá se encaixar, se o Anexo III ou o Anexo V.

  • Anexo III: a agência irá pagar uma alíquota que começa no valor de 6%;
  • Anexo V: a agência irá pagar uma alíquota que se inicia no valor de 15,5%.

Para saber o anexo correto, é preciso calcular o Fator R, dividindo o valor da folha de salários dos últimos 12 meses pela receita bruta do mesmo período.

Se o resultado for inferior a 28%, usa-se o anexo V, superior ou igual, o anexo III. Para o cálculo exato, consulte uma contabilidade para agência de marketing digital

Lucro Presumido

Diferente do Simples Nacional em que todos os impostos são cobrados em uma única guia, no lucro presumido eles são cobrados separadamente.

Vale ressaltar que no Lucro Presumido, a agência fica sujeita a impostos federais como:

  • IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica);
  • CSLL (Contribuição sobre lucro líquido).

Isso faz com que exista um percentual de 5% cobrado por prestação de serviço, recolhido trimestralmente. Já as alíquotas variam entre 1,6% e 32%, de acordo com a atividade.

Agência de marketing digital pode ser MEI?

Um dos melhores modelos de empresa para quem ainda está começando um negócio é o MEI (microempreendedor individual), mas nem todas as profissões podem usufruir dele.

Até pouco tempo atrás, abrir uma MEI para profissionais do marketing e do marketing digital era algo bastante simples e permitido pela lei, o que garantia muitos benefícios.

Entre os principais benefícios de uma MEI, podemos citar:

  • Poder ter um CNPJ sem estar em sociedade;
  • Custos muito menores para regularizar e abrir a empresa;
  • Menos incidência de impostos.

Mas, depois da Resolução nº 144/2018, que entrou em vigor em 2019, agências de marketing foram desenquadradas desse modelo de empresa.

Todavia, com a ajuda de uma contabilidade para agência de marketing digital, é possível avaliar cada serviço da agência individualmente e procurar CNAEs para se adequar.

Portes de empresa para agência de marketing digital

Antes de definir o tipo de empresa, é importante classificar o porte desta. Uma empresa de marketing digital pode ser:

  • ME (Micro Empresa): faturando até no máximo 360 mil por ano;
  • EPP (empresa de pequeno porte): com faturamento entre 360 mil e 4,8 milhões;
  • Média Empresa: se a empresa faturar entre 4,8 milhões e 300 milhões por ano.

Por fim, confira no próximo tópico, o passo a passo completo para abrir uma agência de marketing digital.

Passo a passo para abrir uma agência de marketing digital

Caso você ainda esteja com dúvidas sobre como abrir uma agência de marketing digital, basta seguir esse passo a passo:

  • Escolha o formato jurídico: EI, EIRELI, Sociedade Limitada Unipessoal, Sociedade Empresária Limitada;
  • Defina o regime tributário: os mais indicados são o Simples Nacional ou Lucro Presumido;
  • Junte os documentos necessários: RG, CPF, comprovante de endereço, Carnê do IPTU do local da empresa;
  • Veja os registros: Alvará de Funcionamento; Registro na Junta Comercial; Receita Federal; Secretaria da Fazenda e Inscrição Municipal.

Por fim, vale ressaltar que para não passar por nenhuma dificuldade durante a abertura, é recomendável procurar o auxílio de uma contabilidade para agência de marketing digital.

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