Como abrir uma loja de bolos

Compartilhe nas redes!

Você já pensou em abrir uma loja de bolos? Se empreender é algo que você gosta de fazer ou que você tem vontade, começar esse tipo de negócio pode ser interessante.

Por outro lado, abrir uma empresa não é exatamente algo tão simples, pois há muitas questões que precisam ser observadas para que o processo ocorra corretamente.

Pensando nisso, hoje o EuContador decidiu escrever este artigo explicando tudo de mais importante de saber para quem tem a vontade de abrir uma loja de bolos. Vamos começar?

O mercado de bolos e doces

Primeiramente é importante entender o tamanho do mercado de bolos e doces no Brasil. Por exemplo, você sabia que em 2021 esse mercado movimentou 12 bilhões de reais?

Vale ressaltar que esse mercado inclui bombonieres, confeitarias e fábricas, sendo, portanto, bastante abrangente, indo da indústria até mesmo o comércio direto para o consumidor.

Quanto aos consumidores, uma pesquisa da Unicamp com mais de 40 mil brasileiros mostrou que pelo menos metade das mulheres comiam doces duas vezes por semana.

Outro ponto importante sobre esse mercado, é que o alimento bolo é um dos produtos mais procurados. Em 2019, por exemplo, ele representou 7% dos produtos panificados.

De acordo com essa classificação, o bolo é o 4º produto mais vendido em padarias, perdendo apenas para o inigualável pão francês, pães macios e o pão de queijo.

Guia para abrir uma loja de bolos

Agora que você já compreende o tamanho do mercado de bolos no Brasil, você já deve estar pensando em como montar esse tipo de negócio pode ser lucrativo.

Então, se você quer começar esse tipo de empresa, veja os seguintes pontos.

Plano de negócios

Algo que a maioria dos empreendedores ignora ao começar uma empresa, é o plano de negócios. Eles acreditam que essa etapa não é necessária, mas isso está errado.

Neste documento estão todos os dados mais importantes e fundamentais que vão ser utilizados para abrir uma loja de bolos, incluindo também estratégias e projeção financeira.

De modo geral, o plano de negócios procura mostrar que a empresa em questão é possível de ser iniciada, analisando tanto o mercado quanto a concorrência.

Algumas das questões que o plano de negócios ajuda a responder, são as seguintes:

  • O que é o negócio?
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

Localização

Para abrir uma loja de bolos é necessário escolher um local que seja propício para isso. Tanto no sentido comercial, para atrair pessoas, como no sentido jurídico.

Isso significa que é importante escolher um lugar que deixe a empresa em evidência para as pessoas, que seja bem frequentado e que tenha muita movimentação todos os dias.

Geralmente se opta por centros comerciais. No entanto, dependendo do público-alvo, a loja de bolos também pode ficar em uma zona um pouco mais residencial.

Contudo, independente do lugar escolhido, é importante estar em conformidade com o zoneamento da prefeitura, que deve ser observado para não cometer infrações.

Estrutura do ambiente

Para abrir uma loja de bolos você precisará que a localização também ofereça um ambiente propício com toda a estrutura necessária. Veja o que será necessário:

  • Balcão de atendimento aos pedidos usado para exposição dos bolos;
  • Serviço de caixa, onde podem ser vendidos itens menores como bombons;
  • Salão com mesas para acomodação dos clientes;
  • Espaço climatizado para expor os bolos e outros produtos;
  • Cozinha com um pequeno depósito em anexo;
  • Banheiros para clientes e funcionários;
  • Pequeno escritório.

Equipamentos

Para abrir uma loja de bolos você também precisará ter equipamentos. Veja essa lista abaixo:

  • Microcomputador completo com impressora;
  • Telefone;
  • Impressora de cupom fiscal;
  • Mesas, cadeiras e armários de acordo com as dimensões das instalações;
  • Gaveteiro para guardar dinheiro, cheques e tickets de cartões de débito e crédito;
  • Equipamento para recebimento através de cartões de débito e crédito;
  • Estantes, prateleiras e vitrines para exposição dos produtos;
  • Balcão de atendimento;
  • Itens para cozinha industrial, como fogões, fornos, geladeiras, panelas e etc;
  • Freezer vertical e horizontal;
  • Balcão refrigerador com expositor;
  • Balcão estufa com expositor;
  • Objetos de escritório.

Uma dica para ter sucesso é também investir em uma decoração leve, que traga conforto e faça do ambiente propício para consumir bolos e doces.

Quanto custa abrir uma loja de bolos?

Essa é uma questão um pouco difícil de ser respondida, já que lojas de bolo podem existir em diferentes formatos, com diferentes estruturas e com diferentes públicos-alvo.

Inclusive, há pessoas que começam o seu negócio de bolos dentro da sua própria casa, sendo que o seu único gasto ou custo é com a aquisição de produtos.

Por outro lado, quem quer instalar um ponto físico para atender pessoas de forma profissional, pode ter que desembolsar algo em torno de 100 mil reais.

Esse valor é considerando todos os equipamentos e objetos necessários, mais algum capital de giro para começar o negócio. No entanto, tudo depende do planejamento.

Considere ainda que, uma vez que a loja de bolos esteja aberta, o empreendedor terá também gastos mensais fixos, tais como aluguel, água, eletricidade, impostos e etc.

Uma outra alternativa para se abrir uma loja de bolos, é investir em uma franquia desse segmento. O investimento, no fim, pode ser parecido ou até mesmo maior.

Isso porque, no caso da franquia, você terá que pagar o valor da taxa de franquia, da implantação e do estoque inicial. Considere gastos fixos mensais com royalties também.

Preciso de contador para abrir uma loja de bolos?

A resposta é sim. Na realidade, o contador não é necessário apenas para abrir uma loja de bolos e obter documentos como o CNPJ, mas também para manter a empresa funcionando de forma regular.

Muitos pensam que o contador é apenas um intermediário entre o governo e o empresário, mas isso não é verdade. Uma contabilidade bem-feita tem alto valor estratégico.

Os dados da contabilidade são essenciais para empresas que buscam fazer tomadas de decisão mais maduras e com maior chance de gerarem bons resultados.

Por fim, se você pensa em abrir uma loja de bolos, fale com o EuContador, ajudaremos você durante todo o processo de abertura e tudo que vier depois também.

Classifique nosso post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn
Veja também

Posts Relacionados

Simples Nacional para engenheiros

Simples Nacional para engenheiros

Como funciona o Simples Nacional para engenheiros? Será que este é o melhor regime tributário para engenheiros que possuem ou pretendem abrir um CNPJ? Em

Recomendado só para você
Abrir um restaurante mexicano pode ser o sonho de muitas…
Cresta Posts Box by CP