Como abrir uma empresa Simples Nacional para o Mercado Livre

Empresa Simples Nacional no Mercado Livre

Empresa Simples Nacional no Mercado Livre

Você está pensando em começar um novo negócio vendendo produtos pelo Mercado Livre? Então, você já possui uma empresa registrada no Simples Nacional, certo? Ainda não? Então não deixe de conferir esse artigo!

Iniciar um novo negócio aproveitando o sucesso e o potencial do Mercado Livre para gerar vendas, sem dúvidas pode ser uma excelente opção para você!

Afinal, os números do Mercado Livre impressionam, segundo a própria plataforma, o site recebe seis mil buscas e realiza nove vendas por segundo. São cerca de 111 mil pessoas vivendo exclusivamente ou parcialmente das receitas de vendas oriundas do site!

Como uma marca já consolidada e muito procurada pelos consumidores, o Mercado Livre é a ponte perfeita entre o novo empreendedor e uma grande carteira de clientes.

Acreditamos no Mercado Livre e também em você e no seu potencial como empreendedor. Sendo assim, queremos ajudá-lo a colocar os seus planos em prática. Para isso, seu primeiro passo é abrir uma empresa no Simples Nacional.

Nesse artigo explicaremos porquê e lhe mostraremos como abrir a sua empresa para vender no Mercado Livre.

Por que abrir uma empresa para vender no Mercado Livre?

Talvez, você não saiba, mas para realizar uma venda no Mercado Livre você não precisa necessariamente de um CNPJ. A plataforma permite que pessoas físicas realizem vendas, mas definitivamente esse não é o melhor caminho a ser seguido. Pelo menos, para aqueles que pretendem realmente obter um volume de vendas expressivo no site.

Para que você compreenda melhor, listamos alguns motivos que justificam a necessidade de abrir uma empresa para realizar vendas no Mercado Livre, confira:

Emissão de Notas Fiscais: Como falamos anteriormente, você até pode realizar uma ou outra venda no Mercado Livre e para isso não emitir nota fiscal. No entanto, a não emissão das notas costuma acarretar uma série de problemas, sendo um verdadeiro empecilho para o empreendedor.

Afinal, aquele que não emite notas fiscais, não consegue transmitir a mesma segurança para os clientes que um vendedor com nota fiscal e empresa registrada transmite.

Necessidade da Nota Fiscal para o transporte da mercadoria: Outro detalhe importante quanto as notas fiscais, está relacionado ao transporte de mercadorias.

A legislação brasileira prevê que toda mercadoria em transporte precisa ser acompanhada por sua respectiva nota fiscal. Sendo assim, quando isso não acontece, existe um grande risco da mercadoria ser apreendida em fiscalizações.

Imposto de Renda: O Imposto de Renda é mais um dos motivos para que você abra uma empresa antes de começar a vender no Mercado Livre.

Afinal, aqueles que não possuem uma empresa, comercializam seus produtos como pessoa física, sendo assim, acabam obrigados a declarar todos os valores recebidos na Declaração Anual do Imposto de Renda, que por sinal conta com alíquotas altíssimas, chegando aos 27,5%.

Compra direto com fornecedores: Outro detalhe importante, diz respeito à possibilidade de se encontrar melhores fornecedores.

Aqueles que possuem empresa constituída, costumam obter mercadorias diretamente de grandes fornecedores a preço mais baixo, tornando seu negócio mais competitivo e lucrativo.

Exigência do Mercado Livre: Como falamos anteriormente, o Mercado Livre até permite a realização de vendas como pessoa física, ou seja, sem uma empresa constituída. No entanto, quando a plataforma percebe que o volume de vendas do usuário passou a ser significativo, o CNPJ e a emissão das Notas Fiscais torna-se obrigatório.

Qual o melhor modelo tributário para uma empresa no Mercado Livre?

Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que procuram os serviços e o apoio do EuContador para abrir uma empresa com a finalidade de realizar vendas pelo Mercado Livre.

A dúvida é muito pertinente, afinal no Brasil, existem alguns regimes de tributação, como o Lucro Real, o Lucro Presumido, o Simples Nacional e até mesmo o MEI, cada regime com suas próprias particularidades.

Se a resposta para essa pergunta é o que você procura, podemos afirmar sem medo de errar! O regime tributário mais vantajoso para quem pretende atuar no Mercado Livre é o Simples Nacional. Você sabe como esse regime funciona?

O que é o Simples Nacional? Como Funciona?

O Simples Nacional é um regime simplificado de cálculo de tributos, criado pelo Governo Federal para desonerar e incentivar pequenas e médias empresas.

Como sua principal característica, o Simples Nacional destaca-se por facilitar a vida do contribuinte, agrupando todos os tributos devidos em uma única guia. Além disso, geralmente o valor total dos tributos pagos por uma empresa do Simples Nacional, tende a ser menores que o montante pago por empresas que atuam em outros regimes tributários, como o Lucro Real e o Simples Nacional.

Os tributos costumam ser menores, devido a forma de cálculo do Simples Nacional, que faz uso de alíquotas previamente definidas que levam em consideração o faturamento da empresa no período. Sendo assim, quando a empresa fatura mais ela contribui mais com o fisco, no entanto, por outro lado, quando o faturamento cai, a empresa contribui menos.

Entre os impostos que podem ser “agrupados” em uma única guia do Simples Nacional estão: PIS, IPI, COFINS, CSLL, IRPJ, CPP, ISS e ICMS.

Como abrir uma empresa no Simples Nacional?

Abrir uma empresa no Simples Nacional para o Mercado Livre é mais fácil do que você imagina!

A abertura de uma empresa no Simples Nacional costuma exigir menor burocracia, quando comparada com a abertura de empresas em outros regimes tributários. Afinal, boa parte do processo é feito exclusivamente de forma online.

No entanto, esse processo pode ficar ainda mais descomplicado e em poucos dias você pode ter sua nova empresa autorizada a funcionar. Para isso, saiba que você pode contar com o EuContador.

O EuContador é um escritório de contabilidade online, assim como o seu negócio. Estamos alinhados às mais modernas práticas e integrados com os principais órgão de fiscalização e regulação da atividade empresarial para ajudar você a abrir a sua empresa em poucos dias.

Portanto, se você pretende abrir uma empresa para vender no Mercado Livre, não deixe de nos consultar! Contamos com um time de profissionais altamente capacitados para retirar todas as suas dúvidas, sobre o processo de abertura da sua empresa!

Clique aqui e entre em contato conosco, agora mesmo!

Orçamento