Como abrir CNPJ para pet shop: passo a passo completo

Compartilhe nas redes!

O mercado pet está em plena expansão no Brasil, diante desse cenário, temos muitos empreendedores interessados em montar um negócio no segmento, e que, portanto, precisam saber como abrir CNPJ para pet shop.

De acordo com a Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação), o Brasil é o terceiro maior país do mundo em vendas para o segmento pet, e deve fechar 2023 com um faturamento de mais de R$ 46 bilhões.

Em meio a paixão dos brasileiros pelos animais de estimação e o forte crescimento do setor nos últimos anos, montar um empreendimento neste nicho tem tudo para ser um excelente negócio.

Para saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas sobre a abertura de CNPJ, continue conosco até o final do artigo ou clique em um dos botões abaixo para falar com um contador especialista.

Como abrir CNPJ para pet shop [passo a passo]

Para que você tire todas as suas dúvidas e saiba como funciona o processo para abertura de CNPJ e legalização de pet shop, preparamos um passo a passo completo sobre o tema. Vale a pena conferir!

1.Contrate uma contabilidade especializada

Quando o objetivo é abrir CNPJ para pet shop ou qualquer outro tipo de negócio, a primeira coisa que o empreendedor deve fazer é buscar a orientação e assessoria de um escritório de contabilidade.

O contador poderá esclarecer dúvidas sobre impostos e sobre o processo de legalização, bem como, cuidar de todos os trâmites para abertura do negócio.

Além disso, a contabilidade fornece todo o auxílio que o empresário precisa para manter as obrigações do seu negócio em dia com o fisco.

2.Separe os documentos necessários

Na sequência, o empreendedor precisará separar a documentação exigida para abrir um CNPJ, o que inclui:

  • RG do empresário e sócios;
  • CPF do empresário e sócios;
  • Cópia do comprovante de residência;
  • Cópia do IPTU ou Inscrição Imobiliária do imóvel de instalação da loja.

3.Defina uma natureza jurídica e um regime tributário

Por sua vez, com base nos seus objetivos e na orientação da contabilidade, será preciso escolher uma natureza jurídica e um regime tributário para constituição do seu negócio.

Quanto à natureza jurídica, existem opções para quem deseja abrir uma empresa em sociedade e para aqueles que não possuem sócios, com destaque para os seguintes tipos de CNPJ:

  • SLU – Sociedade Limitada Unipessoal: Tipo de CNPJ para quem deseja abrir uma empresa sem dividir direitos e responsabilidades com sócios.
  • Sociedade Empresária Limitada: Tipo de CNPJ para quem deseja abrir o negócio com um ou mais sócios.

Por sua vez, quanto ao regime tributário, um pet shop pode optar por uma das seguintes opções:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Não se preocupe com os detalhes, o nosso time de especialistas vai analisar os seus objetivos e indicar o melhor regime tributário para o seu negócio.

4.Escolha o CNAE correto

Escolher o CNAE correto de acordo com os tipos de atividades que serão desenvolvidas pelo pet shop, também é muito importante.

Atualmente, existem as seguintes possibilidades:

  • 9609-2/08 – Higiene e embelezamento de animais domésticos;
  • 4789-0/04 – Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação;
  • 4771-7/04 – Comércio varejista de medicamentos veterinários;
  • 7500-1/00 – Atividades veterinárias.

Com a inclusão dos códigos de atividade corretos no CNPJ, o empreendedor evita problemas com o fisco e o pagamento de impostos em excesso.

5.Aguarde o registro e legalização da empresa

Por fim, é só aguardar alguns dias, enquanto a contabilidade cuida dos trâmites para registro e legalização do pet shop, o que inclui:

Assim que toda documentação estiver em ordem, você poderá iniciar as atividades do seu negócio.

Não se preocupe, abrir CNPJ para pet shop é mais fácil e rápido do que você imagina, principalmente com o apoio de uma contabilidade especializada como o Eu Contador.

Precisa ser veterinário para abrir CNPJ para pet shop?

Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ser veterinário para abrir CNPJ para pet shop, ou seja, todo e qualquer interessado em empreender no segmento, pode entrar com o pedido para formalização da empresa.

Para que não restem dúvidas, em julgamento sobre o tema o STJ – Superior Tribunal de Justiça, decidiu o seguinte:

Não estão sujeitas a registro perante o respectivo Conselho Regional de Medicina Veterinária as pessoas jurídicas que explorem as atividades de venda de medicamentos veterinários e de comercialização de animais, excluídas desse conceito as espécies denominadas legalmente como silvestres.

A contratação de profissionais inscritos como responsáveis técnicos somente será exigida, se houver necessidade de intervenção e tratamento médico de animal submetido à comercialização, com ou sem prescrição e dispensação de medicamento veterinário.”

Quanto custa abrir CNPJ para pet shop?

Quando o objetivo é abrir CNPJ para pet shop, outra dúvida comum é a que diz respeito aos custos de legalização desse tipo de estabelecimento.

Muitos acreditam, que para abrir um pet shop, é preciso fazer um alto investimento com taxas e documentos, quando na prática, os custos com o processo de legalização podem ser resumidos em três itens:

  • Honorários da contabilidade: Valor a ser cobrado pelo escritório de contabilidade que ficará responsável por cuidar dos trâmites de abertura da empresa.

 

  • Certificado digital: Aquisição do certificado digital, item indispensável para assinar documentos digitalmente e trocar informações com o fisco.

 

  • Taxa da Junta Comercial: Valor cobrado pela Junta Comercial do estado onde será registrado o pet shop.

Com mais de 40 anos no mercado, o Eu Contador conta com um time de especialistas para retirar todas as suas dúvidas e cuidar de todas as etapas relacionadas à abertura da sua empresa.

Para saber mais e abrir CNPJ para pet shop, com o apoio do nosso time, clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Como reduzir impostos na agência de marketing? Essa é uma…
Cresta Posts Box by CP