ISS no Simples Nacional vs Sociedade de Advogados UniProfissional em São Paulo

Fale com um especialista agora gratuitamente!
Nesse artigo você vai ver:
Iss - Eu Contador Contabilidade Online

Como funcionaria o recolhimento do ISS, nos casos em que a companhia decide optar pelo regime Simples Nacional e ao mesmo tempo encontra-se enquadrada no regime das Sociedades UniProfissionais, considerado no  § 1º do artigo 15 da Lei nº 13.701/2003 do Município de São Paulo?

Fizemos este conteúdo denso: https://gestaodeclinicas.ajmed.com.br/sociedade-limitada-unipessoal-para-medicos-e-clinicas/

Nestes casos, segundo o § 22-A do artigo 18 da Lei Complementar nº 123/2006, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (impostos ISS ) pode ser:

  • arrecadado como um valor fixo, que responde, à sua vez, à legislação do município em particular.

Veja o trecho da legislação para entender melhor o funcionamento do processo:

Lei Complementar 123/2006

Art. 18. O valor devido mensalmente pela:

  1. microempresa ou
  2. empresa de pequeno porte,

Optante pelo Simples Nacional, será determinado mediante aplicação das alíquotas constantes das tabelas dos Anexos I a VI desta Lei Complementar sobre a base de cálculo de que trata o § 3o deste artigo, observado o disposto no § 15 do art. 3o.(Redação dada pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014) (efeitos: a partir de 01/01/2015)

  • 22-A. A atividade constante do inciso XIV do § 5º-B deste artigo recolherá o ISS em valor fixo, na forma da legislação municipal. (Incluído pela Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008) (efeitos: a partir de 01/01/2009).
  • 5º-B Sem prejuízo do disposto no § 1º do art. 17 desta Lei Complementar, serão tributadas na forma do Anexo III desta Lei Complementar as seguintes atividades de prestação de serviços: (Incluído pela Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008) (efeitos: a partir de 22/12/2008)
  • XIV – escritórios de serviços contábeis, observado o disposto nos §§ 22-B e 22-C deste artigo; (Incluído pela Lei Complementar nº 128, de 19 de dezembro de 2008) (efeitos: a partir de 01/01/2009)
Imagem 3

Entendimento em São Paulo

Por exemplo em São Paulo unicamente as empresas de Contabilidade (Sociedade de UniProfissionais – SUP) que optaram pelo Simples Nacional estão autorizadas:

  • a contribuir com impostos na modalidade do “valor fixo” do ISS (Ato Declaratório SF/SUREM nº 15 de 27 de agosto de 2010). Você pode ver o Ato neste link.

Segundo o documento – Ato SF/SUREM nº 15/2010 – as companhias que se dediquem:

  • à prestação de serviços na área da contabilidade e que tenham optado pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições obrigatórios para  Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Simples Nacional, precisam contribuir com o valor fixo do impostos ISS , de acordo com o que se informa no  “caput” e § 4º do já citado artigo.

Dessa forma:

na hora de calcular o Simples Nacional de uma companhia contábil (sempre que esteja enquadrada como SUP), autoriza-se a retirada da parcela destinada ao impostos ISS , já que esse tributo é calculado e recolhido a cada três meses em uma guia particular, segundo a quantidade de profissionais habilitados.

Leia também sobre mudanças no ICMS.

Como funciona o ISS para outras atividades

Por exemplo é importante informar que

  1. outras atividades, que tenham escolhido a modalidade Simples Nacional em São Paulo, não estão autorizadas a aplicar as regras referentes às SUPs (Sociedades UniProfissionais) em função da falta de autorização legal.

Precisam, dessa maneira, pagar o impostos ISS segundo as tabelas so Simples Nacional.

Mesmo assim:

  • os escritórios de contabilidade, no que se refere ao ISS, recolhem em uma guia própria da arrecadação municipal.

Para tanto, no aplicativo de cálculo, é necessário por exemplo:

  • escolher a alternativa “Escritórios de serviços contábeis autorizados pela legislação municipal a pagar o ISS em valor fixo em guia do município”.

Dessa forma o aplicativo vai aplicar as alíquotas do anexo III e desconsiderará a porcentagem referente ao ISS.

Veja o conteúdo: https://eucontador.com.br/declaracao-eletronica-das-sociedades-de-profissionais-d-sup/

Entretanto, sempre que o escritório de contabilidade não for autorizado pela legislação municipal a realizar o pagamento do impostos ISS como um valor fixo, e diretamente ao Município, a firma deverá:

  • primeiramente recolher o imposto,
  • em segundo lugar realizar as obrigações tributárias,
  • por fim pagar outras taxas relativas ao Simples Nacional.

Detalhamos todas as principais características sobre Simples Nacional

Como resultado tudo isso é feito via DAS –  Documento de Arrecadação do Simples Nacional.

Em suma neste vídeo, vamos falar sobre o aumento de impostos ISS de 2% para 2,9% ocorridos em Novembro/2017 e Fevereiro/2018, bem como a atualização dos códigos de serviços!

O euContador é um escritório de contabilidade online com atendimento direto e personalizado (chat, skype, whatsapp ou telefone).
Aqui realizamos 100% das OBRIGAÇÕES FISCAIS de sua empresa!
Imagem 4
Comece agora mesmo!!!
Classifique nosso post
Foto de Bruno Nascimento

Bruno Nascimento

Fundador e CEO da AJMED – Contabilidade Médica e euContador – Contabilidade Digital, tendo mais de 20 anos de experiência no mercado contábil. Possui mais de 3500 alunos, 250 CNPJs sob gestão e mais de 200 médicos em seu escritório. Possui a formação Academia de Contabilidade Médica, que forma centenas de alunos todos os anos.

Categorias

Categorias

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio?

Clique no botão abaixo e fale com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar com a contabilidade da sua empresa.
Veja também

Posts Relacionados

Como Abrir Uma Empresa Em Piracicaba (sp) - Eu Contador Contabilidade Online

Como abrir uma empresa em Piracicaba (SP)

Empreender em Piracicaba (SP) é uma ótima oportunidade para quem deseja aproveitar o dinamismo econômico da cidade, conhecida por sua força no setor industrial, de serviços e agronegócio. Mas para

Documentos Para Abrir Empresa Em Itapevi (sp) - Eu Contador Contabilidade Online

Documentos para abrir empresa em Itapevi (SP)

Abrir uma empresa é um passo importante para formalizar o seu negócio e garantir segurança jurídica para crescer no mercado. Em cidades com forte potencial de desenvolvimento, como Itapevi (SP),

Recomendado só para você
De acordo com pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, em parceria…
Cresta Posts Box by CP