Funcionário reclamão no comércio, Saiba o que fazer!

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Se gerenciar recursos humanos fosse tão fácil, não haveria um departamento completamente dedicado a isso e todos os procedimentos relacionados seriam muito mais simples e fáceis, correto?

Mas não é bem assim:

  1. a diversidade de perfis,
  2. personalidades,
  3. caracteres e
  4. índoles influencia o ambiente de trabalho,

Seja de forma positiva ou negativa, e precisa de acompanhamento

É exatamente neste momento quando podem surgir algumas dificuldades e uma empresa tenha que lidar com funcionários difíceis, seja em relação à instituição ou mesmo no relacionamento entre os colegas de trabalho.

Particularmente, há um tipo de empregado que dá um pouco de dor de cabeça à qualquer instituição: o funcionário reclamão.

O papel da administração

Os administradores da empresa devem pensar no bem estar coletivo, fazer o possível para melhorar o ambiente de trabalho e maximizar a produtividade e fluidez dos processos.

Mas, se quando se identifica um funcionário que se queixa permanentemente, é fundamental analisar o caso pontual para definir a estratégia de ação.

Nesta etapa, o importante é ser imparcial e não supor a partir de informações de terceiros.

O responsável por analisar o caso precisa verificar todos os lados para chegar à uma conclusão imparcial, e o mais correta possível.

Entenda um pouco mais sobre comércio

Sobre as queixas pertinentes

Se há uma reclamação, ela primeiro deve ser avaliada.

Sendo assim, é preciso averiguar se uma queixa procede.

Se a mesma está pautada:

  1. primeiramente em evidências,
  2. em segundo lugar por fatos que a corroborem,
  3. se efetivamente existe algo a melhorar ou
  4. por fim se efetivamente existe algo a considerar como passível de melhoria.

Mas se a forma como ele se queixa é questionável e cria inconvenientes, isso já se trata de outro problema.

A partir do momento que se confirme alguma das hipóteses do “funcionário reclamão”, chega o momento de estudar o problema e propor alternativas para corrigir o desvio.

É um bom momento para dar o devido crédito para quem se queixou e aproveitar a oportunidade de corrigir a sua postura.

O fato de ter razão sobre algo não significa que uma pessoa possa ser arrogante ou prepotente.

Uma conversa à parte pode ser suficiente.

A empresa agradece as sugestões mas também pode colaborar com o crescimento do profissional ajustando sua postura.

Mostre o quão importante é seguir apontando erros mas como isso deve ser feito de forma respeitosa, já que criar tensões inclusive pode dificultar a solução dos inconvenientes que ele aponta.

As reclamações sem sentido

Também podem existir casos onde o funcionário não quer necessariamente contribuir ou criticar – mesmo que meio ‘sem jeito’ – um procedimento.

Há muita gente que reclama para denegrir, mesmo que tenha que inventar coisas.

Quando se identifique um profissional que está em:

  • permanente atrito com a instituição ou
  • permanente atrito com os companheiros de equipe, não tendo razão alguma nas suas considerações,

É hora de retirar o indivíduo dos quadros.

No entanto, uma advertência pode ser feita antes de tomar qualquer decisão.

Chamar o empregado para uma conversa em particular e indagar sobre seus problemas de relacionamento A partir daí, observar seu comportamento e definir se ele apresenta alguma mudança ou o se o problema se repete.

Se nada muda, é hora de corrigir o inconveniente ma através do desligamento do funcionário.

Pra concluir

Parte do êxito de uma instituição é derivado da diversidade dos perfis que conformam as equipes de trabalho.

Incluir profissionais de diferentes características é benéfico pois aumenta as possibilidades de adaptação. Entretanto, somente os que queiram efetivamente colaborar para a manutenção da produtividade e do cumprimento dos objetivos devem ser mantidos nas equipes.

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