Pejotização está na mira da Receita Federal

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:
Pejotização - Eu Contador Contabilidade Online

Não é incomum encontrarmos profissionais atuando em empresas contratados como pessoa jurídica, ou seja, situação comumente chamada de pejotização. A fim de reduzir os encargos trabalhistas, as empresas procuram por profissionais que tenham CNPJ para atuarem como prestadores de serviços, mas, na realidade, a relação continua sendo a mesma dos contratados CLT:

  1. exclusividade,
  2. subordinação e
  3. cumprimento de normas estipuladas pelo contratante.

De acordo com a Receita Federal e o Ministério Público do Trabalho, esse tipo de prática é considerada fraude, uma vez que:

  • obriga o trabalhador a exercer sua função como empregado sem obter os benefícios que a relação trabalhista traz.

É por essa razão que existe uma preocupação generalizada com relação à reforma trabalhista proposta pelo atual governo, a qual prevê a flexibilização dos contratos de trabalho a fim de estimular a economia.

A flexibilização dos contratos de trabalho

A CLT é clara quanto à possibilidade de terceirização de atividades no universo corporativo: somente aquelas funções que não são essenciais à empresa podem ser repassadas a terceiros.

No caso de uma indústria, por exemplo, a produção jamais poderia ser terceirizada, pois constitui a atividade-fim da organização.

A proposta governamental de reforma trabalhista prevê a possibilidade de terceirizar qualquer atividade, até mesmo aquelas essenciais ao core business da organização, o que pode trazer à tona um exército de profissionais contratados mediante a pejotização constante na reforma trabalhista.

Saiba um pouco mais sobre prestadores de serviço

Para as empresas, uma vantagem inigualável, pois diminui drasticamente a quantidade de tributos recolhidos, os quais são repassados ao trabalhador-empresa.

Em contrapartida, o profissional pejotizado tem muito a perder.

Imagem 3

As desvantagens da pejotização

O Brasil é um dos países que mais incentiva o empreendedorismo, tendo inclusive criado o MEI – Microempreendedor Individual para:

  • estimular a formalização de diversos profissionais que atuavam de maneira autônoma no mercado sem o recolhimento de impostos.

Os benefícios destacados para que o profissional siga pelo caminho da pejotização reforma trabalhista são:

  1. a ausência de chefe,
  2. flexibilidade de horário,
  3. capacidade para atender várias empresas ao mesmo tempo,
  4. definição das suas próprias atividades
  5. remuneração maior.

Entretanto, o profissional que se sujeita a trabalhar como pessoa jurídica tem muito mais a perder do que a ganhar:

  1. FGTS,
  2. Previdência,
  3. 13º salário, férias,
  4. horas extras,
  5. seguro desemprego,
  6. afastamento por doença,
  7. entre outros benefícios que somente os contratados pela CLT têm direito.

Além delas é a parda de alguns benefícios.

Pese ainda que muitas empresas exigem do PJ dedicação exclusiva, subordinação às regras da empresa, cumprimento de prazos conforme estipulado e até mesmo cumprimento de horário de trabalho, o que configura relação trabalhista, não terceirização de serviços.

Ações na mira da Receita Federal

De olho nestas atitudes, que já são bem mais comuns do que se imagina, a Receita Federal vê com preocupação a flexibilização das relações trabalhistas. Hospitais contratam médicos mediante pejotização, imobiliárias contratam corretores de imóveis da mesma forma, assim como empresas de comunicação contratam jornalistas com CNPJ.

Veja também este conteúdo: https://eucontador.com.br/saiba-a-relacao-de-fiscalizacao-entre-o-pagseguro-e-a-receita-federal/

Caso se concretize a reforma trabalhista, o Fisco deixará de arrecadar milhões de reais por ano e os trabalhadores passarão a ser explorados como empresas, contudo, com as mesmas obrigações de quem está contratado mediante a CLT.

Especialistas no assunto afirmam que é preciso considerar mudanças significativas na legislação, mas não transferir para o trabalhador o peso dos encargos tributários de uma empresa para que ele tenha acesso a emprego.

E você, o que pensa a respeito da pejotização reforma trabalhista? Deixe seu comentário!

O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Aqui realizamos 100% das OBRIGAÇÕES FISCAIS de sua empresa!
Imagem 4
Comece agora mesmo!!!

 

Classifique nosso post

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar com a contabilidade da sua empresa.
Veja também

Posts Relacionados

Tributação para Empreendedores, Como Agir?

Pensão alimentícia no IRPF 2024!

#contabilidade #pensaoalimenticia #irpf 🔗Contrate: https://eucontador.com.br/contrate 🔗Faça um diagnóstico agora: https://ajmed.com.br/aj-diagnostico Saiba o que mudará na declaração de pensão alimentícia no Imposto de Renda de Pessoa Física de 2024! Confira neste

Recomendado só para você
Caso seu contador (ou você mesmo, profissional da área) não…
Cresta Posts Box by CP