Fale Conosco
  • phone
    (11) 2041-1019 \ (11) 2041-7266
  • location_on

    Rua Engenheiro Osvaldo Andreani 614, Sala 1 Vila Rio Branco, Zona Leste.

Deixe sua Mensagem

MPEs terão facilidades com o Simples Exportação

Simples Exportação - MPEs terão facilidades com o Simples Exportação

Exportação sempre foi um tema para grandes empresas, pois a complexidade dos processos limitava a participação das micro e pequenas empresas nesta atividade. Porém, com o Decreto 8870/2016, editado em 06 de outubro de 2016 e que institui o Simples Exportação, as MPEs passam a ter maior facilidade para ingressar no mercado internacional e levar produtos brasileiros para outros países. Que tal conhecer um pouco melhor essa novidade?

O que é o Simples Exportação

Uma medida tomada pelo governo brasileiro para facilitar a entrada de micro e pequenas empresas no mercado de exportações. A partir do Portal Único do Comércio Exterior, os empreendedores terão acesso a todas as informações de que necessitam para iniciarem suas atividades como exportadores.

Entenda um pouco mais sobre ME e Epps

Todas as operações de exportação realizadas pelas MPEs deverão ser realizadas com a intermediação de um operador logístico habilitado, que terá permissão para:

  1. Habilitar a empresa para exportação;
  2. Obter licenciamento administrativo;
  3. Realizar o despacho aduaneiro;
  4. Consolidar e desconsolidar cargas;
  5. Contratar seguros;
  6. Realizar câmbio;
  7. Por fim, providenciar transporte e armazenagem.

Além disso, o empreendedor terá acesso a processos unificados, com a segurança da integração entre os órgãos envolvidos, o que facilitará os trâmites e pagamento de impostos.

As dificuldades enfrentadas pelas MPEs na exportação

De acordo com levantamento do Sebrae, as micro e pequenas empresas sempre tiveram dificuldades de acesso às exportações devido aos altos custos e a dificuldade de obter crédito para iniciar uma operação desta natureza. Outro entrave sempre foi a falta de informação sobre os processos de exportação, que agora fica mais simples com a instituição do Simples Exportação.

Segundo os micro e pequenos empreendedores, as principais dificuldades de acesso ao mercado exportador são:

  1. Primeiramente o acesso aos mercados-alvo (8%);
  2. Em segundo lugar preços e tributos (8%);
  3. Canais de comercialização (7%);
  4. Tributos (6%);
  5. Câmbio (6%);
  6. Acesso a financiamentos (5%);
  7. Por fim, trâmites alfandegários (5%).

Esses dados, apontador por pesquisa do Sebrae, demonstram o quanto uma medida que facilita e potencializa a participação de micro e pequenas empresas na exportação é importante para fomentar o comércio e libertar as MPEs dos entraves históricos para ter acesso a alternativas de vendas em momentos de crise.

E você, o que pensa desta novidade? Acredita que o exportação simples nacional 2018 vai contribuir para que as micro e pequenas empresas comecem a exportar mais? Deixe seu comentário!

O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!

Marcadores:

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Mais sobre Empreendedores