Fale Conosco
  • phone
    (11) 2041-1019 \ (11) 2041-7266
  • location_on

    Rua Engenheiro Osvaldo Andreani 614, Sala 1 Vila Rio Branco, Zona Leste.

Deixe sua Mensagem

Contabilidade para YouTubers.

Contabilidade Para Youtubers - Contabilidade para YouTubers.

A Internet não é mais um espaço somente destinado ao entretenimento. Afinal, cada vez mais, as pessoas se tornam empreendedores virtuais, tendo na web a sua principal aliada, em diferentes nichos de mercado.

Nesse contexto, um nicho de mercado virtual que se destaca é o dos YouTubers, por estar em franco crescimento. Embora muitos internautas os vejam apenas como pessoas que postam vídeos na internet, e mesmo que eles próprios se enxerguem dessa forma, a questão é que se tratam de novos empreendedores.

Isso porque as postagens de vídeos no YouTube geram renda, podendo, assim, essa atividade pode ser comparada a qualquer outro tipo de trabalho. Portanto, o YouTuber também é um empreendedor e, frente a essa realidade, é preciso agir como tal.

Isso significa que é necessário aplicar a sua atividade alguns conhecimentos de administração. Com isso, são ainda maiores as chances de obter sucesso no seu nicho, não só de audiência, como também em relação às finanças.

Mesmo que, em um primeiro momento, isso não pareça necessário, ao longo do tempo, quem posta vídeos na Internet e recebe por isso pode ver o seu patrimônio aumentar. Isso é uma consequência natural, inclusive, quando o YouTuber leva a sério o seu trabalho.

Contabilidade Online e Digital para Ecommerce

Ou seja, publica vídeos com regularidade, mantem a comunicação afinada com a sua audiência e segue as regras do site no que diz respeito à rentabilização do conteúdo que produz. Portanto, mais cedo ou mais tarde, chega a hora em que é preciso contratar um contador.

Afinal, muitos YouTubers podem ter uma alta soma de dinheiro para gerenciar, exigindo que isso conste na sua declaração do imposto de renda, além de muitos outros cuidados. Agora que você percebeu como é importante o tema contabilidade para YouTubers quer saber mais?

Então, continue lendo este artigo e confira os tópicos a seguir com as principais informações que reunimos a respeito desse tema para você.

  • Importância da contabilidade para YouTubers
  • Como YouTubers devem fazer a contabilidade
  • Dicas de contabilidade para YouTubers

Importância da contabilidade para YouTubers

YouTubers que publicam conteúdo de forma regular na Internet encontram na contabilidade uma série de vantagens para manter a sua atividade de forma regularizada. Entre elas, a de seguir a lei, pois como muitos outros tipos de negócios, o seu está gerando lucros.

Dessa forma, com a contabilidade para YouTubers, você se mantém em dia no que diz respeito ao pagamento de impostos, redução de tributos e criação de pessoa jurídica, quando for o caso. Além disso, consegue evitar possíveis autuações da Receita Federal e outros aspectos.

Com um contador ou uma empresa de contabilidade, você evita ainda o pagamento de juros e de multas por atraso de tributos, bem como tem a oportunidade de organizar a sua vida profissional, por meio de um planejamento tributário adequado.

Se você é YouTuber, pode ser que nunca tenha pensado sobre esse assunto, não é mesmo? Porém, a boa notícia é que nunca é tarde demais para começar a resolver essas pendências. Além disso, com um profissional capacitado, é possível esclarecer muitas dúvidas.

Veja quais são as mais comuns a seguir:

  • Como o YouTuber precisa realizar a declaração de imposto de renda pessoa física.
  • Como o produtor de conteúdo audiovisual deve pagar imposto de renda pessoa física sobre rendimentos recebidos do Google Adsense.
  • Quais despesas podem ser deduzidas na base de cálculo do imposto de renda do YouTuber.
  • Como funciona o livro caixa para o YouTuber.
  • Como formalizar e documentar os pagamentos feitos a colaboradores do YouTuber, entre eles, administradores, editores de vídeos, etc.
  • Vale a pena incluir o YouTuber mirim como dependente na declaração de imposto de renda pessoa física dos pais.

Essas são apenas algumas das dúvidas de um YouTuber que o contador pode ajudar a resolver. Além disso, pode haver outras questões pendentes se o profissional possui rendimentos originários de demais sites, além do YouTube.

Como YouTubers devem fazer a contabilidade

Entre as principais dúvidas está a de como funciona a tributação do imposto de renda sobre os ganhos de produtores de conteúdo audiovisual na Internet através do Google Adsense. Essa é a forma de monetização dos vídeos do YouTube.

É importante saber que, segundo a lei, está sujeito ao pagamento de tributos todos os YouTubers que são pessoas físicas, moram no país e recebem valores de fontes do exterior. Vale lembrar que o YouTube é uma empresa dos Estados Unidos, que pertence ao mesmo grupo do Google.

Essa é a mesma regra, inclusive, que serve para qualquer pessoa que possui um trabalho assalariado ou não (caso seja informal) com empresas estrangeiras. Portanto, é preciso calcular seu imposto de renda sobre esses ganhos obtidos por meio dos vídeos.

Além disso, engana-se quem pensa que o YouTuber nunca vai ter problema com a Receita Federal, pois a sua atividade como produtor de audiovisual para a web é informal. A questão é que, hoje em dia, o órgão está de olho nesses profissionais, pois sabem que os seus ganhos podem ser altos.

Entenda como funciona a malha fina e restituição do imposto de renda 2019!!

E, caso a Receita Federal verificar que você não está pagando os tributos que deveria, pode ter muito problemas. No caso de omissão de rendimentos, o órgão vai fazer a cobrança do imposto de renda que é devido sobre a renda omitida, bem como atualizar com os juros da SELIC.

A Receita Federal pode ainda aplicar multa punitiva, referente a 75% do valor do imposto que é devido. Portanto, melhor do que ser pego e estar com essas despesas é ter tudo em dia. Porém, nem sempre se tem tempo e conhecimento para realizar cada trâmite. Por isso, é recomendada a ajuda de um contador ou escritório de contabilidade.

Dicas de contabilidade para YouTubers

Já que estamos falando do YouTuber como empreendedor, existe mais uma dica muito importante. Refere-se à necessidade que existe em registrar o seu canal no YouTube como marca, pois assim, você oficializa a sua atividade como um negócio.

Com esse registro, existem muitos outros benefícios. Entre eles, você tem direito exclusivo da marca, evitando que outras pessoas copiem a sua ideia. Ao registrar a marca do seu canal, você também está valorizando o seu patrimônio e protegendo-o de terceiros.

E, caso aconteça algo, como o uso da sua marca por outras pessoas, e se você tiver ela registrada, tem direito de ser indenizado. E mais, o registro contribuiu com a credibilidade do seu trabalho no mercado, ajudando ainda na fidelização de clientes.

Essa dica é importante também porque, hoje em dia, é possível encontrar diversos casos de conflitos relacionados ao uso de uma marca, envolvendo imitação, cópia e outros problemas, no mundo virtual.

E nem sempre as empresas da Internet querem se envolver nessas situações, sendo necessário que cada um dê segurança a sua marca e ao seu trabalho.

Portanto, não espere mais, registre a sua marca do canal do YouTube e busque auxílio especializado. Mas lembre-se que todas essas dicas não servem apenas para os YouTubers, como também para todo profissional, mesmo que atue de modo informal, pela Internet.

5.0
01

Não perca mais nenhum post!

Assine nosso blog e receba novos posts frequentemente em seu email.

Mais sobre Notícias

Comentários

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of