O que é e como montar um plano de negócio? Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que sonham em empreender e montar o próprio negócio.
Sabendo disso, o Eu Contador decidiu preparar um conteúdo completo sobre o assunto, explicando não só o conceito, mas também como montar um plano de negócio, passo a passo.
Sendo assim, você deseja montar um plano de negócios completo e começar o seu negócio com o pé direito, convidamos você para continuar conosco e acompanhar este conteúdo até o final.
O que é um plano de negócios?
O plano de negócios é um documento fundamental para a montagem de um empreendimento de sucesso.
Na prática, apesar de não ser obrigatório, um bom plano de negócios é capaz de aumentar significativamente as chances de um negócio ir para frente, pois auxilia o empresário nas suas tomadas de decisão.
Neste tipo de documento, diversas informações importantes são reunidas e organizadas, incluindo:
- Apresentação da empresa;
- Estudo de mercado e concorrentes;
- Definição do público-alvo;
- Estudo e identificação de fornecedores;
- Definição da estrutura necessária para o empreendimento;
- Necessidade de contratação de mão de obra;
- Planejamento financeiro e previsão de retorno;
- Planejamento completo de marketing;
- Dentre outros itens importantes.
Importância do plano de negócios para as empresas
Em uma pesquisa recente do SEBRAE para identificar as principais causas do encerramento precoce de empresas no Brasil, foi possível concluir o seguinte:
- 61% não procuraram ajuda de pessoas ou instituições especializadas para abertura do negócio;
- 55% não elaboraram um plano de negócios.
- 46% não sabiam o número de clientes que teriam e os hábitos de consumo desses clientes;
- 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio;
- 38% não sabiam o número de concorrentes que teriam;
- 37% não sabiam a melhor localização;
- 33% não tinham informações sobre fornecedores;
- 32% não conheciam os aspectos legais do negócio;
- 31% não sabiam o investimento necessário para o negócio;
- 21% não identificaram o público-alvo do negócio;
- 18% não levantaram a qualificação necessária da mão de obra.
Como resultado da falta de planejamento, essas empresas foram à falência e entraram para uma triste e preocupante estatística do IBGE que diz que 6 em cada 10 empresas abertas no Brasil, encerram suas operações dentro dos primeiros 5 anos de atividade.
Diante de tudo o que foi apresentado, não tenha dúvidas, montar um bom plano de negócios pode ser fundamental para o sucesso e longevidade da sua empresa.
Como montar um plano de negócios [Passo a Passo]
Agora que você já sabe o que é e qual a sua importância é hora de conferir um passo a passo, como montar um plano de negócios.
Confira com atenção cada item que será apresentado neste tópico e montar um plano de negócios completo e assertivo para a sua empresa.
1.Apresentação da empresa
Logo no início, o plano de negócios deve trazer um breve resumo sobre a empresa que será retratada no documento, incluindo itens como:
- Nome da empresa;
- Missão do empreendimento;
- Visão para o futuro;
- Valores do negócio.
Neste tópico, é importante citar a forma de constituição da empresa (individual ou em sociedade), bem como, os produtos e serviços que serão ofertados aos clientes.
2.Estudo de mercado e concorrentes
Na sequência, é necessário elaborar um estudo de mercado e concorrentes, cujo objetivo principal, é testar a viabilidade do negócio e desenvolver estratégias para vencer a concorrência.
Confira a localização geográfica dos seus concorrentes, estratégias de marketing, precificação dos produtos e diferenciais. Feito isso, procure superá-los, pensando em um algo a mais.
3.Definição do público-alvo
Também será muito importante, definir um público-alvo para a empresa, ou seja, para qual grupo de pessoas sua empresa pretende oferecer seus produtos e serviços?
É possível definir um público-alvo com base em interesses, faixa etária, localização geográfica, classe social, poder econômico, nível de escolaridade, dentre outros critérios.
4.Estudo e identificação de fornecedores
Não tenha dúvidas, para ter um negócio de sucesso, você precisará de bons fornecedores. Partindo deste princípio faça uma ampla pesquisa de mercado e busque encontrar parceiros de negócios que possam oferecer uma combinação ideal de:
- Prazo para pagamento;
- Prazo de entrega;
- Qualidade dos produtos e serviços.
Liste os fornecedores no plano de negócios e não tenha dúvidas, com bons parceiros, será mais fácil conquistar resultados expressivos.
5.Definição da estrutura necessária para o empreendimento
No seu plano de negócios, você também deve levar em consideração a estrutura necessária para montar o seu negócio, e com base nisso, pontuar:
- A localização ideal para a empresa;
- Os possíveis custos com reformas e adaptações;
- Custos com aquisição de mobília e equipamentos.
Quanto mais detalhado o plano de negócios, menor a ocorrência de imprevistos ao tirar as ideias do papel.
6.Necessidade de contratação de mão de obra
Um plano de negócios bem estruturado também deve considerar a necessidade de contratação de mão de obra para o perfeito funcionamento da empresa.
Neste tópico, procure descrever o número de funcionários que precisará ser contratado, funções, salários e benefícios, bem como os critérios de seleção.
7.Planejamento financeiro e previsão de retorno
Um dos pontos mais importantes em um bom plano de negócios é o planejamento financeiro, incluindo uma previsão de custos para montagem do negócio, despesas de funcionamento e previsão de retorno.
Um planejamento financeiro preciso, será capaz de pontuar se a ideia de negócio é rentável, conforme desejado.
8.Planejamento completo de marketing
Por fim, não se esqueça de definir no seu plano de negócios, algumas estratégias de marketing para tornar a sua empresa conhecida e atrair o seu público-alvo.
Um bom marketing será fundamental para o seu negócio, afinal, como já dizia o ditado “a propaganda é a alma do negócio!”
Sendo assim, defina uma verba de marketing e os canais que serão utilizados para divulgação do seu negócio, como por exemplo, redes sociais, canais de TV, rádio, revistas e jornais.
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