Contabilidade para agência de publicidade: Como funciona?

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Você sabia que o apoio e assessoria de uma contabilidade para agência de publicidade pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio?

Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a contabilidade para empresas de publicidade, incluindo as formas de tributação para esse tipo de empresa e o passo a passo para abrir a sua agência.

Entenda a importância dos serviços prestados por uma assessoria contábil especializada e descubra como eles podem contribuir para a redução de impostos, aumento dos lucros e também para o crescimento da sua empresa.

O que é uma agência de publicidade?

Agências de publicidade são empresas especializadas na prestação de serviços de marketing e propaganda para empresas, órgãos públicos, organizações e pessoas físicas.

Esse tipo de empresa costuma oferecer serviços completos em publicidade, com o objetivo de fortalecer marcas, ideias e alavancar a venda dos produtos e serviços de seus clientes.

Sem dúvidas, um negócio que possui excelente potencial de retorno e pode ser muito lucrativo, principalmente no atual cenário, onde as campanhas de marketing e publicidade são cada vez mais requisitadas pelas empresas.

No entanto, é importante destacar que para oferecer serviços completos, uma agência de marketing e publicidade precisa contar com uma série de profissionais, dentre eles:

  • Designers;
  • Programadores web;
  • Redatores;
  • Estrategistas de marketing;
  • Social media;
  • Analistas de SEO;
  • Analistas de tráfego;
  • Dentre outros profissionais.

Contabilidade para agência de publicidade: Como abrir a sua empresa

Muito provavelmente, você que chegou até esse conteúdo já sabe como funciona e o que faz uma agência de publicidade.

Sendo assim, é hora de conferir o passo a passo e os documentos necessários para abrir uma empresa neste segmento.

1.Separe os documentos para abertura da empresa: Para abrir uma agência de publicidade, você precisará separar alguns documentos, são eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para abertura da empresa.

2.Elabore um Contrato Social: Além de separar os documentos necessários, você também vai precisar preparar um Contrato Social.

O Contrato Social é o documento utilizado para formalizar a empresa e realizar o seu registro na Junta Comercial.

Neste documento devem constar informações importantes sobre a futura empresa, dentre elas:

  • Nome, RG e CPF dos sócios;
  • Capital inicial da empresa;
  • Percentual de participação de cada sócio;
  • Atividades a serem desenvolvidas (CNAE);
  • Local de instalação da empresa.

3.Contrate uma contabilidade especializada: Na sequência será preciso contratar uma contabilidade para agência de publicidade.

O contador fornecerá toda a orientação e assessoria necessária para a abertura e regularização da empresa, incluindo:

  • Registro na Junta Comercial e emissão do NIRE;
  • Registro na Receita Federal e emissão do CNPJ;
  • Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
  • Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
  • Obtenção de licenças especiais, como a da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros (quando necessárias).

Com toda documentação regularizada por um contador a agência de publicidade estará apta para entrar em funcionamento.

Contabilidade para agência de publicidade: Como funciona a tributação?

Você já sabe como abrir uma agência de publicidade, sendo assim, é hora de saber mais sobre impostos e tributos.

Para entender como funciona a tributação para agências de publicidade, precisamos conhecer o seu CNAE, que neste caso é o 7311-4/00 – Agências de publicidade.

De acordo com a legislação em vigor para o CNAE destacado, agências de publicidade podem optar tanto pelo Simples Nacional, como também pelo Lucro Presumido. 

Vejamos como funciona cada caso para descobrir qual é a opção mais econômica:

Simples Nacional para agência de publicidade

No Simples Nacional, as agências de publicidade podem ser enquadradas no Anexo III, com alíquotas entre 6% e 33% ou no Anexo V, com alíquotas entre 15,50% e 30,50%.

Confira os anexos:

Anexo III

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 6,00%
De 180.000,01 a 360.000,00 11,20% R$ 9.360,00
De 360.000,01 a 720.000,00 13,20% R$ 17.640,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 16,00% R$ 35.640,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 21,00% R$ 125.640,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 33,00% R$ 648.000,00

Anexo V

Faixa Receita em 12 meses Alíquota Valor a deduzir
Até 180.000,00 15,50%
De 180.000,01 a 360.000,00 18,00% R$ 4.500,00
De 360.000,01 a 720.000,00 19,50% R$ 9.900,00
De 720.000,01 a 1.800.000,00 20,50% R$ 17.100,00
De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 23,00% R$ 62.100,00
De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 30,50% R$ 540.000,00

Lucro Presumido para agência de publicidade

Por sua vez, as agências de publicidade enquadradas no Lucro Presumido são tributadas com alíquotas entre 13,33% e 16,33% sobre o seu faturamento.

As alíquotas em questão são compostas por 11,33% em tributos federais e 2% a 5% referente ao ISS (Imposto Municipal).

Conte com o apoio dos nossos serviços em contabilidade para agência de publicidade e descubra o melhor regime tributário para o seu negócio.

Qual a importância da contabilidade

Você já sabe como abrir uma empresa de publicidade e como funciona a sua tributação, sendo assim, é hora de destacar a importância da contabilidade para agência de publicidade.

A contabilidade especializada é fundamental para empresas que desejam manter suas obrigações em dia com o fisco e economizar no pagamento de impostos.

Confira algumas das tarefas sob responsabilidade do contador:

  • Planejamento tributário para redução de impostos;
  • Escrituração fiscal e contábil;
  • Cálculo e emissão de guias;
  • Registro de funcionários;
  • Cálculo de folha de pagamento e pró-labore;
  • Entrega de obrigações acessórias;
  • Elaboração do balanço patrimonial;
  • Dentre outras obrigações.

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