A escolha do ponto onde você vai abrir as portas da sua empresa também é fator determinante para o sucesso ou fracasso da mesma. Nesse texto você vai conferir algumas dicas de como escolher o lugar ideal para seu negócio prosperar.
O primeiro passo é fazer uma lista com fatores importantes para que os clientes possam chegar de forma fácil e com conforto a seu estabelecimento. Esses fatores podem ser trânsito, estacionamento, visibilidade da sua loja etc.
Depois, você precisa conhecer o comércio da região.
Então, você vai precisar verificar se o seu produto ou serviço é mesmo necessário ali, se os seus potenciais clientes tem poder aquisitivo para comprar o que você oferece, se há empresas concorrentes e se elas têm excesso ou demanda reduzida.
Procure saber se há alguma repartição pública nas redondezas, geralmente elas atraem um grande e permanente fluxo de pessoas.
Fatores importantes para escolher o ponto ideal
Um ponto importante é :
- primeiramente estudar o perfil dos moradores da região e
- se eles ou entre eles está o público alvo do negócio.
- Dados sobre faixa etária,
- nível de renda,
- sexo,
- religião e
- por fim a grau de escolaridade
Saiba um pouco mais sobre comércio |
Podem ser utilizados a favor do sucesso das suas futuras vendas e de seus futuros produtos. Você pode encontrar essas informações nas planilhas do IBGE.
Segundo pesquisas, até 75% do total dos seus potenciais clientes são moradores que estão num raio de até 8 quilômetros do seu estabelecimento ou a 10 minutos de automóvel.
Saber se você tem concorrente direto e indireto na região, quem eles são e quantos são também são dados importantes.
Você precisa estuda-los ao ponto de conhecer os pontos fracos e pontos fortes deles.
Entretante se um dos seus concorrentes fechar as portas, tente entender os motivos pelos quais aconteceu, isso pode evitar que você cometa o mesmo erro.
A escolha do imóvel é importantíssima para chamar clientes e realizar vendas.
Considere aspectos:
- primeiramente como tamanho do imóvel, que pode garantir o conforto dos clientes,
- em segundo lugar o valor do aluguel e condições do contrato de aluguel,
- em terceiro lugar a fachada,
- arquitetura,
- estacionamento,
- iluminação,
- limpeza e
- por fim a segurança.
A proximidade de fornecedores de matéria-prima ou outros produtos também deve ser levado em conta.
Não esqueça que hoje em dia ter um estacionamento ou um local para estacionar nas imediações é fator importante para os clientes.
Em suma com o ponto escolhido, basta dar entrada em seu CNPJ e formalizar o seu negócio.