Contabilidade para social media

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Se você procura uma contabilidade para social media ou precisa tirar algum tipo de dúvida sobre o assunto, saiba que você chegou ao lugar certo.

Neste conteúdo, o Eu Contador, sua contabilidade especializada em negócios digitais, vai responder as principais dúvidas dos profissionais de social media que nos procuram.

Para conferir o que o nosso time separou para você e saber mais, continue conosco e acompanhe este artigo até o final, ou clique em um dos botões abaixo e fale com um dos nossos contadores.

O que faz um social media?

O social media é o responsável por gerenciar e executar estratégias de marketing nas redes sociais em nome de uma empresa, marca ou organização, mediante as seguintes ações:

  • Estratégia de mídia social: Desenvolvimento e implementação de estratégias eficazes de mídia social alinhadas aos objetivos de marketing da empresa.
  • Criação de conteúdo: Criação de conteúdo relevante, envolvente e visualmente atraente para as redes sociais, o que pode posts, imagens, vídeos, infográficos e outros formatos de conteúdo para promover a marca, produtos ou serviços da empresa.
  • Gerenciamento de contas de mídia social: Administração das contas da empresa nas redes sociais, garantindo que conteúdos sejam publicados regularmente, bem como, que comentários e mensagens sejam respondidas em tempo oportuno.
  • Monitoramento e análise: Acompanhamento das métricas de desempenho de campanhas de mídia social, utilizando ferramentas de análise para medir o engajamento, o alcance e o impacto das atividades nas redes sociais.
  • Acompanhamento das tendências: Acompanhamento de tendências, das mudanças de algoritmos, novos recursos e atualizações nas plataformas de mídia social, e adaptam as estratégias para melhorar o desempenho da empresa nas redes sociais.

Com o boom das redes sociais, a demanda por profissionais de social media, ou seja, pessoas preparadas para executar as tarefas acima, é cada vez maior.

Qual a importância da contabilidade para social media?

A contabilidade para social media é essencial para que profissionais da área possam manter todas as suas obrigações em dia com o fisco, emitir notas fiscais, e pagar menos impostos.

Dentre as principais atribuições do contador, podemos destacar:

  • Abertura e legalização de CNPJ;
  • Cálculo de impostos e emissão de guias;
  • Entrega de obrigações acessórias ao fisco;
  • Orientação para emissão de notas fiscais;
  • Elaboração do balanço anual obrigatório;
  • Dentre outras atividades importantes.

Com o apoio de uma contabilidade especializada para profissionais de social media, você pode manter o foco nas suas atividades, enquanto contadores com expertise no assunto, cuidam das suas obrigações perante o fisco.

Vale a pena abrir CNPJ para social media?

Sim. Vale a pena procurar uma contabilidade para social media e abrir um CNPJ. Na prática, o profissional que toma esse tipo de decisão tem acesso a uma série de benefícios, dentre os quais, podemos destacar:

  • Economia no pagamento de impostos: Enquanto profissionais de social media que trabalham como pessoa física, precisam contribuir com até 27,50% em imposto de renda sobre seus rendimentos, aqueles que decidem abrir um CNPJ, podem passar a pagar apenas 6% em impostos.
  • Permissão para emissão de notas fiscais: Para prestar serviços para empresas, os profissionais de social media precisam faturar e emitir nota fiscal, coisa que só é possível, com um CNPJ.
  • Mais credibilidade: Profissionais de social media que possuem CNPJ, transmitem mais credibilidade aos clientes, e com isso, podem fechar contratos e parcerias maiores.
  • Acesso a conta bancária PJ: Com um CNPJ, você poderá abrir uma conta bancária empresarial e ter acesso a todos os benefícios que esse tipo de solução pode oferecer.

Como funcionam os impostos para social media?

Profissionais de social media que procuram uma contabilidade especializada e decidem abrir um CNPJ, pagam menos impostos, pois podem ser tributados em regimes como o Simples Nacional e o Lucro Presumido.

  • No Simples Nacional, os profissionais de social media podem pagar seus impostos no Anexo III, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento mensal.
  • Por sua vez, no Lucro Presumido, a alíquota de contribuição dos profissionais de social media gira em torno de 13,33% a 16,33% sobre o faturamento.

Em ambos os casos, como PJ paga-se menos impostos do que na pessoa física, onde as contribuições são baseadas na tabela do Imposto de Renda, e podem chegar a 27,50% sobre o faturamento, conforme detalhamento abaixo:

Base de cálculo Alíquota Parcela a deduzir
Até 2.112.00 Isento Isento
De 2.112,01 até 2.826,65 7,50% R$ 158,40
De 2.826,66 até 3.751,05 15% R$ 370,40
De 3.751,06 até 4.664,68 22,50% R$ 651,73
Acima de 4.664,68 27,50% R$ 884,96

Social media pode ser MEI?

De acordo com a legislação em vigor, quem atua como social media não pode ser MEI, pois exerce um tipo de atividade que não faz parte do rol de ocupações permitidas para os microempreendedores individuais.

A boa notícia, é que isso não deve ser motivo para desânimo, pois em contrapartida, o social media pode abrir uma ME (Microempresa), outra modalidade muito interessante quando o assunto são tipos de empresa.

Como abrir CNPJ para social media?

Após conferir as respostas para as principais dúvidas relacionadas a contabilidade para social media, é hora de conferir em um passo a passo, o que é preciso para abrir o seu CNPJ.

1.Contrate uma contabilidade para social media

O primeiro passo quando o objetivo é abrir CNPJ para social media, é contratar os serviços de uma contabilidade especializada, e que entenda bem o seu modelo de negócio.

O contador ficará responsável por cuidar de todos os trâmites legais para abertura da sua empresa, e além disso vai ajudar você a pagar menos impostos e aumentar os seus lucros.

2.Separe a documentação necessária

Por sua vez, o segundo passo consiste na separação de alguns documentos conforme a orientação do contador.

Basicamente, você precisará de RG, CPF e um comprovante de residência, sendo recomendado ainda, que você escolha um endereço diferente da sua residência para registrar a sua empresa e preservar sua segurança.

Nesse sentido, uma das possibilidades é utilizar uma sede virtual. Entre em contato conosco para saber mais sobre essa alternativa.

3.Aguarde a abertura do seu CNPJ

Por fim, basta aguardar alguns dias, enquanto cuidamos dos trâmites para abertura do seu CNPJ, o que inclui:

  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão do CNPJ na Receita Federal;
  • Liberação da Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento na Prefeitura.

Deseja saber mais, recolher menos impostos e abrir CNPJ para social media? Clique em um dos botões abaixo e faça contato conosco agora mesmo.

 

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