Como legalizar sua loja no marketplace

Compartilhe nas redes!

Pensando em abrir uma loja para atuar no mercado de marketplace, mas não sabe por onde começar? O Eu Contador pode ajudar você.

Neste conteúdo apresentamos uma série de números e indicadores que comprovam o forte crescimento do e-commerce e principalmente do marketplace brasileiro.

Na sequência, listamos um passo a passo completo com tudo o que você precisa saber para legalizar sua loja no marketplace.

Você deseja faturar alto apostando no e-commerce brasileiro? Então, acompanhe esse conteúdo até o final e não perca nem mesmo um único detalhe.

Crescimento do marketplace brasileiro

O marketplace brasileiro cresce a passos largos e deve continuar em uma forte escala de crescimento nos próximos anos, de acordo com analistas e especialistas do setor.

Em 2020, o e-commerce brasileiro atingiu 87 bilhões em vendas, de acordo com dados divulgados pela Ebit|Nielsen. O crescimento em comparação ao ano anterior é de 41%

Parte deste crescimento está atrelado ao número significativo de novos consumidores aderindo às compras na internet. Somente em 2020, o e-commerce brasileiro conquistou 13,2 milhões novos clientes, crescimento de 23% quando comparado aos resultados do ano imediatamente anterior.

Dentre os segmentos do e-commerce que mais cresceram em 2020, podemos destacar:

  • Lojas de Departamento – 43%;
  • Auto Serviço – 29%
  • Esportivo – 22%
  • Perfumaria – 23%
  • Farma – 19%
  • Casa e Decoração – 24%
  • Alimentos – 30%
  • Pet Shop – 143%

Dentre as lojas que mais crescem na internet estão as lojas de departamento, que por sinal, são aquelas que costumam atuar no formato marketplace, ou seja, oferecendo espaço para que outras empresas anunciem seus produtos.

Como legalizar minha loja no marketplace?

Legalizar a sua loja no marketplace é muito simples. Confira no passo a passo abaixo, todos os procedimentos necessários para abrir e regularizar uma empresa no Brasil.

1.Registro do Contrato na Junta Social

Solicitar o registro da sua empresa na Junta Comercial do Estado é o primeiro passo para legalizar uma loja com objetivo de atuar no marketplace.

A Junta Comercial é uma espécie de cartório de pessoas jurídicas onde são registradas todas as movimentações que envolvem a criação, alteração e encerramento de uma empresa.

Por sua vez, o Contrato Social é uma espécie de certidão de nascimento para empresas, devendo constar neste documento, dentre outras informações, as seguintes:

  • Nome dos Sócios;
  • Qualificação dos Sócios;
  • Capital Social da Empresa;
  • Endereço da Empresa.

Ao escolher o Eu Contador, você contará com todo o apoio de especialistas em assessoria contábil de marketplaces para elaboração e registro do contrato social da sua loja.

2.Definição do Regime Tributário e Societário

A legislação fiscal brasileira faculta ao empreendedor escolher entre diferentes regimes tributários e societários.

Quanto aos regimes tributários, as empresas contam com três opções:

  • Lucro Real;
  • Lucro Presumido;
  • Simples Nacional.

Por sua vez, quanto ao regime societário, existem inúmeras opções, dentre elas:

  • Sociedade Empresária;
  • Sociedade Limitada;
  • Sociedade Anônima;
  • Sociedade Simples;
  • Eireli;
  • Sociedade Unipessoal Limitada;
  • Empresário Individual.

Cabe ao empreendedor identificar as diferenças entre cada regime e escolher aqueles que oferecem os melhores benefícios para o seu negócio.

Qual o melhor regime tributário para a sua loja atuar no marketplace? Entre em contato conosco e saiba mais!

3.Inscrição no CNPJ

Logo após o registro do contrato social, o Eu Contador entrará com pedido para emissão do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (documento obrigatório para empresas).

Através de uma analogia, podemos dizer que o CNPJ para empresas tem a mesma função do CPF para pessoas físicas.

O CNPJ deve ser requisitado eletronicamente à Receita Federal, que por sua vez solicitará informações e documentos para análise e liberação do documento.

Com o CNPJ em mãos, a sua loja para vender no marketplace estará devidamente registrada na esfera federal, no entanto, ainda será necessário solicitar a regularização na esfera estadual e também na municipal.

4.Inscrição no Estado

O registro das empresas na esfera estadual se dá por meio do da Inscrição Estadual, documento que deve ser requisitado na Secretaria Estadual de Fazenda.

A inscrição estadual é essencial para que uma empresa esteja autorizada a emitir notas fiscais.

Empresas que não contam com a autorização da Secretaria Estadual de Fazenda, ficam por consequência, impedidas de emitir notas fiscais, fato que impede o envio de mercadorias via Sedex ou transportadoras.

5.Inscrição Municipal e Alvará de Funcionamento

Por fim, será necessário solicitar o registro da sua loja na Prefeitura do seu município, (mesmo que a sua loja atue exclusivamente na internet e através de um marketplace).

A Prefeitura é a responsável por autorizar o funcionamento de empresas com sede ou filiais em seus respectivos municípios.

Ao registrar uma empresa e reconhecer o seu funcionamento no município, a Prefeitura deverá emitir uma inscrição municipal e também um alvará de funcionamento, documento essencial para o funcionamento de toda e qualquer empresa no Brasil.

Cumpridas as etapas acima, a sua loja estará legalizada para atuar no marketplace.

Procurando uma contabilidade especializada para legalizar e registrar a sua loja no marketplace? Entre em contato com o time de especialistas do Eu Contador.

Quais são os principais marketplaces do Brasil?

Você já decidiu em qual marketplace anunciar os seus produtos? Para facilitar a sua busca, reunimos uma relação com os marketplaces mais relevantes do mercado.

Para saber mais sobre como solicitar o cadastro da sua loja nos marketplaces abaixo, basta clicar nos links para ser automaticamente direcionado a página de cadastro das empresas.

Neste conteúdo, você teve acesso a números importantes do e-commerce, conheceu os mais relevantes marketplaces do Brasil e descobriu como legalizar sua loja no marketplace.

Agora só depende de você para fazer o seu negócio sair do papel e acontecer na prática, entre em contato com o Eu Contador e solicite o registro e regularização da sua loja hoje mesmo.

O Eu Contador é a sua assessoria contábil especializada em e-commerces e marketplace. Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar o seu negócio.

Telefone: (11) 2041-1019 / (11) 2041-7266

WhatsApp: (11) 98981-2827

E-mail: bruno@webapp327916.ip-198-58-114-210.cloudezapp.io

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Recomendado só para você
Como cadastrar sua loja no marketplace? Pensando em investir em…
Cresta Posts Box by CP