Você sabia que o apoio e assessoria de uma contabilidade para agência de publicidade pode fazer toda a diferença para o sucesso do seu negócio?
Neste conteúdo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre a contabilidade para empresas de publicidade, incluindo as formas de tributação para esse tipo de empresa e o passo a passo para abrir a sua agência.
Entenda a importância dos serviços prestados por uma assessoria contábil especializada e descubra como eles podem contribuir para a redução de impostos, aumento dos lucros e também para o crescimento da sua empresa.
O que é uma agência de publicidade?
Agências de publicidade são empresas especializadas na prestação de serviços de marketing e propaganda para empresas, órgãos públicos, organizações e pessoas físicas.
Esse tipo de empresa costuma oferecer serviços completos em publicidade, com o objetivo de fortalecer marcas, ideias e alavancar a venda dos produtos e serviços de seus clientes.
Sem dúvidas, um negócio que possui excelente potencial de retorno e pode ser muito lucrativo, principalmente no atual cenário, onde as campanhas de marketing e publicidade são cada vez mais requisitadas pelas empresas.
No entanto, é importante destacar que para oferecer serviços completos, uma agência de marketing e publicidade precisa contar com uma série de profissionais, dentre eles:
- Designers;
- Programadores web;
- Redatores;
- Estrategistas de marketing;
- Social media;
- Analistas de SEO;
- Analistas de tráfego;
- Dentre outros profissionais.
Contabilidade para agência de publicidade: Como abrir a sua empresa
Muito provavelmente, você que chegou até esse conteúdo já sabe como funciona e o que faz uma agência de publicidade.
Sendo assim, é hora de conferir o passo a passo e os documentos necessários para abrir uma empresa neste segmento.
1.Separe os documentos para abertura da empresa: Para abrir uma agência de publicidade, você precisará separar alguns documentos, são eles:
- RG e CPF;
- Comprovante de Residência;
- Inscrição Imobiliária ou Carnê IPTU do local para abertura da empresa.
2.Elabore um Contrato Social: Além de separar os documentos necessários, você também vai precisar preparar um Contrato Social.
O Contrato Social é o documento utilizado para formalizar a empresa e realizar o seu registro na Junta Comercial.
Neste documento devem constar informações importantes sobre a futura empresa, dentre elas:
- Nome, RG e CPF dos sócios;
- Capital inicial da empresa;
- Percentual de participação de cada sócio;
- Atividades a serem desenvolvidas (CNAE);
- Local de instalação da empresa.
3.Contrate uma contabilidade especializada: Na sequência será preciso contratar uma contabilidade para agência de publicidade.
O contador fornecerá toda a orientação e assessoria necessária para a abertura e regularização da empresa, incluindo:
- Registro na Junta Comercial e emissão do NIRE;
- Registro na Receita Federal e emissão do CNPJ;
- Emissão da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal;
- Emissão do Alvará de Localização e Funcionamento;
- Obtenção de licenças especiais, como a da Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros (quando necessárias).
Com toda documentação regularizada por um contador a agência de publicidade estará apta para entrar em funcionamento.
Contabilidade para agência de publicidade: Como funciona a tributação?
Você já sabe como abrir uma agência de publicidade, sendo assim, é hora de saber mais sobre impostos e tributos.
Para entender como funciona a tributação para agências de publicidade, precisamos conhecer o seu CNAE, que neste caso é o 7311-4/00 – Agências de publicidade.
De acordo com a legislação em vigor para o CNAE destacado, agências de publicidade podem optar tanto pelo Simples Nacional, como também pelo Lucro Presumido.
Vejamos como funciona cada caso para descobrir qual é a opção mais econômica:
Simples Nacional para agência de publicidade
No Simples Nacional, as agências de publicidade podem ser enquadradas no Anexo III, com alíquotas entre 6% e 33% ou no Anexo V, com alíquotas entre 15,50% e 30,50%.
Confira os anexos:
Anexo III
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 6,00% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 11,20% | R$ 9.360,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 13,20% | R$ 17.640,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 16,00% | R$ 35.640,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 21,00% | R$ 125.640,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 33,00% | R$ 648.000,00 |
Anexo V
Faixa | Receita em 12 meses | Alíquota | Valor a deduzir |
1ª | Até 180.000,00 | 15,50% | — |
2ª | De 180.000,01 a 360.000,00 | 18,00% | R$ 4.500,00 |
3ª | De 360.000,01 a 720.000,00 | 19,50% | R$ 9.900,00 |
4ª | De 720.000,01 a 1.800.000,00 | 20,50% | R$ 17.100,00 |
5ª | De 1.800.000,01 a 3.600.000,00 | 23,00% | R$ 62.100,00 |
6ª | De 3.600.000,01 a 4.800.000,00 | 30,50% | R$ 540.000,00 |
Lucro Presumido para agência de publicidade
Por sua vez, as agências de publicidade enquadradas no Lucro Presumido são tributadas com alíquotas entre 13,33% e 16,33% sobre o seu faturamento.
As alíquotas em questão são compostas por 11,33% em tributos federais e 2% a 5% referente ao ISS (Imposto Municipal).
Conte com o apoio dos nossos serviços em contabilidade para agência de publicidade e descubra o melhor regime tributário para o seu negócio.
Qual a importância da contabilidade
Você já sabe como abrir uma empresa de publicidade e como funciona a sua tributação, sendo assim, é hora de destacar a importância da contabilidade para agência de publicidade.
A contabilidade especializada é fundamental para empresas que desejam manter suas obrigações em dia com o fisco e economizar no pagamento de impostos.
Confira algumas das tarefas sob responsabilidade do contador:
- Planejamento tributário para redução de impostos;
- Escrituração fiscal e contábil;
- Cálculo e emissão de guias;
- Registro de funcionários;
- Cálculo de folha de pagamento e pró-labore;
- Entrega de obrigações acessórias;
- Elaboração do balanço patrimonial;
- Dentre outras obrigações.
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