Cronograma IRPF 2017 é divulgado pela Receita

Compartilhe nas redes!

O Cronograma do Programa do Imposto relativo à Renda da Pessoa Física do ano 2017 foi informado pela Secretaria da Receita Federal brasileira (IRPF 2017). Além da Declaração de Ajuste Anual de Pessoa Física, outros apps estão disponíveis para que cumprir as obrigações tributárias seja facilitado para os contribuintes. Atualmente, estes são os programas disponibilizados:

Programa IPRF 2016

Primeiramente é necessário baixar o software do Gerador da Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física para o exercício de 2017, ano-calendário 2016, nesta página.

Por fim, em alguns casos específicos, é preciso que o contribuinte baixe programas complementares.

Caso tenha dúvidas sobre como preencher, obrigatoriedade, formas de elaboração, multas por atraso na entrega, entre outras questões, você pode entrar na página de ajuda do preenchimento da Receita Federal.

Programa de Apuração dos Ganhos de Capital (GCAP2017)

O software é desenvolvido em Java e pode ser usado em qualquer sistema operacional. O app está disponível na página da Receita Federal, neste link.  Entre os recursos disponíveis, encontramos:

  • primeiramente a apuração dos rendimentos sujeitos a tributos exclusivos,  da parcela isenta e do imposto devido
  • em segundo lugar imprimir DARF para pagar o imposto
  • por fim importar pelo software consulta irpf 2016

Para proceder com o preenchimento do Demonstrativo de Ganhos de Capital, você precisa:

  • Completar o Demonstrativo de Ganhos de Capital pelo programa GCAP2016
  • Salvar os dados do Demonstrativo em uma mídia removível, como um pen drive ou disco externo, através da opção “Exportar para o IRPF 2016” do menu Ferramentas do programa GCAP 2016
  • por fim importar as informações do Demonstrativo de Ganhos de Capital pelo software.

Programa Carnê-Leão 2016

As pessoas físicas que não tenham informações declaradas diretamente pela fonte das receitas (tais como aluguéis, corridas de taxi, prestação de serviços sem nota fiscal, atendimento médico e trabalhos informais em geral precisam declarar pelo programa de Recolhimento Mensal Obrigatório, o Carnê-Leão 2016.

Caso queira saber um pouco mais: https://eucontador.com.br/pejotizacao-esta-na-mira-da-receita-federal/

Para baixar o programa no IRPF, entre consulta irpf. É importante declarar corretamente para não criar conflitos entre as informações da Receita e a movimentação bancária ou gastos com cartão de crédito e até mesmo as compras registradas no seu CPF.

Rascunho da Declaração

Este aplicativo permite que os contribuintes façam um rascunho de suas declarações antes de serem entregues no seguinte ano. No aplicativo, é possível completar previamente algumas das informações requeridas na Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física.

Nesse sentido o acesso é feito através do uso de uma palavra-chave criada pelo usuário. Caso precise de alguma orientação, é só entrar no link de ajuda da Receita Federal.

No dia 13 de Janeiro a Portaria Ministerial com a Tabela de Reajuste do Salário de Contribuição foi publicada e sua finalidade é mostrar a aplicação das alíquotas da Contribuição Previdenciária do ano 2017 no IRPF.

Em suma, a portaria foi publicada depois que o IBGE divulgou o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) relativo ao período de dezembro de 2016. No dia 11 de janeiro, o IBGE publicou a página com os índices relativos ao intervalo.

Nesse vídeo falaremos um pouco sobre a diferença entre empresa Inativa e Sem Movimento… Confira!!

O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!
Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Simples Nacional para engenheiros

Simples Nacional para engenheiros

Como funciona o Simples Nacional para engenheiros? Será que este é o melhor regime tributário para engenheiros que possuem ou pretendem abrir um CNPJ? Em

Recomendado só para você
Juntamente à lei das sociedades anônimas em 1976 surgiram as…
Cresta Posts Box by CP