Entenda como a Receita Federal fiscaliza as vendas de cartão de crédito e débito nas empresas!!

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Entenda Como A Receita Federal Fiscaliza As Vendas De Cartão De Crédito E Débito Nas Empresas - Eu Contador Contabilidade Online

Hoje você vai entender como a Receita Federal fiscaliza as vendas de cartão de crédito e débito nas empresas. Você sabia que a Receita Federal fiscaliza as vendas que as empresas realizam por meio do cartão de crédito e débito? Hoje em dia, existem sistemas que permitem ao governo acompanhar essas transações, cruzar dados e encontrar discrepâncias.

Por isso, é essencial ter no seu negócio toda a transparência necessária, para evitar problemas com o fisco. Mas como fazer isso? Se você quer descobrir as soluções para manter as suas vendas adequadamente registradas e não se dar mal com a Receita Federal continue lendo este artigo.WhatsAppQuero meu orçamento

Aqui, você entende como a Receita Federal fiscaliza as vendas de cartão de crédito e débito nas empresas e descobre algumas soluções assertivas para aumentar a eficiência do seu negócio nesse quesito. Para tanto, confira os tópicos a seguir:

  • Como a Receita Federal recebe as informações da sua empresa
  • Como acontece o cruzamento de dados sobre as vendas
  • Como evitar problemas com a Receita Federal

Como a Receita Federal recebe as informações da sua empresa

Se você quer saber como a Receita Federal fiscaliza as vendas de cartão de crédito e débito nas empresas, é preciso entender que o governo realiza a monitoração de todas as vendas realizadas pelas empresas, inclusive, as que acontecem por meio dos cartões.

Saiba um pouco mais sobre Transformação Societária neste post.

Isso é possível porque as operadoras, a exemplo da Rede, da Cielo, da Stone e outras, possuem o dever se informar esses dados à Receita Federal. Com isso, essas empresas enviam as informações de venda ao governo, à medida que acontecem, e o governo as arquiva.

Além disso, o empresário também deve encaminhar para a Receita Federal, todos os meses, diversas informações ao governo, o que costuma ser feito pelo seu contador. Entre elas, é possível citar as que devem ser enviadas por meio de sistemas como o SintegraSPED, etc.

Cada empresa deve ainda declarar para a Receita Federal o seu faturamento mensal que, normalmente, é discriminado por forma de recebimento. Ou seja, nesse documento também aparecem as vendas realizadas com cartão de crédito e débito.

Dentre as inúmeras obrigações anuais de uma pessoa jurídica está a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF).

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Como acontece o cruzamento de dados sobre as vendas

A partir do momento que a Receita Federal tem em mãos tanto as informações enviadas pelas operadoras de cartão de crédito, quanto os dados declarados por cada empresa, é possível cruzar ambas as fontes de dados e averiguar se coincidem.

Ou seja, é feito um cruzamento entre os dados apresentados, de modo que o faturamento informado pelo empreendimento deve ser equivalente aos números informados pelas operadoras de cartões. E, quando os dados não coincidem, significa que há algo de errado.

A partir disso, de maneira automática, a Receita Federal classifica a empresa em situação irregular, sendo que o negócio possui um determinado prazo estipulado para que tenha o direito de regularizar o pagamento dos seus impostos.

Afinal, quando existe discrepâncias entre esses dados, quer dizer que o empreendimento não registrou no seu sistema todas as vendas. Vale lembrar que sobre cada venda realizada, a empresa deve pagar tributos para o governo.

Então, se existem vendas não registradas de modo adequado, significa que nem todos os impostos devidos foram pagos. Porém, a empresa tem uma chance de quitar a sua dívida e voltar a ficar regularizada perante o governo.

Vale lembrar que, cada vez mais, a Receita Federal está rígida na fiscalização que desempenha, a fim de evitar os casos de sonegação. Por isso, é importante promover a transparência na sua empresa, até porque se algo for detectado, o governo pode querer ir mais fundo.

Ou seja, aumentar a fiscalização sobre o seu negócio, inclusive, revisando os seus registros de até cinco anos atrás. E, se outros problemas forem encontrados, a dívida com a Receita Federal pode aumentar.

Como evitar problemas com a Receita Federal

Além de tentar fugir do pagamento de impostos, é possível que os problemas com a Receita Federal iniciem por falta de atenção da empresa, o que costuma acontecer devido à ineficiência no gerenciamento das suas vendas. Porém, para isso existe solução.

Atualmente, há diferentes recursos e ferramentas, facilmente disponíveis, que contribuem com a gestão do seu negócio, inclusive, para evitar que haja a sonegação de impostos por pura falta de organização.

Veja a seguir quais são algumas soluções para evitar problema quando a Receita Federal fiscalizar as suas vendas de cartão de crédito e débito:

Promover a automação do PDV na sua empresa

Lojas e demais estabelecimentos que realizam vendas com cartão de crédito ou débito devem investir na automação do processo, com um software que ofereça o módulo PDV, ou seja, ponto de venda. Basicamente, ele funciona como o caixa da sua empresa.

Dessa forma, na mesma hora em que uma venda é realizada, é possível registrá-la, sem deixar para depois, um dos motivos que leva aos erros no registro das entradas do seu negócio. Além disso, o PVD permite acompanhar o fluxo de caixa, inclusive, os recebimentos todos os dias.

Esse software pode ainda emitir nota fiscal, fazer conciliação bancária e desempenhar demais funções que contribuem como um todo para a administração eficiente do seu estabelecimento.

Garantir o correto lançamento das suas vendas com cartão

Mesmo com um software adequado, é preciso fazer os lançamentos de forma correta. Ou seja, se uma venda foi feita com cartão de crédito ou débito, por exemplo, pode dar muita confusão, posteriormente, se enganar e registrar a venda como em dinheiro.

Ainda mais em estabelecimentos com grande fluxo de clientes, um simples erro pode prejudicar todo o controle das vendas. Portanto, além de ferramentas adequadas, o profissional que realiza a operação deve estar bem instruído.

Além disso, o fechamento de caixa, mais uma função que o PVD oferece, é uma dica para corrigir possíveis lançamentos errados.

Afinal, o fechamento de caixa consiste em uma revisão do que aconteceu no final do dia, evitando acumular erros dos dias anteriores, que são mais difíceis de serem detectados.

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Controlar as transações com o conciliador de cartão

Há softwares que também fazem a conciliação dos cartões, ou seja, revisem as vendas executadas em um determinado período e verificam se há alguma discrepância. Além disso, ajudam a controlar o seu fluxo de caixa.

Isso porque, as operadoras de cartão cobram taxas, que são cobradas sobre o valor de cada venda que é realizado no crédito e no débito. Isso quer dizer que o valor vendido não é aquele que você vai receber.

Assim, o conciliador de cartão já faz os cálculos necessários para você saber quanto e quando vai receber. E mais, hoje em dia, aliás, existem muitas soluções que contribuem com esse controle necessário para as vendas.

Um exemplo são as próprias maquininhas de cartão, como a Moderninha, do PagSeguro que, além de permitir o aumento da conversão de vendas, com a possibilidade de pagar com cartão de crédito e débito, contribui com a melhor gestão do seu empreendimento.

Para tanto, quem tem a Moderninha, basta acessar PagSeguro minha conta e verificar os lançamentos realizados. Essas informações podem ser comparadas com os seus registros bancários e os registros feitos pela empresa.

Com todo esse cuidado e as revisões necessárias, o seu contador não comete o grave erro de enviar para o governo as informações incorretas que você encaminhou a ele.

Finalizei este conteúdo denso, acesse: https://eucontador.com.br/a-importancia-de-um-cartao-de-visitas-para-o-contador/

Por consequência, não haverá discrepâncias com as informações que a Receita Federal recebe das operadoras e você não precisa se preocupa em ter problemas com o fisco.

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