Como emitir Nota Fiscal – NFe do meu comércio no Mercado Livre

Como emitir Nota Fiscal - NFe do meu comércio no Mercado Livre

Como emitir nota fiscal no Mercado Livre? O e-commerce se tornou uma ótima opção para empreendedores que desejam atrair novos clientes e fidelizar os que já existem. Porém, uma dúvida muito comum de quem possui um negócio e anuncia no Mercado Livre é como emitir Nota Fiscal Eletrônica de forma simples e prática. Pode parecer que não, mas isso é muito mais fácil do que se imagina.

Hoje em dia é muito prático comercializar produtos através do marketplace e a geração de notas aumenta a confiabilidade no negócio. Por isso, se você tem uma micro empresa, confira esse texto até o fim e descubra como realizar essa ação gratuitamente.

Por que emitir nota fiscal no Mercado Livre?

Se você possui um CNPJ, uma empresa regularizada ou realiza o pagamento de tributos no Simples Nacional, Lucro Real ou Presumido, é obrigado a emitir nota fiscal para o Mercado Livre.

No entanto, se você não se enquadra em nenhum desses requisitos que mencionamos, não se preocupe com isso. Aliás, vale salientar que se você trabalha como MEI, não tem essa obrigação, a menos que você queira.

Ter em mente essas informações evita que a empresa sonegue impostos e venha a ter problemas com Receita Federal futuramente. Além disso, ao utilizar um site de terceiros para realizar a sua venda, você terá responsabilidades que vão garantir a sua segurança.

Essa é uma vantagem para quem vende e para quem compra.A norma instituída em 2018, que torna obrigatório o lançamento de notas em todas as postagens feitas pelos correios. Caso não exista a nota, deverá ser inserido ao lado da encomenda um documento declarando o que há no conteúdo e os seus detalhes.

Mas nas transações feitas pelo Mercado Livre, deve haver sim todo um controle. Se você costuma comercializar seus produtos constantemente, entenda a seguir como você pode emitir a sua nota fiscal de forma simples.

Passo a passo para emitir nota fiscal

Se você tem esse questionamento, vamos solucioná-la agora mesmo. Inicialmente, é fundamental registrar a empresa com certificado digital A1 ou A3 em empresas do ramo. E para que servem essas certificações?

O A1 é um arquivo que deve ser instalado no seu computador. Enquanto o A3 tem validade de até 3 anos e é utilizado por um cartão ou token, em qualquer computador.

Outra observação é que você irá solicitar de forma gratuita através do Mercado Livre. Agora conheça as etapas para adquirir esse documento.

Insira os dados da empresa

Se você utilizar esse sistema com frequência, os dados inseridos ficarão gravados para usos posteriores. No perfil do vendedor existe uma parte para você inserir informações acerca da sua empresa. Vale relembrar que aqui é necessário o certificado digital.

Informe quais são os produtos

Nessa parte, o sistema exigirá que você insira quais são os produtos que você está ofertando, e dados como o código universal, a sua origem, o NCM, que é o código que indica a categoria e outras informações.

Informe os dados do comprador

Esses dados já serão preenchidos de forma automática. Porém, é fundamental que você verifique se tudo está certo para que não haja nenhum problema posterior.

Emita a nota fiscal

Agora é só clicar em “Emitir NF-e” pelo Mercado Livre. Em seguida, o site enviará um documento da Secretaria da Fazenda, responsável pela nota, informando que todo o processo foi finalizado com sucesso.

Você não deve pagar nada por isso. Essa é uma forma de incentivar que empreendedores consigam vender mais, além de dar uma segurança às suas transações. No próximo tópico, conheça algumas das perguntas mais realizadas por quem está no processo de venda.

Dúvidas frequentes sobre a emissão

Se você é vendedor e tem um e-commerce no Mercado Livre, saiba que nem sempre sua nota fiscal será aprovada. Então descubra o que fazer em algumas situações que podem ocorrer ao emiti-la.

O que fazer se a nota for rejeitada?

Existem alguns casos em que a nota fiscal pode ser rejeitada. Por isso, é importante que você volte ao processo inicial e corrija os dados. Caso esse não seja o motivo, você será informado do porquê da rejeição.

No entanto, não deixe passar muito dias para resolver essa situação, pois o Mercado Livre entenderá que deve encerrar a compra. Aliás, você poderá ter problemas fiscais. Então, clique na opção de “carta de correção” e verifique os erros que possam ter.

Como rever as notas emitidas?

Para rever todas elas, é necessário entrar na lista de vendas e clicar em “Exportar NF-e”. Lá você terá acesso às suas notas, período em que foram emitidas e qual o formato que você irá salvá-las.

Além disso, entrará em contato também com notas inutilizadas, autorizadas, canceladas, bem como as cartas de correção.

Como cancelar uma nota?

É possível cancelar uma nota em até 24h contando da data de emissão. No entanto, consulte a Secretaria da Fazenda do local onde você mora para confirmar isso, pois é ela quem faz o cancelamento, não o Mercado Livre, que fica responsável apenas pelo envio.

Após o prazo estabelecido, não será mais possível cancelá-la. Ou seja, você deverá emitir uma nota de entrada através do sistema ERP ou outra ferramenta que faça a mercadoria retornar ao estoque.

Sou MEI. Como posso emitir nota fiscal?

Como mencionamos anteriormente, se você for MEI não é necessário emitir notas fiscais. Mas ela pode significar uma segurança para o cliente e para você, sobretudo quando se trata de vendas por meio do ambiente digital.

Ou seja, o seu consumidor irá validar a confiança que tem em você e isso poderá te causar muitos benefícios dentro da plataforma. Por isso, se puder, emita nota para eles.

Aproveite a plataforma para investir em anúncios bem elaborados, com imagens atraentes sobre o seu produto. Essa é apenas uma dica para você ter sucesso nas suas vendas no Mercado Livre.

Por fim, para reduzir as chances de fazer alguma movimentação errada ou ter algum problema na plataforma, procure ajuda de um escritório de contabilidade especializado no Mercado Livre.

Conte com o time de especialistas do Eu Contador! Entre em contato conosco agora mesmo!

Telefone: (11) 2041-1019 / (11) 2041-7266

WhatsApp: (11) 96980-6588

E-mail: bruno@eucontador.com.br

Orçamento