Abertura de empresas no Brasil sempre foi motivo de muita preocupação para empreendedores e até mesmo contadores, devido à alta burocracia para constituir uma pessoa jurídica. Com a criação do Simples Nacional e do MEI alguns benefícios já haviam sido conquistados, mas agora é para valer: com a aprovação do PL 3687/2012 pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e sequencialmente pela Comissão de Finanças e Tributação, abrir uma empresa ficará mais fácil para todos.
O Projeto de Lei 3687/2012
A fim de diminuir as idas e vindas em órgãos de registro de empresas, como:
- Associações Comerciais e
- Receita Federal,
O Projeto de Lei 3687/2012 prevê a formação de parcerias entre:
- Receita Federal e
- Conselhos Regionais de Contabilidade
Para a formação de um cadastro de profissionais habilitados a realizar o registro de empresas online, isto é, sem a necessidade de emissão de qualquer documento físico.
Descrevemos um pouco sobre clínica médica |
Além de economizar em registros e arquivamento dos mesmos, o processo de abertura de empresas empresário se tornará mais ágil e eficiente, reduzindo o tempo de espera dos empreendedores para colocarem seus negócios em andamento.
O Projeto de Lei segue para aprovação do Conselho de Constituição e Cidadania e Justiça.
As dificuldades para abrir uma empresa no Brasil
Não é de hoje que o assunto rodeia aqueles empreendedores que querem formalizar seus negócios.
Uma pessoa que tenha pouco conhecimento a respeito dos trâmites de abertura de uma empresa pode passar meses indo e vindo de órgãos governamentais sem conseguir realizar a abertura do negócio, por isso, é importante sempre ter um profissional contábil liderando essa iniciativa.
Dentre as barreiras mais comuns encontradas no momento de fazer a abertura de uma empresa estão:
A burocracia no ato da abertura
A quantidade de documentos, certidões, certificados, comprovantes, etc, que devem ser apresentados muitas vezes inviabiliza a abertura da empresa.
Principalmente porque todos devem ser entregues de forma física, isto é, os processos ainda não estão online para facilitar a vida do cidadão.
Os Impostos na abertura da empresa
Abaixo relacionamos algumas incógnitas para empreendedores leigos em contabilidade:
- primeiramente no enquadramento tributário
- em segundo lugar na identificação dos impostos e alíquotas a serem pagos,
- prazos e
- condições.
Isso costuma deixar muitas pessoas apreensivas no momento de formalizar o negócio, já que o montante a ser pago em impostos pode superar a capacidade de pagamento de quem está iniciando um negócio.
Falta de orientação para abrir empresa
Realizar a abertura de uma empresa sozinho pode ser bastante assustador para o empreendedor. Faltam informações claras e objetivas do que deve ser feito para conseguir registrar a empresa e, quando as informações são fornecidas, somente um profissional especializado é capaz de decifrar o que está sendo pedido.
A presença de um contador é necessária justamente para evitar qualquer tipo de falha ou equívoco no momento do registro.
O empreendedor que não compreende os processos de abertura de empresa pode escolher:
- um regime tributário desfavorável ou ainda
- deixar de pagar os impostos devidos, culminando em prejuízos para a empresa.
Pagar as despesas de abertura de empresa
Por mais que se propague a ideia de que é simples abrir uma empresa, a verdade é que este processo, além de complexo, é caro para a maioria das pessoas.
Suportar todos os custos e taxas de consulta e registro nem sempre é uma despesa que cabe no bolso no brasileiro, o que mantém muitas pessoas na informalidade.
Em suma, quais dificuldades você enfrentou neste processo? Conte-nos!
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!