Todo novo evento que impacta as finanças da empresa deve ser lançado tanto no regime de caixa e competência para que os setores financeiro e contábil possam dar continuidade ao trabalho de planejamento e análise dos resultados da empresa.
O que acontece muitas vezes é que:
- não se entende muito bem quais as diferenças entre o regime de caixa e competência, considerando-se estes dois controles como iguais.
E você, sabe diferenciar um do outro?
Conhece a aplicabilidade e importância de cada um
O que é regime de competência
Regime de competência é um método de controle do setor contábil da empresa, o qual considera os lançamentos de entrada e saída de dinheiro no momento em que são gerados.
Por exemplo:
- Se você faz uma compra a prazo no valor de 30 mil reais, e vai pagá-la em três vezes de 10 mil, no regime de competência o valor é lançado integralmente no mesmo mês em que a compra foi feita, desconsiderando as datas de pagamento.
Esse método de controle é obrigatório e considera variáveis que não são consideradas no regime de caixa, como
- a depreciação dos equipamentos que sua empresa utiliza.
Ele serve basicamente para que você:
- compreenda o resultado operacional do empreendimento dentro do período, dando um panorama geral da sustentabilidade financeira da empresa.
O regime de competência é o insumo básico para a confecção do DRE – Demonstrativo de Resultados do Exercício, que trará de forma resumida todos os eventos que impactam:
- financeiramente o seu negócio e
- sua lucratividade.
O que é regime de caixa
O regime de caixa, por sua vez, é um controle do setor financeiro, o qual dá subsídios para que você confeccione o DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa.
No regime de caixa, toda:
- entradas e
- saídas de dinheiro
São lançadas no momento em que são efetivadas, diferentemente do regime de competência, veja como exemplo o regime caixa e competência na folha de pagamento.
- Usando o mesmo exemplo da compra a prazo, no regime de caixa você lançaria o débito de 10 mil reais a cada mês em que a fatura foi paga, permitindo que você saiba exatamente quando determinado evento ocorreu.
O regime de caixa é essencial para que você saiba quanto dinheiro a empresa tem efetivamente em caixa e assim possa se planejar para o futuro:
- em primeiro lugar com o pagamento de contas,
- em segundo lugar com os salários e
- por fim com previsão de novos investimentos.
Por que integrar regime de caixa e regime de competência
Toda empresa deve realizar os dois métodos de controle a fim de obter maior eficiência financeira:
- o regime de caixa traz informações detalhadas de todas as movimentações financeiras da empresa e
- o regime de competência consolida o saldo operacional do negócio.
Vistos de maneira integrada, esses dois controles permitem:
- uma visão completa da saúde financeira da empresa e
- uma visão estratégica sobre o que deve ser feito para melhorar a lucratividade e
- uma visão estratégica para melhorar a rentabilidade do empreendimento.
Por fim você já conhecia as diferenças entre regime de caixa e competência e o regime caixa e competencia na folha de pagamento? Sente alguma dificuldade ao elaborar esses dois documentos?
Deixe seu comentário!
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!