A 32ª Edição do Relatório E-bit WebShoppers apontou que só no primeiro semestre de 2015, as empresas de e-commerce faturaram 18,6 bilhões de reais, superando o valor alcançado no mesmo período do ano anterior, de R$ 16,1 bilhões.
Portanto, o Brasil possui aproximadamente 120 milhões de pessoas tem acesso a internet, de acordo com outra pesquisa apresentada pelo Nielsen Ibope.
Esses são dados que tem feito com que desde:
- primeiramente mega empresários e
- microempreendedores vejam a internet como uma fonte importante de faturamento.
Acima de tudo é fundamental para quem está de olho nesses números e pretende investir num endereço na internet, é possível abrir sua loja virtual em oito passos.
CNPJ
Não esqueça que para vender na internet você também precisa ter um CNPJ.
Quais os impostos você terá de recolher
Primordialmente é necessário saber quais os impostos você terá de recolher aos cofres públicos, o que vai variar dependendo do ramo de atividade.
Se for um Microempreendedor Individual (MEI), precisa arcar com R$ 60 reais por mês em tributo.
No Simples Nacional, a alíquota é de 4% sobre sua arrecadação mensal.
Qual tipo societário
No Brasil, sua empresa pode se enquadrar nos seguintes perfis:
- Sociedade em Nome Coletivo;
- Sociedade em Comandita Simples;
- Sociedade em Comandita Por Ações;
- Sociedade Anônima e
- Sociedade Limitada.
Importante ressaltar que a Sociedade Anônima e a Sociedade Limitada são as mais vistas por aqui.
Porém, se você pretende abrir um negócio de grandes proporções, a melhor alternativa é a Sociedade Anônima.
Para os pequenos negócios, o perfil mais indicado é a Sociedade Limitada. Esse foi
Escolha do Razão Social
Primeiramente você deve escolher o nome social da sua empresa.
Como resultado ele deve conter algo que caracterize o ramo de atividade empresarial.
Portanto é possível também que o nome de algum sócio faça parte da qualificação social da loja. Posteriormente, o empresário deve registrar esse nome em alguma instituição oficial do estado, por exemplo, na junta comercial.
Primordialmente antes do registro, procure saber se o nome que você escolheu já não existe, o que pode ser feito através do INPI ou na junta comercial do seu estado.
Saiba um pouco mais sobre Ecommerce |
Regime Tributário
A princípio é o registro propriamente dito. Se seus serviços abrangerem todo o território nacional, é aconselhável que o registro seja feito junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Documentos necessários para abertura
Primeiramente é preciso reunir alguns documentos.
Eles são:
- cópia do IPTU do imóvel onde a empresa será localizada;
- contrato de locação do imóvel ou
- declaração de propriedade,
- Fotocópias autenticadas da Carteira de Identidade,
- CPF e de residência dos sócios.
Atentar-se a exigências dos Órgãos de Classe
Por isso, você precisa estar atento às exigências dos Conselhos de classe da sua região, ou seja, tanto para a confecção do contrato social como para a constituição do vinculo societário.
Portanto, é preciso atender também a algumas exigências técnicas para o desenvolvimento da atividade.
Assinatura do Advogado (em alguns casos)
Por fim, não deixe de consultar um advogado, pois é eles que assinará o contrato no final do processo de abertura.
Ou seja, a presença dele só não é requerida quando o empreendimento for uma micro ou pequena empresa.