Estamos prestes a receber o mais novo módulo do pacote de implementações do SPED – Sistema Público de Escrituração Digital, o EFD Reinf Simples Nacional – Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída.
Esse novo módulo é um complemento ao e-Social e visa apurar as retenções do contribuinte que não estão relacionadas ao trabalho, a receita bruta e as contribuições previdenciárias substituídas.
Detalhamos todas as principais características sobre Lucro Presumido
O que será que muda com a implementação deste novo sistema? Será que você já tem todas as informações e ferramentas para prestar contas? Veja neste post o que você precisa!
Quem deve preencher a EFD Reinf
De acordo com a Receita Federal, as empresas que se enquadram nos seguintes critérios estão obrigadas a preencher a EFD Reinf quando começa:
- Tomadores de serviços;
- Prestadores de serviços;
- Pessoa jurídica de produção rural;
- Associações desportivas que mantenham equipe de futebol profissional e empresas que repassem recursos a este tipo de empresa;
- Empresas que tenham a contribuição previdenciária calculada sobre a receita bruta.
Quais são as informações a serem transmitidas na EFD Reinf:
- Serviços tomados ou prestados mediante concessão de mão de obra ou empreitada;
- Retenção de IR, CSLL, COFINS e PIS/PASEP sobre pagamentos efetuados a pessoas físicas ou jurídicas;
- Recursos recebidos por instituições desportivas que mantenham equipe de futebol profissional;
- Comercialização de produtos agrícolas realizados por produtores rurais pessoa jurídica;
- Por fim, eventos associados a entidades desportivas que mantenham equipe de futebol profissional.
Como sua empresa deve se preparar
Primeiramente, saiba que as informações a serem transmitidas pela EFD Reinf não são de obrigação apenas da contabilidade. Vários setores são responsáveis por enviar as informações corretas para que o sistema seja alimentado:
- primeiramente a Área de tecnologia;
- em segundo lugar suprimentos;
- Financeiro;
- Jurídico;
- Por fim, tributário.
Neste sentido, é fundamental que você tenha um sistema de informação centralizado e que permita extrair todas as informações solicitadas com facilidade, haja vista que o EFD Reinf possui nada menos do que 587 campos, 12 eventos e 9 tabelas. Quanto maior sua capacidade de reunião de dados e análise dos mesmos, mais fácil será fornecer as informações corretas ao SPED.
A integração de sistemas é outro fator que pode impactar positivamente na sua capacidade de gerar informação de qualidade para que esta seja repassada no momento certo para o EFD Reinf. Usar sistemas de ERP que sejam capazes de integrar módulos, escalar capacidade de dados e tornar sua gestão o mais ágil possível é um excelente investimento, tendo-se em vista que não há como escapar deste tipo de fiscalização.
Como a primeira prestação de contas será referente ao período 2016 / 2017, significa que o tempo é curto e você precisa acelerar as coisas por aí.
Se você está com dificuldades em estruturar as informações e processos para fazer o lançamento dos dados na EFD Reinf, não hesite em entrar em contato. Nós podemos te ajudar!
Neste vídeo comentei sobre EFD Reinf, saiba o que esperar Empresário!!!
O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Mantemos sua empresa 100% REGULARIZADA !
Comece agora mesmo!!!