EuContador

Contabilidade para afiliados: Como funciona?

Contabilidade para afiliados: Como funciona?

Você sabe como funciona a contabilidade para afiliados? Quem trabalha como afiliado de produtos digitais precisa de contador?

O mercado de negócios digitais e infoprodutos está em alta e tem garantido uma boa fonte de renda para muitos profissionais, dentre eles os co-produtores, infoprodutores e afiliados.

Você trabalha com vendas de produtos digitais como ebooks, cursos online e mentorias? Então, esse conteúdo é o lugar certo para você!

Aqui você vai conferir tudo o que precisa saber sobre a contabilidade para afiliados, incluindo:

  • Afiliado precisa de CNPJ?
  • O que é Carnê Leão para afiliados?
  • Qual a importância da contabilidade para afiliados?
  • Qual o melhor regime tributário para afiliados?
  • Como abrir CNPJ para afiliados?

Você possui dúvidas sobre a contabilidade para afiliados? Acompanhe este conteúdo até o final e tire todas as suas dúvidas.

Afiliado precisa de CNPJ?

Vimos recentemente que a Hotmart não possui mais limite de saque para afiliados e infoprodutores pessoa física.

Diante dessa mudança, muitos profissionais que vendem produtos na plataforma e pensavam em abrir um CNPJ como forma de aumentar o limite de saque acabaram mudando de ideia e decidindo permanecer como pessoa física.

Mas, afinal, será mesmo que essa é a melhor escolha? Atuar como afiliado pessoa física em plataformas como a Hotmart é realmente um bom negócio?

Precisamos destacar que mesmo após o fim do limite de saque na Hotmart, você que atua como afiliado de produtos digitais precisa de CNPJ.

Ao abrir um CNPJ, afiliados e infoprodutores conseguem pagar menos impostos e aumentar significativamente os seus lucros, além de evitar problemas com o fisco.

Enquanto os afiliados que trabalham como pessoa física são tributados em até 27,50% sobre os seus rendimentos, pela regra do Imposto de Renda Pessoa Física, aqueles que decidem abrir CNPJ, contam com uma tributação bem menor.

Com um CNPJ, afiliados podem optar pelo Simples Nacional, com alíquota a partir de 6% sobre o rendimento gerado pelas suas atividades.

Deseja saber exatamente quanto você vai economizar ao abrir um CNPJ para afiliados? Clique em um dos botões abaixo e entre em contato conosco!

         

O que é Carnê Leão para afiliados?

No tópico anterior falamos um pouco sobre a diferença entre as alíquotas de tributação para afiliados que atuam como pessoa física e afiliados que decidem abrir CNPJ.

Diante disso, talvez, você esteja se perguntando: “Afiliado precisa pagar impostos?”

Infelizmente muitos afiliados só descobrem que precisam pagar impostos quando são notificados pelo fisco por alguma irregularidade e acabam caindo na malha fina.

Quem atua como afiliado pessoa física precisa preencher mensalmente o Carnê Leão, calcular e emitir a guia para pagamento do Imposto de Renda sobre os seus rendimentos.

Você não sabe o que é e como funciona o Carnê Leão? Entre em contato conosco, conte com o nosso serviço especializado em contabilidade para afiliados e regularize a sua situação antes de ser notificado pelo fisco!

Qual a importância da contabilidade para afiliados?

Você já sabe que ao abrir um CNPJ pode economizar no pagamento de impostos, mas afinal, qual a importância da contabilidade para afiliados?

A contabilidade para afiliados é fundamental para o seu negócio, são inúmeras as funções e responsabilidades do contador, profissional que atua incansavelmente para manter suas atividades em dia com o fisco.

O contador especializado em negócios digitais é o melhor amigo dos afiliados, infoprodutores e coprodutores.

Veja como a contabilidade contribui para o sucesso dos afiliados:

  • Fornecendo assessoria e orientação para redução de impostos;
  • Oferecendo orientação para abertura de empresas;
  • Cuidando da declaração de imposto de renda dos afiliados;
  • Apurando, calculando e emitindo guias para o pagamento de impostos;
  • Entregando declarações exigidas pelo fisco;
  • Dentre outras atividades importantes.

Qual o melhor regime tributário para afiliados?

Você já sabe que afiliado precisa de CNPJ e a importância da contabilidade para afiliados, mas afinal, qual o melhor regime tributário para afiliados?

Temos três regimes de tributação no Brasil, são eles:

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real.

Dentre as opções, o Simples Nacional e o Lucro Presumido são as mais indicadas para afiliados, vejamos como funciona cada opção:

  • Simples Nacional: O Simples Nacional é um regime tributário diferenciado, conhecido por oferecer alíquotas reduzidas e impostos centralizados em uma única guia.

Neste regime, os afiliados podem ser tributados com base nas alíquotas do Anexo III ou Anexo V, com alíquota a partir de 6% sobre o faturamento.

No entanto, a depender de fatores como o faturamento do afiliado e o valor das suas despesas com folha de pagamento, essa alíquota pode chegar a 19,50%.

  • Lucro Presumido: Por sua vez, no Lucro Presumido, afiliados são tributados com alíquotas que variam de 13,33% a 16,33% sobre o seu faturamento.

Neste regime os impostos são pagos em guias separadas, sendo 11,33% em tributos federais e entre 2% a 5% em tributos municipais.

Agora fica a dúvida: Qual a melhor opção em regime tributário para afiliados? Simples Nacional ou Lucro Presumido?

A resposta para essa pergunta precisa ser analisada caso a caso. Devido às características dos regimes, em algumas ocasiões o Simples Nacional é a melhor opção, enquanto em outros o Lucro Presumido é a melhor escolha.

Como abrir CNPJ para afiliados?

Você já sabe como funciona a contabilidade para afiliados e descobriu que precisa do apoio e assessoria de um contador para ficar em dia com o fisco e também para pagar menos impostos.

Sendo assim, agora é hora de conferir o que é preciso e como abrir um CNPJ para afiliados, então vamos lá:

Para começar separar os seguintes documentos:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de Residência;
  • Carnê IPTU do local de instalação da empresa.

Após reunir esses documentos você vai entrar em contato com o nosso time de atendimento, clicando em um dos botões ao final deste artigo.

Por lá, você vai receber todas as orientações que precisa para abrir o seu CNPJ de afiliado.

No entanto, não se preocupe, toda a burocracia que envolve a abertura e legalização de uma empresa ficará por nossa conta!

Sendo assim, não perca mais tempo, clique em um dos botões abaixo e solicite o seu CNPJ de afiliado!