Escritório de Contabilidade especializado no Mercado Livre

Mercado Livre

Pensando em vender no Mercado Livre? Para muitos usuários da internet, realizar transações de compra e venda no meio digital é algo ainda complicado. Isso porque não existe ainda um conhecimento total sobre direitos e deveres que esteja ao alcance de todos. Pensando nisso, escritórios de contabilidade têm se especializado nesse ramo para ajudar aquelas pessoas que tem dúvidas sobre o comércio eletrônico.

Hoje é possível utilizar as redes sociais e alguns sites específicos para vender produtos e aumentar a renda pessoal, estimulando o e-commerce. Aqui falaremos um pouco sobre os processos de compra e venda no Mercado Livre e porque contratar uma empresa com conhecimentos técnicos para cuidar das partes mais burocráticas desse negócio.

Como ocorre a questão tributária no site Mercado Livre?

As vendas através do e-commerce sofreram um aquecimento nos últimos meses causado pela crise mundial do coronavírus. Por isso, mais empresas têm utilizado a internet para comercializar seus produtos e se mostrar a disposição do público consumidor. Além do Instagram, outra plataforma bastante utilizada é o site Mercado Livre.

No entanto, existem muitas dúvidas relacionadas às tributações e formas de pagamento nele. Por isso, ao utilizá-lo para vender, lembre-se que você está sendo intermediado por uma plataforma, com termos de aceite e sobretudo condições que são exigidas por ele. Aqui estão incluídas as responsabilidades, recolhimento de tributos relacionados às vendas e outras questões.

Também vale salientar que vender algum equipamento ou produto como pessoa física tem uma grande diferença de quem vende como empresa. Além de tudo, o site não se responsabiliza pelas questões tributárias, portanto, é fundamental que você assuma a responsabilidade ao assinar o contrato como usuário. Então, leia-o antes de realizar alguma transação e se possível tire suas dúvidas com um contador.

Informações do Mercado Pago

Um dos meios de pagamento que são disponibilizados pelo Mercado Livre é a ferramenta de transação financeira do Mercado Pago. Ao realizar uma venda por ele, o site enviará as informações referente ao tipo de produto e valor da venda. Tudo isso estará disponível na plataforma, até mesmo para consulta do Governo, se necessário.

Mas não se preocupe, pois essas informações só serão disponibilizadas se forem requeridas por empresas intermediárias. Dessa forma, o site será obrigado a concedê-las. Por isso, você deve estar sempre em dia com suas obrigações fiscais, emitindo documentos de venda e compra, para não ser pego de surpresa pela fiscalização.

Quais os riscos você corre ao vender pelo site?

Caso você esteja iniciando no e-commerce agora, tenha em mente que não basta apenas criar uma conta no Mercado Livre. É preciso observar algumas questões para ter um bom relacionamento com a plataforma e com o cliente. Os riscos são:

  • Ser bloqueado

Pode acontecer do lojista ser bloqueado sem motivo algum ou por algum motivo reincidente. Vale salientar que cada situação é diferente, porém, essa medida é tomada para evitar fraudes ou quando o vendedor recebe alguma denúncia.

  • Ter a conta hackeada

Essa situação é bastante comum, ainda mais quando não há segurança na internet. Hoje existem hackers que invadem contas, sacam valores das contas e pagam boletos. Por isso, cuide da sua conta para que isso não aconteça.

  • Perder a reputação

Ter uma boa avaliação dos compradores é fundamental para o sucesso de qualquer empresa no Mercado Livre. Por isso, é muito importante entrar em contato com o cliente sempre que ele estiver insatisfeito, para evitar receber avaliações negativas por uma situação que não é culpa do vendedor.

Como evitar problemas futuros?

Vamos supor que você tenha uma empresa que receba determinado valor em sua conta, mas declare uma quantidade inferior. O Governo terá acesso a essas informações através dos bancos e também das suas vendas através do Mercado livre.

Isso pode te causar sérios problemas, que podem ser evitados se você estiver regularizado e souber os valores de entrada e saída. Por isso, planeje-se para evitar esse tipo de situação.

No entanto, existem alguns cuidados iniciais que você deve ter ao utilizar o Mercado Livre para realizar as suas vendas. Confira alguns:

  • Termos de Aceite

Toda plataforma impõe ao usuário que efetua vendas uma série de condições para utilização, que é chamado de termo de aceite. Ali estarão descritos detalhes sobre os tributos relacionados à vendas de produtos. Quando se trata de Mercado Livre, esses produtos podem ser novos ou usados a pessoa pode ser física ou jurídica.

Por isso, é muito importante observar esses termos e se tiver dúvida, entrar em contato com um escritório especializado. Os profissionais que lá atuam serão capazes de identificar algo que porventura você tenha deixado passar despercebido.

  • Termos de uso

O termo de aceite tem relação com a questão tributária. Enquanto isso, o termo de uso se refere às autorizações que você dará ao site, ou não, para enviar informações referentes ao faturamento para solicitantes. Ou seja, terceiros podem ter acesso aos seus produtos vendidos, histórico de transação e destino, além do valor das vendas. Ou seja, terão acesso ao banco de dados totalmente.

Como mencionamos anteriormente, o Governo poderá ter em mãos esses dados, caso seja necessário. Por isso, é muito importante que você esteja regular para poder continuar entregando o seu serviço ou produto de forma digital para o seu cliente.

O interessante é que antes de você iniciar as vendas, já esteja cadastrado no Simples Nacional. Se esse ainda não é o seu caso, entre em contato agora mesmo com um escritório de contabilidade.

Contrate um escritório especializado

O Eu Contador conta com um time de profissionais com larga experiência no Mercado Livre.

O nosso time poderá auxiliar você e a sua empresa em todas as questões fiscais e contábeis necessárias para operar no Mercado Livre. Com o Eu Contador, você terá todo o apoio para regularizar o seu negócio e vender muito no Mercado Livre!

Deseja saber mais e descobrir como o Eu Contador pode ajudar você a guiar os seus negócios no Mercado Livre? Então, não perca mais tempo! Entre em contato conosco agora mesmo!

Orçamento