O que é e como fazer um plano de negócio? [Passo a Passo]

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O Que é E Como Fazer Um Plano De Negócio - Eu Contador Contabilidade Online

O que é e como montar um plano de negócio? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.

Sabendo disso, o Eu Contador decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando não só o conceito, mas também como montar um plano de negócio, passo a passo.

Sendo assim, você deseja montar um plano de negócios completo e começar o seu negócio com o pé direito, convidamos você para continuar conosco e acompanhar este conteúdo até o final.

O que é um plano de negócios?

O plano de negócios é um documento fundamental para a montagem de um empreendimento de sucesso.

Na prática, apesar de não ser obrigatório, um bom plano de negócios é capaz de aumentar significativamente as chances de um negócio ir para frente, pois auxilia o empresário nas suas tomadas de decisão.

Neste tipo de documento, diversas informações importantes são reunidas e organizadas, incluindo:

  • Apresentação da empresa;
  • Estudo de mercado e concorrentes;
  • Definição do público-alvo;
  • Estudo e identificação de fornecedores;
  • Definição da estrutura necessária para o empreendimento;
  • Necessidade de contratação de mão de obra;
  • Planejamento financeiro e previsão de retorno;
  • Planejamento completo de marketing;
  • Dentre outros itens importantes.
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Importância do plano de negócios para as empresas

Em uma pesquisa recente do SEBRAE para identificar as principais causas do encerramento precoce de empresas no Brasil, foi possível concluir o seguinte:

  • 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições especializadas para abertura do negócio;
  • 55% não elaboraram um plano de negócios.
  • 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes;
  • 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio;
  • 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam;
  • 37% não sabiam a melhor localização;
  • 33% não tinham informações sobre fornecedores;
  • 32% não conheciam os aspectos legais do negócio;
  • 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio;
  • 21% não identificaram o público-alvo do negócio;
  • 18% não levantaram a qualificação necessária da mão de obra.

Como resultado da falta de planejamento, essas empresas foram à falência e entraram para uma triste e preocupante estatística do IBGE que diz que 6 em cada 10 empresas abertas no Brasil, encerram suas operações dentro dos primeiros 5 anos de atividade.

Diante de tudo o que foi apresentado, não tenha dúvidas, montar um bom plano de negócios pode ser fundamental para o sucesso e longevidade da sua empresa.

Como montar um plano de negócios [Passo a Passo]

Agora que você já sabe o que é e qual a sua importância é hora de conferir um passo a passo, como montar um plano de negócios.

Confira com atenção cada item que será apresentado neste tópico e montar um plano de negócios completo e assertivo para a sua empresa.

1.Apresentação da empresa

Logo no início, o plano de negócios deve trazer um breve resumo sobre a empresa que será retratada no documento, incluindo itens como:

  • Nome da empresa;
  • Missão do empreendimento;
  • Visão para o futuro;
  • Valores do negócio.

Neste tópico, é importante citar a forma de constituição da empresa (individual ou em sociedade), bem como, os produtos e serviços que serão ofertados aos clientes.

2.Estudo de mercado e concorrentes

Na sequência, é necessário elaborar um estudo de mercado e concorrentes, cujo objetivo principal, é testar a viabilidade do negócio e desenvolver estratégias para vencer a concorrência.

Confira a localização geográfica dos seus concorrentes, estratégias de marketing, precificação dos produtos e diferenciais. Feito isso, procure superá-los, pensando em um algo a mais.

3.Definição do público-alvo

Também será muito importante, definir um público-alvo para a empresa, ou seja, para qual grupo de pessoas sua empresa pretende oferecer seus produtos e serviços?

É possível definir um público-alvo com base em interesses, faixa etária, localização geográfica, classe social, poder econômico, nível de escolaridade, dentre outros critérios.

4.Estudo e identificação de fornecedores

Não tenha dúvidas, para ter um negócio de sucesso, você precisará de bons fornecedores. Partindo deste princípio faça uma ampla pesquisa de mercado e busque encontrar parceiros de negócios que possam oferecer uma combinação ideal de:

  • Prazo para pagamento;
  • Prazo de entrega;
  • Qualidade dos produtos e serviços.

Liste os fornecedores no plano de negócios e não tenha dúvidas, com bons parceiros, será mais fácil conquistar resultados expressivos.

5.Definição da estrutura necessária para o empreendimento

No seu plano de negócios, você também deve levar em consideração a estrutura necessária para montar o seu negócio, e com base nisso, pontuar:

  • A localização ideal para a empresa;
  • Os possíveis custos com reformas e adaptações;
  • Custos com aquisição de mobília e equipamentos.

Quanto mais detalhado o plano de negócios, menor a ocorrência de imprevistos ao tirar as ideias do papel.

6.Necessidade de contratação de mão de obra

Um plano de negócios bem estruturado também deve considerar a necessidade de contratação de mão de obra para o perfeito funcionamento da empresa.

Neste tópico, procure descrever o número de funcionários que precisará ser contratado, funções, salários e benefícios, bem como os critérios de seleção.

7.Planejamento financeiro e previsão de retorno

Um dos pontos mais importantes em um bom plano de negócios é o planejamento financeiro, incluindo uma previsão de custos para montagem do negócio, despesas de funcionamento e previsão de retorno.

Um planejamento financeiro preciso, será capaz de pontuar se a ideia de negócio é rentável, conforme desejado.

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8.Planejamento completo de marketing

Por fim, não se esqueça de definir no seu plano de negócios, algumas estratégias de marketing para tornar a sua empresa conhecida e atrair o seu público-alvo.

Um bom marketing será fundamental para o seu negócio, afinal, como já dizia o ditado “a propaganda é a alma do negócio!”

Sendo assim, defina uma verba de marketing e os canais que serão utilizados para divulgação do seu negócio, como por exemplo, redes sociais, canais de TV, rádio, revistas e jornais.

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