Como trocar de contabilidade: tudo que você precisa saber

Compartilhe nas redes!

Como trocar de contabilidade? Essa é uma dúvida muito comum entre empresários que por algum motivo não estão satisfeitos com o seu atual contador, e por isso, entendem que é hora de fazer uma troca.

Sabendo disso, o Eu Contador decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, indicando os principais sinais que indicam que você precisa de um contador, bem como o que esperar da nova contabilidade e como funciona o processo de transição.

Para saber mais e tirar todas as suas dúvidas, continue a leitura do artigo ou clique em um dos botões abaixo e fale com o nosso time de especialistas.

Quando trocar de contabilidade?

Trocar de contabilidade é um direito do empresário, e existem alguns sinais que indicam que é hora de fazer uma mudança.

Neste tópico, nós vamos destacar as principais causas que levam empresas a trocar de contador. Talvez, você se identificará em uma ou mais delas.

1.Dificuldades na comunicação

Para que a prestação de serviços contábeis funcione da forma esperada, é muito importante que o escritório de contabilidade mantenha canais acessíveis e ágeis de atendimento com os seus clientes.

No entanto, para muitas empresas e empresários, nem sempre é fácil ter acesso rápido ao contador para tirar dúvidas ou solicitar algum tipo de documento.

Em muitos casos, o retorno é demorado e a empresa contratante dos serviços precisa ficar cobrando uma posição acerca das suas solicitações. Não tenha dúvidas, esse é um dos sinais que indicam a hora de trocar de contabilidade.

2.Falta de planejamento tributário

O planejamento tributário é uma ferramenta legal, que permite que empresas de diferentes portes e segmentos de atividade, economizem no pagamento de impostos.

No entanto, muitos escritórios ainda não oferecem esse tipo de serviço, tendo em vista que o mesmo demanda conhecimento profundo da legislação e análises periódicas da situação de cada cliente.

Por sua vez, em função disso, estima-se que 95% das empresas brasileiras pagam seus impostos incorretamente.

Diante disso, se a sua empresa não possui um planejamento tributário, saiba que em alguns casos, a decisão de trocar de contabilidade pode gerar economia de impostos.

3.Erros no cálculo da folha ou nos impostos

Erros recorrentes no cálculo da folha de pagamento ou nos impostos a serem pagos pela sua empresa podem gerar muitos transtornos, incluindo a aplicação de multas por parte do fisco e processos trabalhistas.

É um papel do contador, garantir a excelência da sua prestação de serviços, revisando com atenção os cálculos e apurações para evitar erros.

Diante disso, se você está sofrendo com erros da sua atual contabilidade, saiba que esse é mais um importante sinal de que é hora de trocar de contabilidade.

4.Atraso na entrega de obrigações

O atraso na entrega de obrigações acessórias ao fisco geralmente vem acompanhado de multas e juros, valores que você não deve concordar em arcar se o motivo do atraso é uma falha na prestação de serviços do seu contador.

Se você vem enfrentando problemas com atrasos e o seu contador sempre envia a folha de pagamento ou as guias para você pagar de última hora, você já pode começar a pensar em uma mudança de contabilidade.

5.Falta de atualização do escritório

A legislação brasileira passa por alterações constantes. Logo, é muito importante que você conte com o suporte de um escritório contábil que invista em atualizações e acompanhe as mudanças.

Além disso, você deve preferir os serviços de uma contabilidade digital, onde os processos acontecem de forma eletrônica, sem a troca de documentos físicos e com zero burocracia.

Com o suporte de uma contabilidade digital, você terá um contador sempre que precisar, mas ficará livre da troca de documentos físicos, pois tudo é enviado ou integrado por meio de plataformas inteligentes.

6.Custo-benefício dos serviços

Em alguns casos, as empresas identificam que precisam trocar de contabilidade em função do custo-benefício dos serviços oferecidos pelo atual contador.

Não estamos falando que você deve buscar uma nova contabilidade apenas com base no menor preço, pois inevitavelmente, o serviço prestado não será de qualidade (a conta não fecha)

Na prática, estamos lhe orientando a buscar um contador com o qual você não precisa se preocupar e que vale cada centavo pago em honorários, ou seja, que lhe ofereça um ótimo custo-benefício.

7.Falta de especialidade no seu tipo de atividade

Por fim, a decisão de trocar de contabilidade pode não está diretamente relacionada a falhas na prestação de serviços, mas sim, em função da necessidade de encontrar um contador especializado no segmento de atividade da sua empresa.

Contar com o suporte e assessoria de uma contabilidade que entenda todos os detalhes do tipo de atividade que é desenvolvida pela sua empresa, pode gerar benefícios importantes.

Como trocar de contabilidade e o que esperar do novo contador

Você já conferiu 7 sinais que indicam que é hora de trocar de contabilidade. Sendo assim, vamos explicar o que precisa ser feito para que essa transição aconteça.

1.Busque um novo escritório de contabilidade: Comece uma pesquisa e busque referências para encontrar um bom contador.

2.Leia o contrato com o atual contador: Verifique no atual contrato se não existe algum prazo mínimo de aviso prévio ou fidelidade.

3.Comunique a atual contabilidade: Após encontrar um novo contador, comunique formalmente a sua atual contabilidade a decisão de troca.

4.Solicite ao antigo contador o envio dos documentos da sua empresa: Por fim, basta solicitar ao antigo contador, o envio dos documentos e informações da sua empresa para a nova contabilidade.

Como podemos observar, o processo de transição é simples. Mas, afinal, o que esperar ou cobrar do novo contador?

  • Boa comunicação e atendimento ágil;
  • Cálculos precisos de impostos e folha;
  • Entrega de obrigações no prazo;
  • Redução da papelada e burocracia;
  • Planejamento para redução de impostos.

 

Diante disso, se você entende que precisa trocar de contabilidade e está buscando um novo escritório, que atenda melhor às suas expectativas, saiba que você pode contar com o time do Eu Contador.

Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco para saber mais sobre os nossos serviços e sobre o processo para trocar de contador.

 

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Simples Nacional para engenheiros

Simples Nacional para engenheiros

Como funciona o Simples Nacional para engenheiros? Será que este é o melhor regime tributário para engenheiros que possuem ou pretendem abrir um CNPJ? Em

Recomendado só para você
O ITCMD é um termo que pode não ser familiar…
Cresta Posts Box by CP